Ir ao conteúdo

AsRock B450M Steel Legend, sobre a dissipação no VRM

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em comprar uma AsRock B450M Steel Legend, mas li que a dissipação no VRM dela não é das melhores. Sabem mmme dizes se isso procede? E outra, estou querendo usar um Ryzen5 3400g nela, com overclock de 3,7GHz para 4,0 GHz, será que ela aguenta? Me ajudem ai

• Moderador
Postado

@JoãoGlanzmann Eu tenho essa mesma placa, usando com Ryzen 5 2600 em stock. Para eu, ela está sendo perfeita na dissipação, não esquenta nada quase. O processador fica bem estável apenas com o cooler box. Poderia até arriscar um leve overlock, usando o cooler box na ventilação.

Quanto ao processador que você quer colocar, vai ter que fazer uma atualização de bios provavelmente. Sobre o OC, bem aí você teria que fazer e testar. Mas acredito que aguenta bem um OC, mas não exagere.  

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@JoãoGlanzmann Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Então colega, o que ocorre é o seguinte, o VRM desta placa utiliza um esquema de 4+2 fases, onde 4 são utilizadas para alimentar o Rail do V-core(núcleos e threads do CPU) e 2 para o V-SoC(controlador de memória, APU, FBCLK, controlador PCIe, etc).

Neste caso esta placa possui 2 variantes, uma onde utiliza mosfets da SinoPower Semiconductor e uma da NikoS Semiconductor.

Neste caso a mais comum é a dos SinoPower, que faz a utilização dos SM4337(x1 de alta) e SM4336(x2 de baixa) onde em uma carga de 60 - 75 amper (corrente mais comum de ser exigida de um Ryzen 5 em stock até em overclock) podemos ver que ele dissiparia algo entre 7W ~ 9,73W o que com este dissipador consegue dar conta tranquilamente, agora, um cenário onde é utilizado um Ryzen 7 3700X/3800X em um OC mais pesadinho, ou um 3900X em stock ou até um 2700X em Stock, o VRM dissipadria mais de 15W que para vocÊ ter uma ideia é mais energia dissipada em forma de calor do que o Chipset X570 dissipada e ele possui um FAN para ajudar a dissipar este calor.

• Curtir 1
Postado

@Saco de Lixo entendi amigo. Não vou fazer um OC no limite do processador, talvez algo perto dos 4.1 MHz. Vi um dideo em um teste de stress do processador com essa placa, o cara usou um R7 2700x se não me engano com um OC que o deixou equivalente a um R9. No video ele falou que essa placa não foi cinstruida para suportar o R9 porque quando foi criada esse processador ainda não tinha sido lançado, então a placa não aguentou mesmo. Mas todos os outros processadores testados ela deu conta, então creio que deva me atender! Muito obrigado pela ajuda

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...