Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wifi Desconectando com frequência, sobreposição de canal e rede misteriosa


doraimom

Posts recomendados

Olá.

Possuo um roteador Archer C60 da TP-link com rede 2.4GHz e 5GHz ativadas. O wifi tem caído direto, toda hora nas últimas 2 semanas.

Tentei diminuir a largura da rede 2.4 para 20MHz e diversas outras mudanças, como mudança de canal, sem sucesso em resolver o problema.

Moro em um condomínio de casas, relativamente afastadas umas das outras, e portanto, interferência é quase zero aqui.

De todo jeito, liguei o analisador de rede wifi e encontrei uma rede chamada DIRECT-0C sobreposta a minha no canal 13.

Mudei imediatamente para o canal 1 e pra minha surpresa, quase em tempo real a outra rede mudou pro canal 1 também!

Mudei outras vezes o canal e misteriosamente essa rede seguia o mesmo canal, procurando sempre interferir. Mas era tão rápida a mudança, depois das 22:00 da noite, que não me parece muito sensato pensar que era  uma atividade hacker manual de mudança. O cara ia ter que estar acordado, com as ferramentas abertas e "atacando" minha rede exatamente no mesmo segundo do dia em que mudei o canal da rede. Acho extremamente improvável isso e me parece mais uma mudança automática de algum equipamento da rede.

Imaginando que poderia ser um equipamento da minha própria rede que se conectava a rede e retransmitia no mesmo canal causando interferência eu mudei a senha do wifi.

Essa rede então continuou mudando de canal junto com minhas mudanças manuais de canal mais umas 2 ou 3 vezes, de forma menos agressiva e instantânea, depois mudou de nome para DIRECT-cg e depois simplesmente desapareceu do "radar" do analisador de wifi, ficando apenas minha rede aparecendo. (Apenas essas 2 redes wifi existiam e eram detectadas pelo analisador de wifi no meu quarto.)

 

O que parece isso tudo para vocês? O que poderia ser feito para tentar resolver essas quedas do wifi? O firmware do roteador já é última versão, desabilitei rede visitante, a rede 5GHz só funciona no modo AC, não aparece nenhuma outra rede 5GHz no "radar" do programa analisador de wifi, porém, as desconexões que ocorriam com queda do wifi ocorriam quer eu conectasse na rede 2.4GHz (que tinha o "colega" de interferência de canal da rede DIRECT-0c) quer eu me conectasse na rede 5GHz (que a princípio não tinha concorrente nenhum).

Esse nome de rede indica algum dispositivo específico conhecido?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente você pode ter sido alvo porém invasões de rede wifi não requerem uma rede extra para poder fazer ataque, as suas desconexões justamente são uma forma de fazer você liberar o "handshake" para a pessoa que estivesse tentando invadir e se isso realmente ocorreu não há muito o que se fazer no máximo reforçar a sua senha uns 10 dígitos utilizando letras e números já é suficiente ou ao menos vai deixar o trabalho mais difícil além disso você poderia estar ocultando o nome da rede e utilizando um novo porém isso gera um pequeno incomodo caso você receba visitas terá que configurar o wifi no dispositivo da pessoa, vou deixar abaixo um link de referencia e a titulo de curiosidade uma senha constituída apenas por números de até 8 dígitos pode ser facilmente quebrada em +- 10 horas enquanto as de 10 dígitos demoram pouco mais de um dia agora se você utilizar letras e números o tempo aumenta consideravelmente e acredite a pessoa não vai ter toda essa paciência, alias um ponto que eu esqueci de mencionar se você esta com wps ativo desative ele imediatamente  

https://minutodaseguranca.blog.br/novo-metodo-descoberto-para-crackear-senhas-wi-fi-wpa2/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...