Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia elétrica ou Engenharia da computação?


Posts recomendados

Então pessoal, atualmente faço engenharia elétrica em uma faculdade federal e, após o primeiro semestre, analisei a grade um pouco mais fundo e não sei se é isso que gosto. Sempre me interessei por programação, comecei a estudar por agora e estou até que curtindo, entretanto nunca tive contato com a elétrica (não fiz técnico nem nada) e não sei se posso gostar mais dessa parte de elétrica mais do que a de prog. Sempre me brilhou os olhos a área de programação e tenho dúvidas se devo mudar de curso para eng. da computação. Vejo muitas pessoas falando que o mercado de eng. elétrica está ruim e gostaria de saber a opinião de vocês. Como está o mercado de eng elétrica atualmente? Se eu me formar nessa área, consigo trabalhar com computação? Devo continuar ou é mais inteligente ir para a computação?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcosPSilva Eu acredito que é sempre melhor trabalhar com o que você gosta, e pensar a respeito do mercado em menor prioridade. Eu, particularmente, não gosto tanto de elétrica/ eletrônica. Se você não gosta também, é interessante procurar cursos que sejam mais condizentes com as suas afinidades/ aptidões. Sugiro conversar com colegas/amigos que fazem computação, pra ver se é algo que você realmente tem interesse. Pelo que eu conheço de programação, é uma área que você precisa sempre estar se atualizando, aprendendo linguagens novas, então é algo que você precisa gostar muito se quiser trabalhar com isso.

 

Se você quer trabalhar com computação e ainda está no primeiro semestre de elétrica, acho mais inteligente mudar de curso agora, mas para isso procure saber bastante sobre o curso. Nunca conseguiremos saber como exatamente vai ser, mas quanto mais você conversar com pessoas da área/estudantes e mais pesquisar sobre, mais certeira será a sua decisão.

 

Talvez ciência da computação seja mais interessante caso queira trabalhar exclusivamente com programação, mas isso você tem que ver de acordo com seus interesses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Acvale7 disse:

@MarcosPSilva Eu acredito que é sempre melhor trabalhar com o que você gosta, e pensar a respeito do mercado em menor prioridade. Eu, particularmente, não gosto tanto de elétrica/ eletrônica. Se você não gosta também, é interessante procurar cursos que sejam mais condizentes com as suas afinidades/ aptidões. Sugiro conversar com colegas/amigos que fazem computação, pra ver se é algo que você realmente tem interesse. Pelo que eu conheço de programação, é uma área que você precisa sempre estar se atualizando, aprendendo linguagens novas, então é algo que você precisa gostar muito se quiser trabalhar com isso.

 

Se você quer trabalhar com computação e ainda está no primeiro semestre de elétrica, acho mais inteligente mudar de curso agora, mas para isso procure saber bastante sobre o curso. Nunca conseguiremos saber como exatamente vai ser, mas quanto mais você conversar com pessoas da área/estudantes e mais pesquisar sobre, mais certeira será a sua decisão.

Obrigado pela dica @Acvale7 , é muito difícil essa escolha, ainda mais que sou bem novo e não conheço muito bem as duas áreas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@MarcosPSilva

 

Eu vejo a eng. da computação e a eng. elétrica como áreas "primas", elas tem uma proximidade muito grande uma com a outra. Uma vez eu fiz um comparativo de grades de uma faculdade que oferta os dois cursos e a minha conclusão é que eles tem 70% de similaridades.

 

Olhando por matérias, o curso de engenharia elétrica teria e a engenharia da computação não teria:

 

01 - Introdução Eng. Eletrônica
02 - Empreendedorismo
03 - Gestão da qualidade
04 - Materiais Elétricos
05 - Instalações elétricas
06 - Eletromagnetismo
07 - Equações diferenciais
08 - Sinais e Sistemas
09 - Conversão de Energia
10 - Transformada: Tempo contínuo e discreto
11 - Maquinas elétricas
12 - Controle contínuo
13 - Eletrônica de potência
14 - Fundamentos de sistemas de comunicação
15 - Tópicos especiais em Engenharia eletrônica
16 - Redes industriais
17 - Controle discreto
18 - Dispositivo móveis
19 - Geração e distribuição de energia
20 - Comunicações digitais

 

Agora se olharmos as disciplinas diferentes que a eng. da computação oferece e a eng. elétrica não tem, nesta mesma instituição, veremos as seguintes matérias:

 

