Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava pensando sozinho aqui e me deparei com algumas perguntas que eu não sabia responder. Existem formatos de arquivos mais suscetíveis para vírus? Dá pra nomear um formato de arquivo que é bem famoso por passar vírus? Existe um formato de arquivo só pra vírus? Pelas minas pesquisas eu encontrei sites falando que formatos executáveis como .exe e .doc são os usados pelos vírus, mas queira saber se existem outros mais "famosos" ou mais usados.

Agradeço desde já pela resposta 

• Curtir 1
Postado

Pode estar em quase todo tipo de extensão. Dificilmente você cai em uma cilada de arquivo .exe, mais comum é script em arquivos .bat

exemplo, um arquivo que abre um keylogger e o seu navegador ao mesmo tempo.

• Curtir 2
Postado

a maioria dos Trojans usam arquivos em extensão "msi" para passarem a ideia de serem realmente um setup de instalação legítmo. Mas não existe formato mais propenso a ter vírus do que o .exe, por ser a extensão mais usada no computador, logo, a extensão que mais pessoas desenvolvem vírus. Embora eu diga que arquivos .bat e .vbs são incapazes de produzir vírus, apenas malwares e fake malwares, já que os mesmos não conseguem infectar o seu PC uma vez que você reinicie ele. Outra coisa que vale ressaltar é que os vírus não são apenas um arquivo, mas sim vários arquivos comprimidos dentro de um único arquivo que, uma vez aberto, são descomprimidos e passam a funcionar a todo momento no seu computador.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Vischi_br Vírus vêm em vários formatos, o .exe ou .msi são clássicos, mas também tem aqueles malwares que são "divididos" eles são como se fossem, por exemplo, um programa dividido em várias partes que, teoricamente não são prejudiciais, mas que se unem e formam um malware, isso é chamado de trojan dropper e é bem comum também, fiz esta explanação apenas para mostrar que vírus não é somente clicar em um .exe da vida e que será infectado. 

Há situações de um arquivo .docx carregar um malware que será executado quando o arquivo for aberto.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!