Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de desempenho Ryzen 5 3600 - quebra de pino


Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Boa noite, galera.

Bom, minha placa-mãe acabou morrendo com pouco menos de um ano de uso, mas, como ainda estava na garantia, consegui acioná-la e trocar. Mas é o seguinte, creio que quando retirei o processador da mobo antiga, acabei entortando alguns pinos das laterais, pois o cooler saiu junto, mesmo com a trava abaixada. 

Agora faz alguns dias que recebi a nova mobo (mesmo modelo), mas não estava conseguindo ligar o computador. Hoje, percebi que, de fato, tinha uns 5 a 7 pinos tortos. Ajeitei a maioria, porém um - o mais torto - acabou ficando bem mole e quebrou. Após algumas tentativas de encaixar o processador na mobo nova, eu consegui e o computador ligou. O problema vem agora: apesar de gerar vídeo e poder acessar a bios, ele está demorando muuuuito pra chegar na tela do windows, sendo que dela eu não passei (tinha que mudar a chave pin, mas ele trava e retorna para aquela tela de descanso padrão do windows 10 ou simplesmente fica na tela preta como se não tivesse dando vídeo). Isso é problema do processador mesmo? Terei que comprar outro? Ele é um Ryzen 5 3600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui chegar na área de trabalho após muito esforço. Apesar de estar um pouco lento, consigo manusear. Vou fazer uns testes com jogos e no uso diário, vai que o problema está no Windows. Até porque eu não consegui entrar na minha conta. Eu recebo um avisando dizendo que não conseguiu entrar na minha conta e devo sair, mas volta pra mesma quando saio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Se realizou a troca da placa-mãe, precisa verificar se os drivers estão corretos. 
 

o Windows 10 desbloqueado por PIN conta MS é bem chatinho quando troca de hardware. 

Qual pino está torto/quebrado?

 

podemos olhar no diagrama do AM4 e ver se a pinagem é GND ou algum setor lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto muuito obrigado! o pino que quebrou foi um da ponta superior direita (um dos 3 na extremidade). Além do clock oscilar muito - de 400 a 2000MHz pelo ryzen master - tem algo de errado com os drivers mesmo, porque o teclado não funciona (aparece que não está sendo reconhecido. A placa-mãe era uma biostar b450gt3 e foi trocada por uma igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 minutos atrás, Pedro Moreira de Souza disse:

@Mr. Caio Augusto muuito obrigado! o pino que quebrou foi um da ponta superior direita (um dos 3 na extremidade). Além do clock oscilar muito - de 400 a 2000MHz pelo ryzen master - tem algo de errado com os drivers mesmo, porque o teclado não funciona (aparece que não está sendo reconhecido. A placa-mãe era uma biostar b450gt3 e foi trocada por uma igual.

 

Pedro, o clock pode oscilar sim, não há problemas com isso. Faça um stress test com o AIDA e veja se ele está chegando ao clock base e máximo.

 

Estou anexando o Pinout do AM4. Veja certinho qual o pino que quebrou.

AM4 Pinout Diagram.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto@Mr. Caio Augusto poderia me falar como faço esse teste? Outra coisa: se estou vendo bem e os espaços pretos são lugares onde não há pino, o que quebrou foi o AK1, AL2 ou AM3. Uma outra coisa que está acontecendo é que não estou conseguindo acessar minha conta do windows, com meu papel de parede, meus programas baixados (só tem alguns). No início, aparecia um aviso dizendo para sair, para entrar em minha conta porque nenhuma alteração seria salva, algo assim. E de fato, minhas contas não estão sendo salvas no navegador depois que eu desligo. Devo formatar o ssd, onde fica o SO? Vou reinstalar os drivers de Chipset, Lan onboard, audio onboard e atualizar a bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Pedro Moreira de Souza

 

Vamos por partes, resolver um problema primeiro para depois o outro ok?

 

Pelo diagrama, os que estão em preto são espaços vagos e em verde são GND (estes não influenciam), porém existe dois lugares que você disse que quebrou e estes são justos controles de clock. Então fatalmente existe um problema físico em seu processador. 

 

Baixe o software AIDA64 e faça um stress test do sistema e acompanhe o clock dele. o 3600 vai até 4.2GHz

 

 

Quanto ao seu problema de Windows, Já reiniciou o computador (não é desligar)? Quanto a problemas de senha infelizmente não podemos ajudar a realizar a quebra da mesma ok? Você pode entrar em modo de segurança e depois ir em executar e digitar TEMP (entrar na pasta e apagar tudo) e depois %TEMP% (entrar na pasta e apagar tudo). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto

Eu mencionei lugares de possível quebra, mas acredito que tenha quebrado ou o AK1 ou o AM3, não tenho certeza de qual e tenho medo de tirar o processador agora. Tive um certo problema para colocar, pois tinham alguns pinos um pouco tortos lá para o AM37, AL38 e AK39. Isso tudo aconteceu, porque quando fui retirar o cooler, o processador saiu junto.

Olha, fiz o stress por 3min. A temperatura bateu ~95°C e o clock não passou de 3.7GHz.

A senha eu consegui tirar, já tenho acesso à área de trabalho. O problema é que não é a minha antiga área de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sempre que precisar retirar o processador AM4, você deve fazer stress test por uns 10 minutos para a pasta térmica ficar maleável a ponto de conseguir tirar, e sempre com um movimento de girar e nunca puxar pra cima.

 

O clock esta normal, mas como esta a 95 é bem provável que sofreu thermal throttling e por isso não foi ao bost do processador. Unico jeito de saber é retirando o processador e depois testes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Pedro Moreira de Souza

 

Verificar certinho quais pinos sofreram danos. 

 

Testes de estabilidade, Teste de memoria RAM (se estão ativando dual) Teste de linha dos slots PCI e outros... Não tem como saber exatamente as limitações que o processador terá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...