Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Olá.

No meu PC desktop atual eu tenho 2 armazenamentos, um SSD de 240 GB (que pra mim é pouco) e um HD de 500 GB (que pra mim é lento para jogos). Eu tava querendo vender esses dois armazenamentos e comprar um SSD logo de 1 TB, eu não gosto de ter vários armazenamentos no PC.

Eu estava pensando em comprar um SSD M.2 NVMe unicamente e exclusivamente porque ele vai direto na placa-mãe e não precisa de cabos. Eu odeio cabos e acho que assim fica mais fácil para limpar.

Como eu não tenho experiência com esse tipo de SSD, gostaria de perguntar: esse SSD M.2 NVMe tem boa durabilidade? Vocês acham que vale a pena trocar o meu SATA pelo NVMe?

Se vale a pena, quais marcas vocês me recomendariam? Eu estava pensando em comprar da Sandisk, Corsair ou da Kingston.

Muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

São ótimas perguntas, vou testar respondê-las baseado em artigos e por experiência própria.

1. SSD M.2 NVMe tem boa durabilidade?

Antes de tudo, todo componente elétrico tem a sua vida útil. Mas sim, a durabilidade é incrível (dependendo da marca/modelo, do chip, da temperatura), muita gente acha que não por não ser um componente muito "parrudo" como um HD, mas não se engane, mesmo usando em extremo leitura e escrita de dados, todos os blocos de informações do SSD são capazes de operar por mais de 8.192 dias, mais de 22 anos. Mas existe um cálculo que é possível ser feito, a grosso modo. Vamos pegar um fabricante X que garante 3 mil ciclos de gravação, o que é variável de modelo para modelo, vamos supor que o modelo seja de 1TB, então temos: 3.000 (ciclos) vezes 1.000 (GB de armazenamento), dá 3.000.000. Vamos supor também que a quantidade de dados gravados em um período de um ano seja de 2TB/ano, e vamos estipular um fator SSD alto de 5, fator SSD especifica a taxa de quantidade real de dados se comparado com os dados gravados, por fim temos: 5 (fator SSD) vezes 2000 (GB/ano, estimado), dá 10.000. Agora vamos dividir o cálculo 1 (ciclos de gravação x capacidade) pelo cálculo 2 (fator SSD x dados gravados por ano), então temos o resultado:

3.000 x 1.000 / 5 x 2.000

3.000.000 / 10.000 = 300

A estimativa é de 300 anos de vida útil.

2. Vocês acham que vale a pena trocar o meu SATA pelo NVMe?

Se você for um usuário comum que usa SSD para ter velocidade no carregamento das coisas, tempo de boot, não verá diferença alguma de um SSD SATA para um NVMe, apenas em aplicações pesadas o resultado se mostraria de fato.

3. Se vale a pena, quais marcas vocês me recomendariam? Eu estava pensando em comprar da Sandisk, Corsair ou da Kingston.

Há várias marcas boas, Corsair, XPG, Samsung são minhas favoritas que eu já testei, mas todas as outras também são boas marcas.

• Curtir 1
Postado

o ideal  e que você coloque o sistema no nvme por ser mais rápido mas nao recomendo usar um armazenamento só 

sugiro pegar um nvme de no máximo 500gb e um ssd sata de 500gb assim fica mais difícil perder dados e pode manter o hd para backup

• Membro VIP
Postado

Como o @Ornitotheus falou, para a sua aplicação atual, outro SSD normal ja traria o desempenho que precisa. Mas um NVMe seria ótimo até mesmo para migrar o seu SO. Atualmente a diferença de desempenho entre um SSD SATA e um NVMe é apenas visível em aplicações de alto volume de dados, mas em alguns anos quem sabe essa diferença possa fazer algum efeito mais visível.

Quanto à lenda da durabilidade, apesar de um SSD provavelmente não viver 30 anos como um HD, quem raios tem um HD com mais de 10 anos ainda em uso? O seu SSD vai acabar sendo substituído por obsolescência muito antes de chegar no final da vida.

Postado

Eu vou analisar os preços nessa black friday para ver se compensa.

Se eu fosse comprar um SSD M.2 seria o desse link. A velocidade desse SSD de fato não vai me fazer diferença, a velocidade do SSD atual que é SATA já basta pra mim.

Sendo mais racional, acho que a melhor alternativa pro meu caso é continuar com o SSD de 240 GB, vender o HD e comprar de 480 GB, ficaria mais barato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!