Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Placa-mãe: ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR 
CPU: INTEL CORE i5-9400F @ 2.90GHz
Cooler: Intel padrão
Memória RAM: HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16
Fonte: EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR
Discos: SSD SATA 240GB KINGSTON (SISTEMA), [DISCO SATA 699GB, DISCO SARA 466GB, DISCO SATA 149GB discos antigos mas funcionam perfeitamente]
VGA: NVIDIA GeForce GTX 1660 GALAXY, 6BG
Monitor Aliaenware AW2518HF
Mouse Razer DEATHADDER ESSENTIAL
Teclado LOGITEC G512 SE

Rede elétrica aterrada: Não

Sistema operacional: WINDOWS 10 64bit
Drivers: Todos instalados, baixados dos sites dos fabricantes
Versão BIOS: 2811 (05/27/2020)

Problema: Montei essa máquina no começo do ano. Depois de um mês de uso sem nenhum problema me ausentei por 4 meses em que o PC ficou parado (devido a pandemia). Ao retornar, instalei alguns HDS SATA antigos que eu tinha guardado, e logo no primeiro uso surgiu o problema recorrente de tela azul, independente do que estivesse fazendo. Muitas das vezes nem chegava a aparecer a tela azul, a tela simplesmente congela e também trava o áudio, deixando um ruído estridente até que o PC seja reiniciado. 
Em algumas ocasiões o botão reset não funciona e é preciso forçar o desligamento. Em outras ocasiões o PC fica em um loop de desligar e ligar, isso acontece num curto intervalo de tempo (a bios nem chega ser iniciada).
IMPORTANTE: Em duas ocasiões em que eu navegava pela interface da bios o PC também travou, por isso descarto problema no SSD.
Erros da tela azul: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL; MEMORY_MANAGEMEN... (entre outros que não me recordo, mas os citados são os mais frequentes)

O que eu já fiz: 
- Reinstalei o Windows várias vezes, e em HDs diferentes;
- Removi os HDS antigos;
- Removi todas as conexões com o gabinete (deixei só o power);
- Troquei a memória Ram de slot (várias vezes);
- Executei o software de análise de memória do windows 3 vezes. Na primeira vez travou, nas 2 outras não foi encontrado nenhum erro;
- Executei um softare de análise de disco no SSD, nenhum erro foi encontrado;
- Deixei o monitor de temperatura ativo, para checar a temperatura na hora do travamento e estava tudo certo. Nunca existiu superaquecimento.
- Levei a uma assistência em que o PC foi remontado, a pasta térmica foi trocada e placa-mãe, memória e processador foram testados com outra placa de vídeo. A placa de vídeo também foi testada em outra máquina (por 14 horas sem apresentar nenhum problema foi idetificado)

Pois bem, após chegar da assistência pensei que o problema estivesse resolvido (talvez algum mal contato em alguma coisa). De fato funcionou bem por um dia e meio, mas depois os problemas voltaram.
Talvez por uma infeliz coincidência o problema não se manifestou na assistência, ou a remontagem pode ter interferido para que ele não aparecesse no momento. 
Todas as peças possuem garantia, então meu único objetivo é isolar o problema. 

OBS 1: O cabo de força que uso ganhei em uma loja, e não possui pino central, foi removido (não sei se isso pode interferir).
OBS 2: Nesse meio tempo em que o PC ficou parado me mudei de apartamento. Seria um problema na rede elétrica? Acho que não. Antes dessa assistência havia levado o PC a casa de um amigo e os problemas eram os mesmos (usamos o cabo de força dele)

• Moderador
Postado

@Lucas Guarnieri Marteli 

Iremos fazer um diagnóstico mais detalhado na memória RAM para verificarmos se não existem defeitos físicos nela, para isso, é necessário que você tenha um pendrive com no mínimo 1GB de espaço (faça um backup dos dados desse pendrive pois tudo nele será apagado após instalar o software de diagnóstico nele).

Vá em Iniciar > Escreva "PowerShell" (sem aspas) e tecle Enter > No powershell, digite o comando "get-disk" (sem aspas) e tecle Enter > Em "Partition Style", veja se o seu disco esta em particionado em MBR ou GPT.

Pk3K2xz.png

Instalação do software:

- Se o "Partition Style" do disco estiver em MBR:

Você deverá baixar este software:

http://memtest.org/download/5.31b/memtest86+-5.31b.usb.installer.zip

SKRFzXX.png

- Se o "Partition Style" do disco estiver em GPT:

você deverá então baixar esse software:

https://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

9FzcQMg.png

Após os procedimentos acima e instalar o software no pendrive, você deverá dar boot (inicia-lo) a partir de uma mudança no SETUP (configurações do BIOS/UEFI).

Se não souber como, veja este vídeo:

OBS: NÃO IREMOS formatar o computador, o procedimento apenas é parecido para iniciar o computador pelo pendrive.

Se você iniciou o Memtest86+ (caso seu disco esteja em MBR), basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.

zHqE8NF.png

Se você iniciou o Memtest86 (caso seu disco esteja em GPT), após inicia-lo, você deverá apertar a tecla S para iniciar o teste e então basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.

WvawBzf.png

• Moderador
Postado

Estranho... Se você tiver mais de um módulo de memória RAM, remova um deles e tente repetir o teste. Se persistir, remova outro, teste novamente, e assim por diante.

Postado

@GabrielLV Mais um teste cheio de erros com o software que você indicou

Link para o vídeo do teste: https://drive.google.com/file/d/1goKU8BGItoTjVt34kJiU7BTfmQQrB56F/view?usp=sharing
Ao final do teste o PC estava travado. O teclado não respondia

Isso indica que o problema está na memória ram, ou pode ser algum outro componente? 

IMG_20201111_130140032.jpg

• Moderador
Postado

Isso indica defeitos físicos na memória RAM, nada pode ser feito a não ser substituí-la.

PS: Só de curiosidade, o aviso emitido pelo software indica que o teste teve que ser suspenso pois existem MUITOS defeitos na memória.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Acabei de entrar em contato com a fabricante da memória, Hyperx, e o atendente me confirmou que após o erro nesse software que você indicou, o mais provável é que seja um defeito físico na memória mesmo. 

Agora vou preencher o formulário de garantia, enviar o componente até eles e em breve retorno com a confirmação/solução do problema.

Obrigado pela atenção!

• Curtir 1
  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...