Ir ao conteúdo

Asus Prime A320M-K não liga após tirar o cabo da tomada no dia anterior

Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo beleza? Espero que sim!

O meu problema acontece quando vou dormir, desconecto tudo da tomada, ai no dia seguinte quando religo, a placa não dá nenhum sinal de vida. Então eu zero a placa-mãe removendo a bateria e deixando algum tempo fora da energia. Quando coloco a bateria, a máquina volta a ligar normalmente. Esse problema está acontecendo de 1 mês para cá, montei essa máquina já tem mais de 2 anos e sempre fiz esse procedimento e nunca deu problema. Já passaram por algum tipo de problema igual a esse? Conseguiram alguma solução?

Obs1: Quando desligo e deixo conectado na tomada, vou dormir, ele liga normalmente.

Obs2: Não uso estabilizador nem no-break. Se for o caso, qual recomendam usar?

Obs3: Realizei teste com a fonte e está funcionando normalmente. Inclusive comprei um nova e também acontece o mesmo problema.

Configs:

placa-mãe: Asus Prime A320M-K
Processador: AMD Ryzen 5 2400G
Memória: 2x Hyperx DDR4 8GB
HD: Seagate Barracuda 1TB
Placa de vídeo: GeForce GTX 1660 6GB

Fonte: Corsair cx550 (ou 500 não me lembro agora)

Postado

@andrestrife Não use estabilizador e nobreaks só aqueles que fornecem energia de forma de ondas senoidal (muito caros).

Quando acontece o problema, não liga nada? Nenhuma luz da placa-mãe ou ventoinha da fonte? Não dá sinal nenhum? Ou só não dá boot?

Postado
8 minutos atrás, andrestrife disse:

O que recomenda usar para quando der pico de luz, não danificar o equipamento.

Uma fonte bem construída e com as proteções necessárias e, no máximo, um bom filtro de linha, como esses Clamper aqui:

https://www.lojaclamper.com.br//dps-iclamper-energia-5/p?idsku=13&gclid=EAIaIQobChMI4-Lt9LuJ7QIVVgeRCh14AAUIEAQYAiABEgKU5PD_BwE

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-8/p?idsku=20&gclid=EAIaIQobChMI4-Lt9LuJ7QIVVgeRCh14AAUIEAQYASABEgKuDPD_BwE

Isso não vai impedir que um raio torre tudo (nem um estabilizador ou nobreak impedem), mas vai segurar variações e picos comuns de energia.

12 minutos atrás, andrestrife disse:

@fabkinder a única coisa que fica acesa é a luz da placa de rede. Mas fora isso, nada funciona. 

Faça o que o colega @Eder Neumann recomendou acima e se não resolver:

Quanto tempo faz desde a última limpeza interna do computador? É recomendável que se faça uma vez ao ano.

- Pode ser que haja muita poeira e com a umidade pode estar causando algum mal contato ou pequeno curto;

- Pode ser que algum cabo ou conexão expande ou retrai com a diferença de temperatura.

Eu sugiro abrir o gabinete e fazer uma boa limpeza com compressor de ar (com cuidado) e desconectar todas as peças e cabos, passar uma borracha branca nos conectores das memórias e placa de vídeo e conectar novamente.

• Curtir 1
Postado

@andrestrife Além de desativar o fast-boot como indicado pelo @Eder Neumann , teste desativar também o XMP. 

Observe que toda placa-mãe e fonte tem um tempo do momento que a energia é reestabelecida até estarem prontas para ligar. Se está ligando na tomada e já apertando o botão de power imediatamente, evite fazê-lo. Aguarde 10 a 20 segundos e teste se funciona normalmente. Além disso, faça o update de sua BIOS usando o programa de update disponível na página de suporte da placa-mãe (não baixe manualmente a BIOS). 

Outras coisas importantes a observar são se as memórias estão inseridas nos slots A2 e B2, se a placa de vídeo está utilizando adaptador para sua alimentação da fonte, se há algum adaptador ou T entre o computador e a tomada. O correto é não usar adaptadores em nenhuma situação, mas sim substituir os cabos (no caso do gabinete) ou a fonte (se não for de qualidade, mas a sua é).

Por falar em fonte, você não nos disse qual é o modelo da nova.

• Curtir 1
Postado

@fabkinder fiz uma limpeza assim que deu esse problema. Geralmente eu faço limpeza de dois em dois meses. Vou tentar fazer o que o amigo falou e vou comentar o resultado! Obrigado pela ajuda!!

@WOZ Dods a nova é uma fonte nominal padrão mesmo que comprei so pra testar mesmo. Testei apenas com o processador, 1 pente de memoria e o hd pra nao pesar tanto.

• Curtir 1
Postado

@andrestrife Esqueci de mencionar outra coisa. Não é necessário desligar o computador da tomada completamente. Se estiver usando um filtro de linha de qualidade como o @fabkinder indicou, ele e a fonte juntos são mais que suficiente para proteger seu PC em qualquer situação. O consumo de um PC desligado é inferior a 4 W, o que é similar ao consumo de um televisor desligado, por exemplo. Além disso, desligar e religar da tomada a todo momento pode trazer problemas à fonte se houver variações elétricas na sua rede. Manter ligado é o mais indicado a menos que haja alguma situação muito específica de problemas em sua rede. Algo que eu evito fazer é deixar motores ligados desatendidos (ventilador por exemplo), pois esses sim oferecem grande risco de incêndio e acidentes.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods sim, eu fazia isso pois nao tenho nenhum filtro, ai ficava com medo de ter um pico de luz ou cair alguma raio perto e danificar alguma coisa. Mas vou fazer isso, vou comprar um filtro de linha bom e deixar ligado direto. Muito obrigado pela ajuda!

Postado

@andrestrife Fontes de qualidade (como a sua) tem proteção contra sobrecargas e picos melhores que as presentes nos filtros de linha (mesmo os de qualidade). Só usamos filtro de linha hoje para poupar o valor que seria gasto na substituição da fonte caso ela queimasse em uma situação extrema. Para você ter ideia, já vi raio cair e queimar equipamentos nas casas de clientes, mas a fonte sobreviver sem qualquer problema. Apenas uma vez que vi uma fonte de qualidade abrir o bico com anomalia elétrica, mas era uma Corsair CX 430, que já era conhecida por ter projeto de qualidade inferior e por isso foi aposentada. Mesmo assim ela queimou, mas nenhum dos componentes do PC foi danificado, dando a entender que ela protegeu bem protegido. Ouvi menções de que ela poderia ser reparada, mas nunca vou saber pois a doei junto com mais dezenas de outros componentes para um centro especializado em redirecionar para comunidades carentes anos atrás. O cliente preferiu (e eu também) substituir do que usar um componente que já havia sofrido dano.

• Curtir 2
Postado

Fala galera tudo tranquilo? Espero que sim!

Ontem antes de dormir, desabilitei o modo "fast boot" na bios conforme o amigo @Eder Neumann sugeriu, desliguei o computador, tirei tudo da tomada e só liguei pela manhã. E pela minha surpresa, ligou normalmente!!! Continuarei prestando atenção pra ver se o problema volta, caso volte ou mesmo não voltando, irei providenciar um filtro de linha.

Quero agradecer a todos que contribuíram sugerindo possíveis soluções: @fabkinder,@blob. ,@WOZ Dods e @Eder Neumann .

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...