Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos...

Sou técnico eletrônico porém estou um pouco enferrujado e gostaria de pedir ajuda de vocês, ou melhor tirar, uma duvida sobre uma analise que fiz no secundario da fonte de uma placa eletrônica.

É o seguinte, após análise na fonte identifiquei que o regulador de tensão LM2595S está sendo alimentado com 2.8v e verificando o datasheet dele a tensão de operação do regulador é de 4.5v a 40v. Certo, a principio achei o problema.

Antes de chegar no regulador, a tensão está saindo de uma ponte retificadora e depois por um filtro com 2 capacitores de 1000uF em paralelo e um resistor (medi o resistor e esta dando 9 ohms) entre eles.

Ao medir a tensão na saida da ponte esta dando 16.8v (tudo ok), medindo a tensão entre o primeiro capacitor e o resistor está dando 16.8v (tudo ok), porém o problema vem após o resistor, pois medindo a tensão entre o resistor e o segundo capacitor está dando os 2.8v.

Infelizmente eu não tinha um capacimetro pra medir os capacitores mas mesmo assim troquei os 2 e não resolveu.

Gostaria de uma opnião de vocês se a minha analise está correta e qual seria o problema nesse circuito ou quais outros testes eu posso realizar para resolver o problema.

Aparentemente pra mim o circuito está correto eu só não entendo o porque essa tensão de 2.8v na saida do filtro.

desde já agradeço a atenção de quem puder me ajudar.

Postado

@Mano Rob então sem o circuito ou o esquematico, fica difícil te ajudar..

29 minutos atrás, Mano Rob disse:

um filtro com 2 capacitores de 1000uF em paralelo e um resistor (medi o resistor e esta dando 9 ohms) entre eles.

mas o resistor está em paralelo entre os capacitores, ou está em serie? e o valor medido está correto, ou ele está alterado?

pergunto pois acredito que se o resistor for paralelo aos capacitores, o valor de resistência está muito baixo... mas sem ver o circuito fica difícil...

Postado

além destes componentes descritos há algum diodo zener ou outro componente que pudesse matar essa tensão? provavelmente esse CI esteja com defeito...

poste uma foto para ficar mais claro o entendimento. 

Postado

23 minutos atrás, Phenom_X4 disse:

@Mano Rob então sem o circuito ou o esquematico, fica difícil te ajudar..

mas o resistor está em paralelo entre os capacitores, ou está em serie? e o valor medido está correto, ou ele está alterado?

pergunto pois acredito que se o resistor se for paralelo aos capacitores, o valor de resistencia está muito baixo... mas sem ver o circuito fica difícil...

O resistor está em série. É um resistor SMD que eu nunca tinha visto antes portanto eu não sei dizer qual é o valor dele. Tem um simbolo que parece um "W" e o numero 14. Segue foto dele em anexo.

Obs: Antes que pergunte, eu retirei o resistor pra medir e dps soldei de novo, por isso ele está um pouco torto. Mas testei novamente no circuito e ele não está aberto.

21 minutos atrás, lucas35 disse:

além destes componentes descritos há algum diodo zener ou outro componente que pudesse matar essa tensão? provavelmente esse CI esteja com defeito...

poste uma foto para ficar mais claro o entendimento. 

Mandei a foto em anexo da parte do circuito em questão. Como você pode ver na foto existe um diodo no final do filtro e antes do CI.

Não dá pra dizer que o CI está com defeito pois ele não está sendo alimentado corretamente. Aparentemente essa tensão de 2.8v que alimenta o CI que precisa ser corrigida certo?

Minha duvida é qual a tensão correta que deveria estar saindo no final do filtro. Não seria os mesmos 16.8v?

1608606833434.jpg

1608607268425.jpg

Postado
6 minutos atrás, Mano Rob disse:

Tem um simbolo que parece um "W" e o numero 14.

bom.. sendo em serie acredito que o valor baixo está correto, mas desse tipo aí também nunca vi...

Postado

Duas coisas: esse resistor está alterado ou o CI está em curto. 

Teste a continuidade desse Ci, do lado que está no resistor para o terra. 

Se estiver com qualquer valor abaixo de 100R ele está ruim. 

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Duas coisas: esse resistor está alterado ou o CI está em curto. 