01 - Introdução à Engenharia da Computação

02 - Raciocínio Lógico

03 - Matemática Computacional

04 - Estrutura de Dados

05 - Programação Orientada a Objetos

06 - Engenharia de Software

07 - Banco de Dados

08 - Compiladores

09 - Interação Humano - Computador

10 - Sistemas Distribuídos

11 - Inteligência Artificial Aplicada

12 - Qualidade de Software

13 - Computação Gráfica

14 - Segurança em Sistemas de Informação

15 - Sistemas de Informação Gerencial

16 - Ética e Responsabilidade Sócioambiental

17 - Governança de Tecnologia da Informação

18 - Computação Paralela

19 - Tópicos Especiais em Engenharia da Computação

 

Links da comparação:

https://www.uninter.com/graduacao-ead/curso-engenharia-eletrica-habilitacao-em-eletronica/?action=pdf

 

https://www.uninter.com/graduacao-ead/curso-engenharia-da-computacao/?action=pdf

 

A engenharia da computação terá um enfoque maior em programação, enquanto a engenharia elétrica dará um enfoque maior na parte de elétrica de potência.

 

Ambas as áreas tem suas vantagens. A eng. da computação, por exemplo, te traz a possibilidade de trabalhar tanto com o hardware como com o software, pois terá uma base sólida e assim atuar em sistemas computacionais. A eng. elétrica por sua vez tem a vantagem de ser uma área ampla que aborda tanto a elétrica, como a eletrônica e também a parte de telecomunicações.

 

Uma grande vantagem que vejo na engenharia elétrica em detrimento das outras áreas correlatas é que ela é uma "engenharia mãe", ou seja, dela derivam outros cursos, como computação, telecomunicações, eletrônica, etc. Então do ponto de vista de atribuições profissionais concedida pela CREA, ela dará atribuições do art 8 (eletrotécnica), art 9 (eletrônica e telecomunicações) da Resolução 218/73, permitindo aos egressos atuarem de uma maneira mais ampla em todos estes segmentos. Já a engenharia da computação não dá as atribuições do art 8, dando apenas as atribuições do art 9 acrescido de "análise de sistemas computacionais", seja lá o que isso quer dizer, pois o CREA nunca especificou claramente o que isso significa na prática.

 

Resumindo, se o interesse da pessoa é única e exclusivamente trabalhar como programador, não recomendo nenhuma destas áreas, mas sim a possibilidade de um curso mais focado na área de TI, como AdS, Ciência da computação, sistemas da informação, eng. de software, etc. Se o interesse é trabalhar com sistemas computacionais, IoT, hardware e afins, recomendo que faça eng. da computação. Se o interesse é trabalhar mais focado em elétrica, automação, sistemas industriais e afins, recomendo que faça eng. elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz eng. elétrica. Os dois cursos compartilham muitas disciplinas. Na minha universidade era uma mistura de 50% engenharia elétrica e 50% sistemas de informação.

 

A programação na eng. elétrica é focado em linguagens de baixo nível para controle de hardware, ex.: C/C++, Assembly, VHDL, PLC. Também é utilizado linguagens de propósito geral para resolver diversos tipos de problemas dentro da área, como Python e Matlab.

 

Se o seu interesse é puramente programação, considere o curso Sistemas de Informação ou afins. Vai te poupar tempo e o conteúdo de elétrica/eletrônica.

 

Um colega meu engenheiro da computação me disse justamente isso. Teve que estudar toda a parte de eletromagnetismo, eletrônica, circuitos elétricos, etc mas no fim o que interessava para ele era a parte de software.

 

Acredito que o engenheiro eletricista possa usar a programação como ferramenta de trabalho, dependendo da área.

Porém, se você quiser concorrer pelas vagas de TI, a meu ver terá que ter habilidades com programação bem acima do eng. eletricista médio. Terá que estudar bastante e por conta própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2020 às 12:28, MarcosPSilva disse:

Então pessoal, atualmente faço engenharia elétrica em uma faculdade federal e, após o primeiro semestre, analisei a grade um pouco mais fundo e não sei se é isso que gosto. Sempre me interessei por programação, comecei a estudar por agora e estou até que curtindo, entretanto nunca tive contato com a elétrica (não fiz técnico nem nada) e não sei se posso gostar mais dessa parte de elétrica mais do que a de prog. Sempre me brilhou os olhos a área de programação e tenho dúvidas se devo mudar de curso para eng. da computação. Vejo muitas pessoas falando que o mercado de eng. elétrica está ruim e gostaria de saber a opinião de vocês. Como está o mercado de eng elétrica atualmente? Se eu me formar nessa área, consigo trabalhar com computação? Devo continuar ou é mais inteligente ir para a computação?

 

Acredito que quando se gosta do que faz não existem limitações de mercado. Mas sem dúvidas o mercado da computação é um dos mais promissores atualmente. Como a grande é bem parecida no começo, talvez seja uma boa continuar na elétrica antes de tomar uma decisão. De qualquer modo é comum não gostar tanto dos primeiros períodos.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...