Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Vamos dar mais um passo na aprendizagem e colocar o Peppermint 10 Respin 64 bits no meu Netbook Asus EeePC 1201T.

Havíamos pesquisado antes se tinha alguma particularidade em colocar duas distros ou mais no mesmo HD.

Descobrimos que tem que ter uma partição para cada, e que deve-se indicar a partição pro programa instalador, senão dará problemas no Manjaro:

https://manjariando.com.br/2018/11/14/dual-boot-com-o-manjaro/

Após criarmos uma partição (/dev/sda3), no HD onde já está instalado o Manjaro, iniciamos o Peppermint via pendrive e fomos para a instalação.

Mas nos vimos com dúvida pois na tela  'Tipo de Instalação',   escolhemos  'Opção Avançada'

E nessa Tela escolhemos instalar o 'carregador de inicialização'  do Peppermint na    /dev/sda3    como aconselha o link citado acima.

Mas daí surgem exigências ao clicar em 'Instalar agora'.

1a. Escolher o sistema de arquivos Raiz: cliquei sobre a partição e fui em alterar partição.

Daí abre uma pequena janela, e na opção   'usar como'   escolhi   "journaling" ext4.

2a. Surge a 2a. exigência, que é o motivo desse post.   Qual ponto de montagem?   /  ,  /boot,   /home,  /tmp,   /usr,   /var,   /srv,  /opt  ou  /usr/local ?

Parei a instalação  e  aguardo  instruções.

Vida Longa e Próspera

Paulo.

Screenshot_2020-11-08_20-36-11.png

Postado

@Marcos FRM Obrigado.

No caso, este "/" será dentro da "/dev/sda3", confere?.

Tô certo em escolher "journaling/ext4" ?    Fui no "ext4" porque é o mesmo do Manjaro.

Vida Longa e Próspera.

Paulo.

Postado

@Marcos FRM Oi.

Caso você ou alguém pudessem me ajudar pois ocorreram erros no fim da instalação.

- Erro ao instalar grub-common - "end of file on stdin at confile prompt",    cliquei em ok.

Apereceu a mensagem para reiniciar o netbook depois apareceu a mensagem abaixo em outra janela:

- Erro ao instalar grub-pc-bin - "dependencyproblems - leaving unconfigured",  cliquei em ok.

Enquanto o netbook reiniciava, eu tirei o pendrive.

Mas  o  netbook  só  "chamou"  o Manjaro.  A  partição está lá, aparecendo como um dispositivo removível:

1885288005_Capturadetela_2020-11-09_21-44-42.thumb.png.1e7fa6258a3de969b4b03d8abe760a57.png

20863221_Capturadetela_2020-11-09_21-46-41.thumb.png.625fc788ad4704a5e8258e710e3b73c9.png

Tentei  um  comando  para ver se forçava  o boot  pela partição  do peppermint, usando um terminal no Manjaro.

Mas  não  deu  certo.

1322974619_Capturadetela_2020-11-09_20-08-23.thumb.png.bdb9d215ff451efa4a7e45a0240c6e55.png

Alguém pra ajudar?

Vida Longa e Próspera.

Paulo.

• Membro VIP
Postado

Naquela opção "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização" coloque "/dev/sda" (sem o número*). O GRUB do Peppermint substituirá o do Manjaro, mas é para adicionar uma entrada no menu para ele.

* GRUB falha ao ser instalado em partições pois usa lista de blocos nesse caso, que não são confiáveis.

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM

Em 11/11/2020 às 16:19, Marcos FRM disse:

Naquela opção "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização" coloque "/dev/sda" (sem o número*). O GRUB do Peppermint substituirá o do Manjaro, mas é para adicionar uma entrada no menu para ele.

* GRUB falha ao ser instalado em partições pois usa lista de blocos nesse caso, que não são confiáveis.

Oi !!

valeu pela resposta !!

Eu não cheguei a testar  tua  solução  pois  havia  feito outro procedimento, que deu certo,  antes de tua postagem.

Então prá não mexer,   fico  agradecido  demais por tua ajuda,  mas não vou seguir pelo caminho sugerido.

Fiquei fuçando na internet, a procura de dual boot   só com Linux.

E achei um procedimento  com  vídeo  explicando,  neste  site:  https://averagelinuxuser.com/dual-boot-arch-linux-with-linux/

Como o manjaro é "baseado" no Arch-Linux, assisti, fiz e funcionou !!!

O Dual boot  ficou sendo gerenciado pelo Manjaro.

Agora, por curiosidade, como faria para por o Manjaro no dual boot pelo Grub do Peppermint?

Caso segui-se tua recomendação:  "...O GRUB do Peppermint substituirá o do Manjaro, mas é para adicionar uma entrada no menu para ele." ?

Vida longa e próspera.

Paulo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...