Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, colegas. Direto ao ponto: Quero tentar* rodar vídeos 8k no meu PC mas meu processador atual não tanka (i5 2400). Sempre que tento reproduzir mídias em 8k o CPU fica em 100% e o vídeo começa a laga.. Por isso quero adquirir um i7 3770, entretanto tenho receio dele também não dar conta... Peço a ajuda dos senhores, se algum de vocês tem essa informação seria muito útil pra mim. 

Meu PC atual é:

CPU: i5 2400

GPU: RX 580 XFX (8GB)

MOTHERBOARD: P8H61-M LX3 R2.0

RAM: 2X 4GB 1333MHG DDR3

Postado

@M.Y mas o processador nao tem a ver nisso, o que importa pro 8k e a placa de video, basta conferir no site da AMD o Formato de renderização compatível e e apenas compativel com 4k, mas o cabo tem que ser compativel

Postado

@Yan_ Certo, mas por que então quando rodo um vídeo 8k o processador fica a 100% de uso?

E outra, no site da AMD diz que a placa suporta HDR, mas também fica travando quando reproduzo vídeos do tipo...

Postado

@M.Y so pra ter certeza, você esta com o cabo HDMI / DP, etc na placa de video, certo? Porque esse nao deve ser o problema, resolucoes mais altas e menos trabalho para o processador, por isso pode-se usar um i3 / R3 com uma 3090 em 4k / 8k

• 1 ano depois...
Postado

@Yan_ Perdão pela demora em responder. Sim, o cabo HDMI está plugado na RX 580. Inclusive, complementando, a placa de vídeo fica em torno de 40% de uso quando tento reproduzir mídias UHD (4K, 8K), enquanto o processador bate os 100%.

@Yan_ Já imaginei até que possa ser alguma configuração na BIOS, mas sei lá...

Postado

@M.Y Ao contrário do que te disseram anteriormente o processador é sim afetado pela resolução do vídeo.

E existe ainda uma diferença entre codec de vídeos baixados no PC e vídeos em sites de streaming. Quando a GPU não tem suporte a um determinado CODEC a CPU tem que trabalhar muito mais para entregar o seu vídeo. Eu tenho um i7 3770k e em 4k no YouTube usa 80%~100% e só com a Integrada.

4k não rodava anteriormente com meu i3 2100.

Postado

@MrNobody Perfeito, faz bem mais sentido.

@MrNobody Porém ainda queria saber se tem alguma solução para o meu caso. Mesmo em 4K HDR, os vídeo que reproduzo em meu PC seja online ou offline, costumam gargalar na CPU. Não teria como transferir esta carga de trabalho para a GPU? PS: Minha GPU tem suporte a 4K HDR

Postado

@M.Y Talvez a instalação de codecs poderia resolver o problema em vídeos baixados. Se usa o VLC para assistir provavelmente não tem problemas com codec, ele já vem com vários.

Mas, na internet acredito que só com a troca de CPU devido ao gargalo.

Postado

@MrNobody Já usei o VLC e ele também sofre na reprodução. Instalei alguns players tentando contornar esse problema e nenhum resolveu. É uma verdadeira incógnita... Talvez só trocando de CPU, como você disse, ou até mesmo o PC como um todo.

Postado

Com navegador, terá que colocar um processador mais moderno que aguente a codificação em AV1, ou uma placa de vídeo que suporte nativamente esse CODEC.

1 minuto atrás, M.Y disse:

Já usei o VLC e ele também sofre na reprodução. Instalei alguns players tentando contornar esse problema e nenhum resolveu. É uma verdadeira incógnita... Talvez só trocando de CPU, como você disse, ou até mesmo o PC como um todo.

Bem, você usa Driver Booster? Só pra ter certeza.

Postado

@Pepse

5 minutos atrás, Pepse disse:

Com navegador, terá que colocar um processador mais moderno que aguente a codificação em AV1, ou uma placa de vídeo que suporte nativamente esse CODEC.

Bem, você usa Driver Booster? Só pra ter certeza.

Já usei Driver Booster no passado, hoje em dia não mais.

Postado
13 minutos atrás, M.Y disse:

@Pepse

Já usei Driver Booster no passado, hoje em dia não mais.

Creio que já tenha feito a reinstalação dos drivers então.

Bem, creio que não tem muito o que fazer mesmo, somente trocar de processador, ou uma placa de vídeo mais moderna, para aliviar o trabalho do processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!