Teste a continuidade desse Ci, do lado que está no resistor para o terra. 

Se estiver com qualquer valor abaixo de 100R ele está ruim. 

Me corrija se eu estiver errado, mas se tensão na entrada do CI está 2.8v não era pra ele estar interferindo nesse circuito, certo? Eu só conseguiria testar a saida do CI se a tensão de entrada dele fosse entre 4.5 - 40v conforme o datasheet. Mas mesmo assim fiz o teste que você pediu e está dando 480 entre os pinos 2 e 3 (Vin e GND) do CI.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Sem o esquema fica muito pela troca de figurinhas-de-apostas com experiências particulares passadas.

Infelizmente não tenho o esquemático dessa placa. Desenhei o esquema que estou vendo aqui na placa com anotações de medições que tive e vou colocar em anexo.

1608640374229.jpg

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

R1 pode ser um fusível rearmável

TN500_MINISMDC.jpg

se fosse resistor estaria fervendo e enfumaçando.

Como já lhe foi exposto, meça curtos ou R baixa em c2,d1,d3 e etc...

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

1608606833434.jpg

1 hora atrás, .if disse:

olhando essa foto... parece que ele saiu de posição e está fora da trilha.. até mesmo fechado um possível curto..

• Amei 1
Postado
5 horas atrás, .if disse:

TN500_MINISMDC.jpg

se fosse resistor estaria fervendo e enfumaçando.

Como já lhe foi exposto, meça curtos ou R baixa em c2,d1,d3 e etc...

Interessante, eu já conhecia os PolySwitchs mas nunca tinha visto nesse formato, mais uma no aprendizado, obrigado. Qual a melhor forma de analisar os curtos? Eu só possuo um multímetro sem capacimetro para os testes. Eu irei retirar da placa o CI e o Diodo pra fazer as medições e ligar sem esses componentes (Talvez eu só deixe o diodo se estiver ok) pra ver se a tensão após o fusível muda.

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

C2 ou C3 com fuga?

D1 é o que?

os capacitores C1 e C2 são novos como ja havia informado, o C3 é um capacitor SMD que está servindo só como uma filtragem da tensão. D1 é um diodo.

4 horas atrás, Phenom_X4 disse:

1608606833434.jpg

olhando essa foto... parece que ele saiu de posição e está fora da trilha.. até mesmo fechado um possível curto..

ele só está um pouco torto porque como é smd ele é bem pequeno e estava um pouco complicado de manusear ele pra solda, mas ficou soldado corretamente e não há curto com a solda. Mas mesmo assim vou tentar ajeitar ele.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Mano Rob disse:

os capacitores C1 e C2 são novos como ja havia informado

Ser "novo" não elimina a possibilidade de ter fuga.

7 minutos atrás, Mano Rob disse:

o C3 é um capacitor SMD que está servindo só como uma filtragem da tensão

A aplicação também não.

7 minutos atrás, Mano Rob disse:

D1 é um diodo.

Mas de que tipo?

Postado

Atualização... Amigos...

Retirei o CI do circuito e agora toda a linha positiva está com tensão de 37v.

Pelo jeito o próximo passo agora seria trocar o CI, certo?

31 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Mas de que tipo?

O diodo acredito que seja um retificador de uso geral. tem uma inscrição nele "GEM 88" mas não consegui achar nada na internet sobre ele. Testei o diodo fora da placa e está ok.

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, Mano Rob disse:

Certo. 

Mas os 37V parece ser muito, afinal da pra ver que o capacitor é de 35V.

• Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, Mano Rob disse:

não necessariamente. Meça sua entrada e saída com multimetro na escala diodo. Valores abaixo de .300 = há suspeitas. Pode ser o ci ou algo que ele alimenta.

• Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Certo. 

Mas os 37V parece ser muito, afinal da pra ver que o capacitor é de 35V.

Perdão, eu estava medindo na escala errada (~). Na verdade a tensão positiva está em 16v.

3 horas atrás, .if disse:

não necessariamente. Meça sua entrada e saída com multimetro na escala diodo. Valores abaixo de .300 = há suspeitas. Pode ser o ci ou algo que ele alimenta.

