Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigo @razz. , é necessário criar um fluxo ascendente. O ar quente sobe, ar frio desce. Coloque um na frete colocando ar, um atrás e um em cima (se tiver saída) tirando para fora. Isso otimiza a troca e o arrefecimento fica bom. Jogando ar direto na placa pode afetar o ventilador dela (se tiver). 

Postado

O posicionamento está correto, soprando para cima ou seja injeção de ar.

Mas creio que na prática as fans do cover do psu sejam pouco efetivas, pois elas não tem onde nem muito espaço para captação de ar.
O interior do cover é mais fechado, tem pouco espaço por conta da fonte e dos cabos obstruindo o fluxo de ar.

Acho que sua função no final das contas acaba sendo mais por estética.

Postado
11 minutos atrás, EdsonSM disse:

soprando para cima ou seja injeção de ar.

Mas injeta diretamente na vga, tendo o fluxo obstruído. Isso diminui a eficiência, mesmo estando no lado certo. O correto é criar fluxo sem obstáculos. Daí melhora a eficiência. 

Postado

@razz. O ideal seria tirar mesmo.. Sua placa tem fan stop?  O ideal é você criar uma pressão positiva no gabinete, assim a entrada de poeira é evitada.

E aqui vai a polêmica.. 

Se você tem 6 ventoinhas, o ideal seria 4 jogando o ar frio pra dentro do gabinete e 2 jogando o ar quente pra fora. 

E outra, a ideia de "pressão neutra"que muitos acreditam, com a maquina ligada ela  não existe ( Caso as fans estejam dispostas em 3 jogando o ar frio pra dentro e 3 jogando o ar quente pra fora).

Postado
6 minutos atrás, Shanks. disse:

E aqui vai a polêmica.

Não veja assim. É apenas opinião. 

7 minutos atrás, Shanks. disse:

a entrada de poeira é evitada.

Não tem como criar pressão positiva ou negativa em função das muitas aberturas. Uma vez que tem cooler insuflando, alguma poeira sempre entra. Mas a corrente do fluxo não deixa ela se assentar. Como é difícil criar pressão, o ideal é acertar o volume de ar deslocado. Tirar ar quente é o que deve ser perseguido. 

Postado
37 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não veja assim. É apenas opinião. 

Tudo bem, eu respeito a opinião de todos. Digo "Aqui vai a polêmica" pois é um assunto controverso.

37 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não tem como criar pressão positiva ou negativa em função das muitas aberturas. Uma vez que tem cooler insuflando, alguma poeira sempre entra. Mas a corrente do fluxo não deixa ela se assentar. Como é difícil criar pressão, o ideal é acertar o volume de ar deslocado. Tirar ar quente é o que deve ser perseguido. 

Todas as configurações de ventoinhas vão acumular poeira. A questão é, qual acumula menos? Vejam vocês mesmo:

É justamente a "equilibrada" que eu expliquei para o colega Razz.

E por que? Veja, se temos uma pressão positiva ( que é possível criar), é como se fosse "inflar" o gabinete. A pressão que está dentro, irá sair pelas frestas de ar, sendo mais difícil o acumulo de poeira.

É justamente esse o ponto que você citou que não é possível criar uma pressão neutra com a maquina ligada. A configuração tem seu próprio fluxo, com as frestas de ar, com os fans da GPU e CPU ligadas, o ar que entra não é igual ao que sai.

Isso seria possivel apenas com a maquina desligada e com a tampa lateral retirada.

Em questão de temperatura, a diferença entre as disposições de fans não é grande. A maior questão ( pra mim) é o acumulo de poeira, até porque a grande maioria dos usuários não limpa frequentemente a sua maquina.. mas lógico que sim, tem gente que é cuidadosa.

Postado
3 horas atrás, Mega Blaster disse:

Mas injeta diretamente na vga, tendo o fluxo obstruído. Isso diminui a eficiência, mesmo estando no lado certo. O correto é criar fluxo sem obstáculos. Daí melhora a eficiência. 

Apenas um esclarecimento que a fan da gpu é intake.

Já teve diversos gabinetes mais antigos sem psu cover e que permitiam instalação de uma fan inferior entre a fonte e a gaiola de HD/ssd.
Essa fan tinha a suposição de suprir ar mais fresco para a gpu sem obstrução das gaiolas de Hd/ssd.

Atualmente existem gabinetes como Crystal 280X que permitem 2 fans inferiores, se quiser veja aqui.

Então o que quis dizer que no caso de gabinetes com psu cover, as fans inferiores não seriam muito efetivas.

Postado
1 hora atrás, razz. disse:

afinal, eu devo ou não tirar?

Eu tiraria e realocaria onde seja possível criar um fluxo constante e com a menor turbulência possível. 

Postado

Eu diria que ficaria a critério pessoal.

Apenas essa fan inferior na prática não consiga soprar o tanto de ar que poderia.
Assim acho que sua função seria mais por questões de estética.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!