Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica: Como Habilitar o Suporte a Caminhos Longos no Windows 10


ricardo_br

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Nessa dica vou explicar como habilitar o suporte a caminhos longos no Windows 10. Isso vai permitir que você crie arquivos e pastas que tenham caminhos com mais de 260 caracteres:

 

Pelo Registro do Windows:

 

Pressione as teclas WINDOWS + R para abrir o comando Executar e digite o seguinte comando: regedit e pressione ENTER

Dentro do registro do Windows siga até o seguinte local:

 

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem\

 

Dentro de FileSystem localize o valor LongPathsEnabled, clique duas vezes sobre ele e defina seu valor igual a 1

 

* Pode ser que seja necessário reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.

 

 

Pelo Editor de Diretivas Locais: (Isso só funciona nas versões pro do Windows 10)

 

Pressione as teclas Windows + R para abrir o comando executar, digite: gpedit.msc e pressione ENTER

 

Dentro do Editor de Diretivas Locais siga até o seguinte local:

 

Configurações do Computador \ Modelos Administrativos \ Sistema \ Sistema de Arquivos

 

Clique sobre o a opção: "Habilitar caminhos longos Win32" e marque como Habilitado
 

* Pode ser que seja necessário reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
18 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O aplicativo precisa dizer que suporta nomes longos (longPathAware), do contrário a API "nova" não será exposta pelo Windows. Resta saber se os desenvolvedores de aplicativos estão se preocupando em tornar seus programas compatíveis...

Estamos em 2022. Não seria por demais absurdo o próprio Explorador de Arquivos da Microsoft não suportar isso nativamente? Vamos além: Microsoft Word, Microsoft Excel e Adobe PDF também não o suportam. Simpeslemente os principais programas de escritório do mercado. Nem o mesmo o OneDrive da Microsoft suporta esse recurso de long path.. Não faz muito sentido. Adotei a solução Google Drive, ela adicionou 60 caracteres ao cominho do compartilhamento de arquivos nas máquinas, e o resultado: está dando problemas na aberturar de quase todas a pastas de arquivos (pdf, word e excel). Tá sendo um porre tentar explicar essa questão dos caminhos longos.

Executei o mesmo procedimentos nos meus 3 computadores pessoais (W10 e W11), e essa limitação de 260 caracteres ainda persiste.

Reza a lenda que a limitação passaria para 31000 caracteres... para criação de pastas e arquivos....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Alan Cardeque disse:

Estamos em 2022. Não seria por demais absurdo o próprio Explorador de Arquivos da Microsoft não suportar isso nativamente? 

 

Não tenho ideia. Uma coisa é clara pela documentação: sem o elemento longPathAware declarado como "true" no manifesto do binário, mesmo com a opção ativa no registro, a API não será modificada (para o aplicativo em questão) removendo o limite dos 260 caracteres. Caso seja "true", ainda requer a API Unicode (com final "W", como CreateFileW, MoveFileW, etc).

 

Concordo que é um absurdo nos dias de hoje, porém a plataforma Windows é assim: os caras estão sempre pisando em ovos para não quebrar compatibilidade com programas bugados. O motivo para tal recurso não ser habilitado automaticamente para todos os programas é que a API teve o limite de 260 caracteres por várias décadas e a Microsoft teme nem todos os códigos saibam lidar com o novo limite -- imagine que, num programa qualquer de terceiros, as rotinas que, por exemplo, alocam memória para armazenar o caminho (uma string da linguagem C, digamos) tenham limite rígido de 260 caracteres, ou explodam ao alocar 32767 caracteres (o novo limite, a propósito). Então tem que ser opt-in: o aplicativo precisa dizer que suporta. Mesmo assim, é evidente que os aplicativos da própria Microsoft deveriam ser os primeiros a suportarem isso. 😡

 

Esse recurso é suportado desde o Windows 10 1607. As coisas se moverem muito lentamente. 🐌 Por um lado é bom pois é difícil haver quebradeira. Por outro, uma mudança bem-vinda com essa demora uma eternidade para popularizar.

 

https://github.com/pbatard/rufus/blob/v3.17/src/rufus.manifest#L8

https://github.com/qbittorrent/qBittorrent/blob/release-4.4.0/src/qbittorrent.exe.manifest#L40

 

Alguém teria que descobrir por que cargas d'água a Microsoft não implementou pelo menos no Windows Explorer... 🤯 ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como disseram acima, estes métodos não surtem efeitos no Windows 10 mais recente, pelo menos não para o Explorer, que é o que mais interessa.


Pior que por causa dessa limitação estou tendo problemas com o Backup nativo do Windows, que deveria fazer cópias de sombra dos meus arquivos pessoais: quando o Windows tenta fazer o backup, devido o fato de o Windows acrescentar 27 caracteres no nome de todos os arquivos copiados (com data e horário em que o arquivo foi copiado), muitos arquivos passam a extrapolar o limite de 260 caracteres e então não podem ser copiados. E o pior: O Windows não avisa nada, simplesmente não copia e "fica quieto", deixando o usuário sem saber que vários de seus arquivos não foram copiados para o backup. Realmente é um serviço bem porco da MS!

 


O que não entendo é: Se o Windows tem esse limite de 260 caracteres, porque cargas d'água o Windows permite que, em algumas situações, esses arquivos sejam criados (com o limite extrapolado), só para apresentarem problemas depois????

Exemplo: Você tem uma estrutura de pastas com 250 caracteres. Aí você vai na sua 'Área de trabalho' e cria um arquivo qualquer com um nome que tenha 30 caracteres. Até aí tudo bem. Aí você move esse arquivo de 30 caracteres para a pasta de 250 caracteres (ficando um caminho total com 280 caracteres e portanto extrapolando o limite do Windows) e o Windows aceita isso normalmente, sem alertar nada o usuário. E o usuário que "se lasca" depois, quando for tentar fazer uma backup desse arquivo... Porque o Windows permite essa situação? Não faz nenhum sentido, deveria impedir que o arquivo fosse movido (pois estaria criando um caminho que iria extrapolar os 260 caracteres) e avisar o usuário do motivo! Mas não o faz.


Enfim, o backup de arquivos pessoais (também chamado de histórico de arquivos) do Windows 10 simplesmente não é nada confiável, justamente por causa dessas graves falhas do Windows em prevenir situações como as relatadas acima. (já que o backup precisa de mais 27 caracteres, o Explorer deveria limitar apenas 233 caracteres para caminho dos arquivos que o usuário cria - é a coisa mais lógica que deveria ter sido adotada).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...