Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

upgrade de cpu - foco em fps


gustavoomt
Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Salve galera,

 

 

Preciso de opiniões diversas... 

 

Minha atual config é a seguinte:

 

  • R5 1600 @3.8Ghz
  • 16GB OC 3000Mhz
  • RX 5600 XT
  • B350 Tomahawk
  • CX 550

 

E estou sofrendo com algumas quedas de FPS, creio que minha CPU não esteja conseguindo acompanhar a GPU da forma que quero, pois jogo em 144hz e jogo apenas FPS (Apex e Warzone) e nesses casos, quanto mais estabilidade melhor.

 

Apex estou conseguindo 144 FPS (apenas TSAA, Anisotrópico 2x e reserva de streaming ativas), porém muitas vezes, quando há muita informação há queda para 100 ou até menos, no Warzone (apenas textura no normal, antialising e marcas de impacto ativo), não consigo mais que 110 FPS, no Apex sei que a placa atinge 144 FPS constante, no Warzone ficaria em media de 130 a 150 FPS, mas não consigo esses números... Sim, estou com todos os drivers atualizados e demais opções configuradas da melhor forma, temperaturas baixas até (CPU: máx 55c / GPU: máx 60c), uso da CPU/GPU (Apex: máx 50%/70% / Warzone: máx 65%/80%).

 

Estou cogitando importar um R5 3600, visto que tenho uma mobo razoavelmente boa.

 

Meu orçamento seria esse R$ 1000 a R$ 1500, considerando o preço do R5 3600, mas antes de tomar essa decisão, gostaria de saber  o que posso fazer para aprimorar esse desempenho. 

 

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, gustavoomt disse:

Meu orçamento seria esse R$ 1000 a R$ 1500, considerando o preço do R5 3600, mas antes de tomar essa decisão, gostaria de saber  o que posso fazer para aprimorar esse desempenho. 

Realmente não tem muita saída. Se você quer jogar em 144hz, o ideal seria um Ryzen 5600x, mas só ele já custa mais de 2k, então o jeito é ir em um 3600 mesmo. Olhe no Mercado Livre, você acha alguns nessa casa dos ~1200R$. Se já não tiver um bom cooler, esse seria o próximo up para poder fazer o OC com mais tranquilidade.

 

No meio tempo, e inclusive também depois que chegar o novo, você pode ir fazendo OC na RAM para ganhar umas migalhas de desempenho.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

Bom dia, obrigado pela resposta.

Pra partir pro 5600x, eu teria que trocar mobo e CPU, o que foge muito do orçamento e levaria mais tempo... Consigo vender o atual, mas de inicio teria que ter a grana na mão pois não posso ficar sem PC, o que levaria mais tempo ainda. Estou em busca, achei alguns 3600 a 1200-1300, mas vou esperar uma oportunidade, ainda cogito a troca total pelo 5600x, mas isso é em ultimo caso. 

 

Em relação a refrigeração, estou com um Hyper 212x em push pull o que me entrega uma boa refrigeração no atual CPU, temperatura máxima que vi foi 65c em estresse com OCCT. 

 

As rams, já estão overclockadas :( em 3000mhz @ 1.35v - 15 16 16 32, foi o máximo que consegui, tanto nas memorias, quanto na CPU [email protected], não dei tanta sorte nos chips. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gustavoomt disse:

As rams, já estão overclockadas :( em 3000mhz @ 1.35v - 15 16 16 32, foi o máximo que consegui, tanto nas memorias, quanto na CPU [email protected], não dei tanta sorte nos chips. 

Sendo o 1600 e não o 1600AF, não é questão de sorte, é questão de você ter um Ryzen de 1a geração que realmente não vai muito longe no processador ou na RAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

É, pensando por esse lado você te razão, ainda consegui muito kkk 

procurei aqui e não vi o 1600 non AF, com mais de 4Ghz, estou no lucro até, nas memorias fico satisfeito por conta dos timings, ficaram bem apertados. Mas é isso, estou sondando os usados do R5 3600 e ver se encontro algo, obrigado amigo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...