Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

    Eu tenho internet de 240 mega da claro (antiga NET vírtua) e uso o computador diretamente conectado no modem, apesar de ter um roteador. Recentemente, eu comecei a experimentar problemas em qualquer atividade que requer estabilidade contínua da conexão: assistir lives na twitch, jogar jogos multiplayer (CS:GO e Rocket League). No Rocket League, em especial, o jogo apontava perda de pacotes. Eu dei uma pesquisada e, antes de chamar o técnico da claro, baixei um programa chamado winMTR para traçar a rota da internet. Eu vou deixar anexado aqui um print de um dos resultados - mostrando perda de pacotes já na conexão com o modem eu acho, pois é o IP 192.168.0.1. 

    Então, eu agendei uma visita técnica (que se mostrou ser a pior que eu já vi na minha vida). Em primeiro lugar, o técnico me fala que o teste do winMTR não tem valia nenhuma porque é um aplicativo de terceiros e não está avaliando "direto no windows". Então ele roda o "tracert 8.8.8.8" no cmd pra traçar a rota diretamente. Tem alguns resultados anômalos (eu vou anexar também) mas ele tenta negar responsabilidade da claro a todo momento: em primeiro lugar não tem problema de conexão nos servidores com "embratel" no nome, então não é responsabilidade da claro, mas depois que o resultado falha nessa parte da rota ele fala que não tem problema real de conexão porque ele consegue entrar na internet. Nesse ponto da conversa ele falou "que não tinha problema real" e que se eu tentasse ligar de novo para a claro ele só ia fazer isso: *coloca o dedo no celular mostrando que tá ignorando os chamados*.

   Ele ficou  mais um tempo enrolando na minha casa e, por fim, tirou o cabo que liga o modem ao roteador e falou que meu roteador estava "roubando ratio da internet" (seja lá o que isso signifique) e saiu andando rápido. Eu logo em seguida rodei os testes pra ver se tinha funcionado e o ***** já tinha descido o elevador.

   Eu estou pensando em abrir uma reclamação no "anatel consumidor", mas se alguém puder me dar outra orientação ou determinar qual o problema da internet eu agradeço. Neste exato momento está acontecendo algo ainda mais estranho: o modem está ligando e desligando sozinho (por esse motivo eu tive que escrever essa postagem no word e depois passar pra cá)

    

loss.png

loss_google_winmtr.png

  • Membro VIP
Postado

É normal ocorrer perda de alguns pacotes, porque alguns firewalls podem entender que uma série de pacotes "ping" como algo para explorar algum tipo de flood. Ele corta a resposta, mas não o acesso ao serviço. (Ping é um tipo de serviço, você pode desativar e continuar acessando um IP por exemplo)

 

Agora devido a tecnologia da NET é comum ter mais variações nela, porque um cabo compartilha internet de vários assinantes até concentradores. (Por isto sempre existiu uma franquia na NET, se você for um usuário muito grande ele pode impactar uma série de clientes. Se isso ocorre com frequência pode ser problema na rede, tem que ficar reclamando. Se for algo pontual, pode ser equipamento nas pontas (modem/porta/cabo/etc) até um equipamento que esteja com algum defeito e usando a mesma rede pode influenciar no outro, mas não cabe o usuário descobrir e sim o provedor.

 

Não lembro se foi neste fórum, mas teve um comparativo entre NET e GVT  (Cable x VDSL), onde ele mostrava apesar da NET entregar maior velocidade no Speedtest, Fast; para o uso de trabalho com sites o VDSL apresentava melhor performance porque não limitava o upload pois o canal até armário era exclusivo, no da NET ele iniciava alto e depois caia, ainda mais quando executava rotinas de upload paralelo.

 

Enfim, você tem que investigar e reclamar. Se o serviço não melhorar, ele não lhe atende, então trocar. (Quase uma rotina de programação)

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!