Ir ao conteúdo

Cabo Splitter para gabinete e gabinete de boa qualidade?

Ir à solução Resolvido por Ricardo Oliveira Almeida,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal estou montando uma config e quero saber se esse gabinete é de bom custo x beneficio, e se ele não é uma estufa : 
https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-pichau-lark-vidro-temp-preto-pg-lk-01 - SE POSSIVEL INIDIQUEM OUTROS GABINETES BARATOS E SE ESSE É BOM

Minha placa-mãe é : https://www.kabum.com.br/produto/98076/placa-m-e-gigabyte-b450m-ds3h-amd-am4-matx-ddr4

E ela só tem entrada uma entrada para fans (SYS_FAN 1) e a outra pra CPU_FAN e como estou vendo de colocar 4 fans inicialmente (previsão de por 6 no total: 5x120mm e 1x140mm) nesse gabinete vou precisar de um cabo splitter PWM para isso, mas não conheço um de boa qualidade poderiam indicar??

E se possível indiquem fans boas com bom custo x beneficio pra por nesse casemod

NÃO LIGO PRA RGB NEM CORZINHA, APENAS CUSTO X BENEFICIO

Postado

Se for PWM mesmo, recomendo um splitter que ligue 2 pinos na placa-mãe (tacômetro e PWM) e puxe a energia (12v e neutro) diretamente da fonte, pois a quantidade de corrente que pode puxar em cada entrada é limitada, se forçar pode queima-la.

Ainda mais que em muitas placas o SYS_FAN, embora tenha 4 pinos, só funciona igual um de 3, e o controle é feito por tensão. É muito inferior e você vai jogar dinheiro no lixo se comprar fans PWM pra ligar nele. Então costuma ser necessário ligar tudo no CPU_FAN mesmo. Você pode olhar quanto de corrente cada um puxa, mas com essa quantidade de fans que você quer vai ficar pesado pra entrada, é melhor esse splitter.

Fans eu peguei um kit Deepcool RF120 com 5, era o que tinha PWM mais em conta. Infelizmente tive que pagar pelo RGB, que não quero, e ficar guardando o monte de cabo que vem para isso. Em idle o PC fica inaudível, em uso pesado abaixou em torno de 6 graus em relação a fans genéricos. Também suja bem menos.

Gabinete peguei o Wheel Jack, é todo de vidro, mas foi bem barato, e tem filtros de poeira em todas as entradas. Em geral ele é muito bom e as temperaturas são ótimas.

A6V8S200619h8XY9.jpg

• Solução
Postado

@Vinibiiel Mandei uma foto ilustrativa. Existem HUBs com mais saídas, ou então você pode ligar um HUB no outro sem problemas. Lembrando que apenas o fan ligado na porta 1 irá mandar o sinal de rotação para a placa-mãe, e todos eles recebem o PWM informando a velocidade que deve rodar (e a energia, 12 volts, vem da fonte).

O problema do SYS_FAN é que existe grande chance de não ter PWM nele (mesmo o conector sendo 4 pinos), o controle de rotação vai ser muito inferior, e você poderia comprar fans de 3 pinos, muito mais baratos. Caso tiver PWM nele pode usar, sem problemas. O CPU_FAN é certeza que tem.

Não, esse do link é diferente. Ele vai funcionar, mas vai puxar toda a energia da placa-mãe, o que pode sobrecarregar o conector e queima-lo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1546418055-hub-multi-fan-cooler-10x-4-pinos-controle-pwm-cpu-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1381600651-1-cabo-multi-fan-p-5-fans-pwm-adaptador-hub-splitter-molex-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1507852693-cabo-splitter-pwm-fan-cooler-placa-me-ate-3-fans-ak-cb002-_JM

Esses dos links acima dão certo, não posso opinar sobre a qualidade. Com eles você pode ligar vários fans no mesmo conector, sem riscos. Note que eles tem duas entradas: um conector de 2 pinos para a placa-mãe, e um conector SATA/Molex para 12v e neutro.

EDIT: o kit de fans RF120 com 5 unidades já vem com um 2 hubs simples, de 4 saídas cada. Você pode comprar um desses hubs que liga na fonte, com poucas saídas, e ligar os outros fans com os hubs inclusos no kit.

Um esquema mostrando como pode combinar os HUBs também.

obradearte.png

Postado

Olá.

Sobre o cabo splitter eu usava um da Akasa Flexa FP5 que suporta até 5 fans, inclusive estou vendendo ele no ML caso tenha interesse podemos negociar.

Aqui o link

Como o teu caso, minha placa-mãe só tinha 1 CPU_FAN e 1 SYS_FAN então eu conectava o cooler do processador na CPU_FAN e o cabo splitter na SYS_FAN. Esse cabo alimenta os fans pelo molex da fonte (como o @Ricardo Oliveira Almeidatinha dito). Dessa forma não tem problema de sobrecarga no conector da placa-mãe. O SYS_FAN serve apenas para enviar o sinal de PWM para os fans instalados

• Amei 1
Postado

@guidadall eu estava apenas me informando pois nem peguei o gabinete ainda, muito menos montei o setup completo falta o cpu e o gpu, mas muito obrigado pela dica de cabo, se quando eu montar(daqui uns 3 meses) estiver disponivel ainda eu compraria o seu

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado
Em 05/11/2020 às 18:26, Ricardo Oliveira Almeida disse:

Ainda mais que em muitas placas o SYS_FAN, embora tenha 4 pinos, só funciona igual um de 3, e o controle é feito por tensão

Sabe me dizer se eu ligar dois fans PWM no SYS_FAN(voltage control) com esse adaptador Akasa PWM splitter vou conseguir controlar a RPM deles?

Sei que se for aqueles splitter com conexão(sata/molex) pra fonte em SYS_FAN sem PWM não funciona o controle de rotação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...