Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom Dia

A um tempo atrás o distraído, comprei um exaustor 12V, para uma aplicação que usa 24V.

Ele está jogado num canto aqui.
Daí ao ver ele pensei, se eu dessoldar o fio vermelho da placa e colocar um 7812 no meio acho que posso usar de boas. Na etiqueta diz que ele tem 0.62A.
Mas estou com a impressão que dá para fazer a mesma coisa com resistores tb. Confere?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

fazer a mesma coisa com resistores tb. Confere?

Médio. Motor tem resistência dinâmica ou seja, parado tem R baixa e girando aumenta, muda torque, muda R e etc. Mas sim dá pra se ter a ideia do R dele com aquela corrente e calcular o R em série. Penso que não preciso dizer que vai perder boa energia em calor neste. Portanto o cálculo de sua potência é relevante.

🙃

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Geralmente o 7812 original tem proteções infinitas, sobrecarga, sobrecorrente, sobretemperatura, sobretensão e sobreetc. Se o tiveres em abundância e de bobeira, use-o então. Vai exigir um dissipador razoável.

Dica: na dúvida coloque ambos: um R quase bem calculado entre E e S do 7812 pra dividir a corrente . Algo como 75% pro R, 25 pro 78. Cálculos similares lhe permitem também colocar em série: limitador de corrente.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Agora o google subiu a imagem do exaustor

image.png.a89ba29a5ca883e316042a737bf9da98.png

Então o 7812 seria a melhor solução? Ou será que ele que corro o risco dele queimar no arranque devido a maior resistência do motor na partida?

Queima não. 

Esse motor é de indução, os picos de corrente deles são poucos. 

Esquece o resistor, pois será mais uma coisa que esse cooler terá de esfriar. 

O 7812 ainda esquenta menos. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Ola.

Eu normalmente uso resistores, ou os 78XX ou os LM317  para ajustar pequenas diferenças de tensão.

No seu caso a redução me parece drástica e essas 3  opções vai haver uma perda relevante na forma de calor.

Eu usaria um chip dedicado a regulação , onde a dissipação está associada somente
à corrente.  Vamos de LM2596 ,bem barato,  já tem pronto com trimpot a tal, de modo que nele voce até pode variar a rotação do cooler se necessário.

See:

regulador2596.jpg

Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

@Tito Fisher

Esse módulo LM2596 fará PWM mantendo onda com 24 V de pico (e, logicamente,  freqüência variável), é assim que ele trabalha?

Sim e não.

De fato há um PWM chaveando os 24V. mas existe a bobina e o capacitor ali que filtram os picos deixando somente a tensão fixa que se deseja.

A corrente reversa da bobina "bate de frente" com os picos de 24V cortando-os. O capacitor mantém a tensão constante eliminando os altos e baixos.

Também tem um diodo ali, a função dele é dar curto nos picos de alta tensão da bobina, pois esses não interessam.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Sempre pensei que a corrente reversa provocada pela tensão reversa que a bobina acumula depois da desligada é transferida pra fora pela função reversa do diodo 🙃

Não vi o video todo mas olha isso...

• Obrigado 1
Postado

Então. Fiz o teste hj com um 7812.

Não funcionou. Queria entender porque.

Testo as saída e o ground do 7812 sozinho e dá 12
Ao ligar o exaustor, a medção do multímetro fica em 1.2

Será que tenho um 7812, ou será que o exaustor está estragado (cogito a possibilidade de eu ter ligado ele direto em 24 no passado e ter esquecido que fiz isso)

Postado

3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Tem dissipador? 

Quanto tem na entrada ao ligar o exaustor? 

Meu multímetro marcou 33.
Estava testando s/ dissipador mesmo.

Usei uma fonte que uso para ligar motores 24V, de 3A.

6 minutos atrás, Ricardov disse:

Veja se o 7812 consegue alimentar uma carga resistiva. Pode ser um 7812 fajuto.

Sou autodidata, e confesso que não entendi a parte da carga resistiva. Seria algo tipo uma fita de led bem pequena?

Em tempo, recebi um lm2596. Vou testar com ele, assim vou saber se o problema é no exaustor, ou no 7812.