Desta vez consegui confirmar um defeito no CI. Coloquei o CI novamente no circuito e deixei só o pino V(out) fora do circuito pra medir a tensão de saida, e a tensão de saida do regulador é o mesmo da entrada ou seja os mesmos 16v, o correto deveria ser 3.3v.

Portanto é bem provavel que tenha queimado mais algum componente após o regulador, ou não, não sei, mas ao soldar todos os pinos do CI no circuito novamente estou tendo as mesmas tensões iniciais que tive ao iniciar o topico, porém a tensão de saida do CI V(out) fica em 0v. Essa tensão de 0v já era a inicial porém eu só não tinha informado esse valor de saída do CI.

Ok. Sei que o próximo passo agora seria trocar o CI, mas eu não corro o risco de queimar ele se eu colocar o novo no circuito?

Qual seria o próximo passo para analise do circuito? Eu teria que arrumar uma fonte externa de 3.3v para alimentar a trilha de saída do CI e analisar os próximos componentes do circuito? Se eu colocar essa fonte externa e tiver mais algum componente em curto eu posso danificar ainda mais o circuito?

Obrigado pela ajuda de quem está comentando, estou aprendendo com vocês.

Ah... pesquisei sobre esse LM2595s-3.3 e não estou achando pra comprar. Essa placa é antiga e acho q esse componente tb. Alguém tem alguma sugestão de regulador de tensão com 5 pinos com saida 3.3v que poderia substituir esse componente?

Postado

@Mano Rob em qualquer regulador, se ligar somente a entrada a tensão de saída será sempre a mesma, não importa se o regulador está bom ou ruim. 

O segredo é quando coloca o terra, se estiver bom temos a tensão normal da fonte na entrada (no caso 16V) e regulada na saída de 3V3.

Quando está ruim temos várias possibilidades:

No seu caso, a entrada está em curto derrubando a tensão de entrada. 

Mas existe outra, que é o regulador aberto, mantendo a tensão de entrada e sem nada na saída. 

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Mano Rob em qualquer regulador, se ligar somente a entrada a tensão de saída será sempre a mesma, não importa se o regulador está bom ou ruim. 

O segredo é quando coloca o terra...

Talvez eu não fui claro na minha explicação, mas eu quis dizer que coloquei o CI no circuito e soldei todos os pinos, inclusive o terra, exceto o pino de saída V(out), pois eu precisava saber qual era tensão de saída do CI sem alimentar nenhum componente a frente dele.

Fiz certo, não?

Desta forma a tensão de saída não deveria ser 3.3v?

Postado
15 minutos atrás, Mano Rob disse:

Desta forma a tensão de saída não deveria ser 3.3v?

Se fosse um regulador linear, a resposta seria sim. 

Mas no seu caso é um regulador chaveado, ele precisa de um retorno pra regular a tensão. 

Se deixar a saída solta o retorno que no caso é o pino 4 fica livre. 

Veja o esquema abaixo, veio do datasheet do regulador. Provavelmente os componentes presentes nele estão na sua placa:

20201222_232304.thumb.jpg.e70ae0ba222655f5ba59e9b9222246af.jpg

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88 entendi, entendi!
Então se for ver eu só posso saber realmente se o CI está com problema ou não se eu tirar ele do circuito e montar novamente em uma protoboard com os mesmo componentes mostrados no esquematico do datasheet?

Tem alguma outra forma de fazer um teste pra saber se esta com defeito?

Quando você disse que a entrada está em curto, você quis dizer a entrada do CI? Se sim então ele esta com defeito, certo?

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Mano Rob disse:

Quando você disse que a entrada está em curto, você quis dizer a entrada do CI?

Eu li assim:

53 minutos atrás, Renato.88 disse:

No seu caso, a saída está em curto derrubando a tensão de entrada. 

Postado
16 horas atrás, Mano Rob disse:

Então se for ver eu só posso saber realmente se o CI está com problema ou não se eu tirar ele do circuito e montar novamente em uma protoboard com os mesmo componentes mostrados no esquematico do datasheet?

É uma maneira. 

Mas o curto pode ser depois do CI também. 

Veja, com o CI fora da placa você pode medir a resistência entre aquela bobina e o terra. 

Ou com o CI na placa também da pra interromper a ligação da bobina em diante. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!