Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Bom dia!

Estou montando um pc porém ao finalizar a conexão dos cabos do painel frontal fica sobrando um único conector de dois pinos com a nomenclatura (FAN), há dois conectores de dois pinos na placa-mãe um é para a limpeza de CMOS (com certeza não é nele que vai esse conector) o único que resta são dois pinos referentes ao CII (Suporte de intrusão de chassi - chassi intrusion header). E os conectores para fans da placa são de 4 ou 3 pinos. Procurei o manual do gabinete mas não há manual dos gabinetes no site e no YouTube encontrei apenas outros modelos.

A configuração do meu PC é a seguinte:

- Gabinete Pichau Gaming Dragoon

-Processador Ryzen 5 3600

- placa-mãe Asrock B450M Steel Legend 

- Memórias Corsair 16gb (2x8)

- SSD M2 

- Placa de vídeo RX 570 Rog Strix 8gb

- Fonte Thermaltake 600W 80 Plus smart series.

gostaria de saber se ele controla de alguma forma as fans, através do painel ou talvez controle o rgb das fans, ou se serve pra outra coisa.

Inicialmente o deixarei desconectado, até quando eu souber pra que serve e onde pode ser conectado.

Segue imagens. 

Grato,

Edu

16072674026307088350986858637531.jpg

IMG_20201206_112155.jpg

• Membro VIP
Postado

numeros.jpg.6b699bd85c6ea8f6007c3bc4fa49d182.jpg

Pode ser referente ao 16 ou ao 17.

Ou não ser, quantos encaixes tem no conector que fica sobrando? Acho que não me expressei bem, estes dois pinos são lado a lado ou entre eles tem um vazio?:

3.jpg.0725d00e1c68884aa5137fd13dd3522f.jpg

Está difícil de entender o manual:

4.jpg.d35f14bf53f95bf4121803ab180c4438.jpg

5.jpg.619dd7d046a07552db092e0c6a5fc4c2.jpg

Tem como seguir até onde vão os fios?

• Curtir 1
Postado

@Eduardo Cardozo da Silva conector 23 da placa-mãe, para o cabo conector RGB do gabinete.

basta baixar e ler o manual da placa-mãe no site do fabricante, e em nenhum outro lugar.

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Van Jacques disse:

@Eduardo Cardozo da Silva conector 23 da placa-mãe, para o cabo conector RGB do gabinete.

basta baixar e ler o manual da placa-mãe no site do fabricante, e em nenhum outro lugar.

23.jpg.a452ed3a46522db6a5a19ad2e994e3c7.jpg

23A.jpg.679d33a5e4fa7e86d8bccfd85fcdef4b.jpg

23B.jpg.c90109db9731a6b4fad4f3ee98256470.jpg

Mas, no manual são quatro pinos e tem apenas dois pinos no cabo sobrando.

Postado

Peguei um gabinete novo (redragon wheel jack white) a quase 2 meses e também veio o conector FAN e também nunca soube onde ligar, já perdi a cabeça tentando procurar, entrando em contato com a redragon e é sempre a resposta de bot padrão...

Acompanhando o post e na torcida.

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Pincipi disse:

@IgorAlexandre Conseguiu seguir os fios e ver onde dão? onde se ligam.

Perdão, mas talvez não entendi a sua expressão, conseguiria tentar explicar de outra forma se possível?

Você diz onde os cabos estão interligados (soldado) no painel frontal? Porque se for algo na placa-mãe, já revirei o manual, já forcei conectar em algum conector RGB, FAN e não encontrei absolutamente nada. Inclusive na minha placa-mãe (B450 Aorus M) tem um conector chamado LED que é de dois pinos e incrivelmente o conector não cabe nele. Segue em anexo a imagem do conector circulado em vermelho.

test.png

Postado

Olá Principi e pessoal que está me respondendo

Obrigado pelo esforço!

Desculpem a demora pra responder mas estava pesquisando o assunto.

O conector possui apenas dois pinos, acredito que seja um positivo e outro negativo, pois como não está marcado, também pide ser do tipo que não tem positivo e negativo.

Eu tenho o manual da placa-mãe, mas em nenhum lugar fala desse conector. E procurando o manual do gabinete não goi possível encontrar algum, eu rstava escrevendo para o suporte da pichau, mas vim aqui pra responder as mensagens.

Segue a imagem do pino e outra do manual, inicialmente eu achava que poderia ser no pino 15, mas ele pertence ao chassi intrusion header, no 18 como pertence ao controle CMOS nem pensar! No 24 pelo que li no manual ele tem que ser um conector de 3 pinos o que não é o caso, pois o conector em questão tem apenas duas entradas.

Olhando aqui comecei a questionar se poderia ser em algum dos espaços da pinagem 14 pois como na 13 vários conectores duplos são ligados.

Desculpem a ignorância, fiquei tantos anos sem montar computadores que perdi o traquejo.

Grato a todos pelas orientações.

Edu

Screenshot_20201206-150518~2.png

IMG_20201206_112135-01.jpeg

Principi,

Segui o cabo até o painel e ele leva onde eu já estava imaginando, ao botão RGB.

Nos pinos 23 e  24, o manual informa que é pra conectar cabos de 4 e 3 pinos respectivamente.

Obrigado a todos

IMG_20201206_153431~2.jpg

IMG_20201206_154742.jpg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, IgorAlexandre disse:

Perdão, mas talvez não entendi a sua expressão, conseguiria tentar explicar de outra forma se possível?

Você diz onde os cabos estão interligados (soldado) no painel frontal?

Isso, no painel frontal, deve levar também ao mesmo botão RGB, citado abaixo.

1 hora atrás, Eduardo Cardozo da Silva disse:

Segui o cabo até o painel e ele leva onde eu já estava imaginando, ao botão RGB.

Agora falta saber a função deste botão, tipo colocar num multímetro as pontas do plug FAN e medir o que acontece quando se pressiona o botão.

Tem um post que talvez fale sobre isto:

E tem um vídeo que talvez esteja relacionado a função deste botão RGB:

• 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...
Postado

Bom dia,

Esse cabo não precisa utilizar.

Ele é do botão que tem no gabinete para alterar os modos RGB de fitas ou fans compatíveis.

Como seu gabinete as FANS são de cor fixa, não será preciso usar esse cabo.

• 1 ano depois...
Postado

A resposta está nesse vídeo, apesar de um pouco longo é o único que encontrei que de fato explica onde ligar o fio FAN que vem do painel frontal do gabinete da Redragon Wheel Jack. Pra encurtar, ele é ligado na controladora da Redragon ou outra controladora RGB compatível. Liga o fio FAN no fio ResetSW da controladora. O vídeo: 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!