Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador só está usando 50% da memória RAM

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Boa noite. 

Acabei de notar que meu PC reconhece toda a memória ram 16gb, mas informa que só 7,93gb são utilizáveis. 

Vi em vários fórums a recomendação de inverter as memórias, mas não resolveu pra mim. 

Recomendação de clear CMOS, mas também não resolveu (recebi a placa-mãe hj e já deu o problema de cara) . 

Não acredito que seja defeito, já que o Windows deixa bem claro que tem/reconhece os 16gb (são 2x8),mas que só 7,93 são utilizáveis. 

Tem algo que eu ainda possa mexer?? 

A mobo nova é b450m Steel Legend. 

O resto do kit eu mantive. 

• Membro VIP
Postado

Caro usuário,

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo do mesmo.

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Postado

@GabrielLV

Asrock b450m steel legend

2x8 Team Group T-force vulkan 

Ryzen 5 2600

RX5700XT

CX550

Windows 10 pro 20H2.

Atualizei pro H2 ontem, pois estava desligado há meses, mas não cheguei a olhar antes da atualização se estava usando a memoria direitinho.

Postado

@Frib 2K4 Ainda não encontrei essa opção na BIOS, é a primeira vez que uso AsRock e ainda não me entendi com ela.

Mas acho difícil estar compartilhando 8Gb, acho que placa nenhuma permite tudo isso.

Como uso vídeo externo, deveria desativar o compartilhamento automaticamente ou pelo menos usar o mínimo possível.

Mas notei que tanto na BIOS quanto no Windows os 16gb são reconhecidos, mas o Windows só quer usar metade.

Sim, o Windows é original.

• Membro VIP
Postado

Vá na área de trabalho > botão direito > Configurações de exibição > Desça a página e clique em "Configurações avançadas da tela > Exibir propriedades do adaptador de vídeo do Monitor > Tire uma print e poste aqui

Postado

@GabrielLV Não consigo chegar lá.

Eu vou até aqui: Vá na área de trabalho > botão direito > Configurações de exibição > Desça a página e clique em "Configurações avançadas da tela >

Na parte Exibir propriedades do adaptador de vídeo do Monitor >  eu clico e ele não faz nada.

• Membro VIP
Postado

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

2- (Faça o procedimento 2 SOMENTE se o procedimento 1 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 3).

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter

bNrNBJb.png

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando

sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows

(atente-se aos espaços antes de cada / e \)

Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.

3- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:

DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth

(atente-se aos espaços antes de cada / )

--------

Após isso veja se consegue tanto acessar a opção de propriedades do monitor quanto se o problema da memória RAM eprsiste.

Postado

@GabrielLV Estão faltando os procedimentos... só tem até o 3.

No 2 ele encontrou erros mas conseguiu corrigir. depois disso reiniciei e continua com o problema.

Vou tentar o 3 agora.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, FMattos disse:

@GabrielLV Estão faltando os procedimentos... só tem até o 3.

No 2 ele encontrou erros mas conseguiu corrigir. depois disso reiniciei e continua com o problema.

Vou tentar o 3 agora.

Estão corretos, apenas esqueci de editar os números (pressione F5 para visualizar agora).

Postado

@GabrielLV Resolveu só o problema das propriedades, da memoria não.

adaptador.PNG.3c0069e123c6f574d3b875af221ed797.PNG

EDIT: Aparentemente, está dedicando parte da memória sim, apesar de (no meu entendimento) os valores não baterem.

Eu preciso ajustar isso na BIOS? porque se for eu to ferrado, já rodei aquilo varias vezes e não achei nada do tipo.

Saudades MSI, eu achava tudo tão fácil...   :(

• Membro VIP
  • Solução
Postado

image.png

Temos 8GB de VRAM (memória de vídeo dedicada) da sua placa de vídeo + 4GB de memória RAM compartilhada (isso é, memória que será utilizada somente no caso de faltar VRAM), por tanto descartando a possibilidade de ser 8GB de memória RAM compartilhada.

Verifique no BIOS se os 16GB de memória RAM estão sendo corretamente conhecidos. Se não estiverem, isso indica um problema de hardware.

Se não estiver:

Limpe seus módulos de memória RAM com isopropanol, limpa contato ou borracha branca nos contatos dourados (se utilizar uma borracha, passe um pincel seco para retirar os vestígios de borracha). Utilize um módulo de memória RAM por vez na sua placa-mãe, além de conecta-los em slots diferentes e veja se a quantidade é corretamente reconhecida ao utilizar um módulo por vez.

Sua placa-mãe possui 4 slots de memória RAM, então faça combinações diferentes, utilize o módulo A no slot 1, depois 2, 3 e 4, veja se ele é corretamente reconhecido em todos eles. Faça o mesmo com o módulo B.

Caso todos os módulos sejam corretamente reconhecidos ao utiliza-los um por vez, então utilize os dois em slots diferentes, como por exemplo 1+2, 1+3, 1+4 e etc., sempre invertendo a posição dos módulos de memória.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Então, na BIOS sempre reconheceu os 16GB, assim como no Windows.

Eu tirei de A1,B1 e passei para A2,B2 e agora consigo usar os 16Gb.

Agora fiquei sem saber se havia problema em algum dos slots "1". Vou fazer testes ao longo do fds.

Bem estranho se for problema dos slots, já que apesar de não usar tudo, eles reconhecem as duas memorias...

• Membro VIP
Postado

Ótimo 👍

Recomendo que compre um limpa contato e borrife nos slots problemáticos (com o pc desligado), espere de 15 a 30 minutos para secar, após isso conecte-as ali novamente e veja se o problema persiste. Se persistir e a peça ainda estiver na garantia, faça o RMA.

Postado

@GabrielLV Muito obrigado pela atenção e toda a ajuda!

Eu já estava desesperado achando que teria que devolver a placa e ficar mais tempo sem PC.

A solução foi trocar as memorias para A2 B2. Ainda não cheguei a tentar "consertar" os slots 1 com limpa contato, mas já salvou a placa e minha jogatina, já que não pretendo colocar mais memória e não dependo dos slots extra.

novamente, muito obrigado!!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...