Postado
2 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Sou autodidata, e confesso que não entendi a parte da carga resistiva. Seria algo tipo uma fita de led bem pequena?

Uma carga resistiva é um resistor mesmo :), é uma carga que tem comportamento linear. Só para conferir que o 7812 consegue fornecer corrente e não é falsificado.

Postado
4 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Estava testando s/ dissipador mesmo.

Aí não dá, faz o CI entrar em proteção. 

São mais de 10W pra dissipar. 

6 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Uma lâmpada é o ideal. 

Mas literalmente, um resistor de fio serve, pode ser de 22 ou 33R.

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

autodidata,

Seu exaustor consome 0.62A a 12V se V=R*I... R=V/I = 12/0.62 = 19,25Ohms. P=V*I=12*0.62=7,44W....

...a parte que interessa: se você tiver um resistor de 20R 10W eu, a matemática e a física permitimos que você o ligue em série e conecte diretamente em 24V e esquecer o 7812. Vou quebrar seu galho (sem a matemática e a física saberem) e permitir que você ligue qualquer associação de resistores que dê 20R 10W ou +.

Postado
1 hora atrás, .if disse:

Seu exaustor consome 0.62A a 12V se V=R*I... R=V/I = 12/0.62 = 19,25Ohms. P=V*I=12*0.62=7,44W....

...a parte que interessa: se você tiver um resistor de 20R 10W eu, a matemática e a física permitimos que você o ligue em série e conecte diretamente em 24V e esquecer o 7812. Vou quebrar seu galho (sem a matemática e a física saberem) e permitir que você ligue qualquer associação de resistores que dê 20R 10W ou +.

Eu hein! 

Já fiz isso de 22 pra 12V e o bendito resistor chegou a derreter a solda da emenda. 

Imagina aí que está dando 33V.

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, Renato.88 disse:

resistor chegou a derreter a solda da emenda

você colocou resistor smd 0402 e não de

13 minutos atrás, Renato.88 disse:

10W ou +.

😁

coloque outro exaustor pra tirar o calor do resistor 😁

Dica: são muitas opções pra quebrar a tensão e em nenhuma delas consegues desprezar o calor. A chaveada como "já disseram" (odeio ler isso) queima menos calor. Mas pra 1 teste e satisfação rápidos eu (eu) adaptaria o que tivesse na reta. P.ex. lâmpadas incandescentes ...

Postado
48 minutos atrás, .if disse:

Você colocou resistor smd 0402

Sei lá, acho que era de 5W.

Era o que tava na reta! 

Depois tirei, pois tive que substituir o trafo. O outro trafo felizmente tinha 12V disponível. 

49 minutos atrás, .if disse:

coloque outro exaustor pra tirar o calor do resistor

Melhor colocar dois desses em série, assim não precisa de resistor. 

Agora, de 33V para 12 na falta de algo chaveado dá pra dividir a bronca usando dois reguladores. Podendo fazer o primeiro com transistor levando pra uns 22V e o segundo com o 7812.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

um resistor de fio serve, pode ser de 22 ou 33R.

Resistores que possam dissipar a potência calculada para a corrente do arranjo: componente sozinho ou associado com o motor.

3 horas atrás, .if disse:

se você tiver um resistor de 20R 10W eu, a matemática e a física permitimos que você o ligue em série

...

Postado

Esse exaustor serve para puxar vapor e não empedrar os pós que ficam acima. Estou pensando em colocar esses resistores na saída de ar dele, já que a temperatura de ar que ele empurra é baixa, só preciso isolar bem para impedir que condense o vapor e faça uma ligação direta sem o resistor.

Obs: Os 33 é da minha fonte de teste, que creio estar desregulada. Na máquina que irá, sai 24V bem certinho, lembro de já ter testado.

Postado
52 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Obs: Os 33 é da minha fonte de teste, que creio estar desregulada. Na máquina que irá, sai 24V bem certinho, lembro de já ter testado.

Sim, entendo que os 33VCC é de um trafo de 24VAC retificado em aberto. 

Se for 24VCC redondo aí fica melhor. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!