Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Eu comprei a memória XPG Spectrix D60G RGB 16GB (2x8GB), 3600MHz, DDR4, CL17, Cinza - AX4U360038G17-DT60 e queria saber quais são as placas mãe que posso comprar para que a RAM funcione. Ando vendo pela internet e existem pessoas que usam a b450m steel legend e dizem que está funcionando a RAM perfeitamente e outros dizem que não está. Por isso estou preocupado por ter comprado uma memória errada e comprar uma placa-mãe que não funcione as memórias. Estava pensando nas seguintes placas: B450M Gaming Br, B450M Steel Legend e a B450M Plus Gaming. Se tiver outra placa-mãe que funcione essas RAM e for no mesmo preço dessas placas pode dizer. Pretendo comprar o processador Ryzen 5 3600. Agradeço desde já!

Postado

@TwoMathewZ Qualquer memória DDR4 funcionará em qualquer placa-mãe DDR4. Se não funciona é porque a placa, a memória ou outro componente está com defeito. Muitas vezes a pessoa simplesmente não soube instalar ou configurar também.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, TwoMathewZ disse:

Não é bem assim também. Existe a questão de frequência das ram e a frequência que a placa-mãe suporta. Pelo que eu saiba.

Pesquise, leia matérias explicativas em revistas respeitadas (existem inúmeras sobre o tópico). O resumo é o que eu escrevi e existe muito a se ler para entender a razão. Na época das DDR2 havia questões de compatibilidade muito mais delicadas a se observar, dual channel ainda era algo recente. DDR3 resolveu a maior parte do que o DDR2 tinha em questões de problemas. DDR4 solucionou quase todas as questões de incompatibilidade, senão todas, e DDR5 já saiu do forno. Muita gente vem falar de QVL sem ler as legendas do que um QVL sequer é, muitas pessoas se atém às recomendações de compatibilização pertinentes a memórias DDR2 de muitos anos atrás, dinossauros tecnológicos que são. 
Sério, busque referências, são fáceis de achar, especialmente na comunidade internacional que dispensa mitos bem mais facilmente do que a nossa.

Afinal, ainda temos estabilizadores comuns sendo vendidos nas lojas, o que por si só já demonstra como nossa cultura tecnológica é retrógrada no tocante à população em geral.

Postado

@WOZ Dods Então, eu andei vendo todas as QVLs de todas as placas mães que estou interessado em comprar ou por curiosidade. Na maioria das QVLs não aparecia a minha RAM: XPG Spectrix D60G 3600mhz 2x8 e nas QVLs que aparecia era bem cara a placa e não cabe no meu bolso. Por isso que eu fico preocupado por achar que a B450M Steel Legend não roda a minha RAM por questão de eu ficar verificando as QVLs. A frequência que aparece no site oficial da placa é até 3533+(OC), quer dizer que eu colocando a minha RAM de 3600mhz vai funcionar, porém com uma frequência de 3500mhz?

• Curtir 1
Postado

@TwoMathewZ Pegue qualquer QVL e leia a nota de rodapé. 
QVL não é lista de compatibilidade, é lista de memórias que foram testadas. As pessoas confundem sempre com lista de CPU, mas tem zero a ver. QVL é lista de REFERÊNCIA únicamente.

Pode comprar a RAM que quiser. A chance de não rodar é zero a menos que ela tenha defeito.

13 horas atrás, TwoMathewZ disse:

A frequência que aparece no site oficial da placa é até 3533+(OC), quer dizer que eu colocando a minha RAM de 3600mhz vai funcionar, porém com uma frequência de 3500mhz?

Não recomendo a aquisição de memórias de 3600 MHz para ryzen hoje a menos que você vá fazer OC. O ganho real de desempenho entre 3600 e 3200 é mínimo se sequer perceptível na maioria das aplicações. A menos que tenha um preço muito próximo de 3200, que dá para comprar por menos de 270 reais o módulo de 8GBs na Kabum, marca de qualidade (G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG). 

Mais uma vez, QVL significa "quality vendor list" (lista de vendedores de qualidade). É apenas uma lista para REFERÊNCIA. Todo fabricante testa algumas memórias antes de soltar uma MB nova, e esta é a lista das que foram testadas. Não existem meios para que um fabricante teste todas as memórias existentes, pois são milhares de modelos e todo dia saem novos. 

Não confunda com "CPU Support List", que é a lista dos únicos processadores que são compatíveis com a placa-mãe, nada a ver uma coisa com a outra.

Postado

@WOZ Dods Entendi sobre a questão do QVL. Agora, ontem estava vendo vídeo do Tito Tech, não sei se você conhece mas disse ele que processadores ryzen 3° geração aguentam 3600mhz por exemplo a ryzen 5 3600 que estou querendo comprar. No momento estou pensando em comprar a b450m Steel Legend com a ryzen 5 3600 e 2×8gb de ram 3600mhz, está bom assim? E funcionará de boa?

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, TwoMathewZ disse:

Agora, ontem estava vendo vídeo do Tito Tech, não sei se você conhece mas disse ele que processadores ryzen 3° geração aguentam 3600mhz por exemplo a ryzen 5 3600 que estou querendo comprar.

Aguentar aguentam, mas na maioria dos casos a diferença de desempenho entre 3600 não compensa a diferença no preço. Por isso indiquei 3200 MHz, pois custa menos e tem desempenho muito parecido. Tem coisas mais importantes para gastar dinheiro do que memórias ultra velozes que terão maior impacto no desempenho. O importante é manter sua configuração equilibrada e ter o melhor custo/benefício, assim você não fica com desempenho super alto em um componente e baixo em outros, criando assim gargalos. Entende?

22 minutos atrás, TwoMathewZ disse:

No momento estou pensando em comprar a b450m Steel Legend com a ryzen 5 3600 e 2×8gb de ram 3600mhz, está bom assim? E funcionará de boa?

Sim, funcionará de boa. Ainda recomendo que só compre 3600 MHz se o preço realmente compensar (até 300 ~ 330 reais).

Postado

@WOZ Dods Muito obrigado mano! Infelizmente eu paguei bastante caro nessa xpg spectrix d60g de 3600mhz por questão de na época não conhecer muito sobre hardware e por um problema que tive na hora da compra. Agora estou tentando pegar o mais rápido possível o ryzen 5 3600 por estar acabando muito rápido o estoque dele. Novamente, muito obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...