Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos...

Sou técnico eletrônico porém estou um pouco enferrujado e gostaria de pedir ajuda de vocês, ou melhor tirar, uma duvida sobre uma analise que fiz no secundario da fonte de uma placa eletrônica.

É o seguinte, após análise na fonte identifiquei que o regulador de tensão LM2595S está sendo alimentado com 2.8v e verificando o datasheet dele a tensão de operação do regulador é de 4.5v a 40v. Certo, a principio achei o problema.

Antes de chegar no regulador, a tensão está saindo de uma ponte retificadora e depois por um filtro com 2 capacitores de 1000uF em paralelo e um resistor (medi o resistor e esta dando 9 ohms) entre eles.

Ao medir a tensão na saida da ponte esta dando 16.8v (tudo ok), medindo a tensão entre o primeiro capacitor e o resistor está dando 16.8v (tudo ok), porém o problema vem após o resistor, pois medindo a tensão entre o resistor e o segundo capacitor está dando os 2.8v.

Infelizmente eu não tinha um capacimetro pra medir os capacitores mas mesmo assim troquei os 2 e não resolveu.

Gostaria de uma opnião de vocês se a minha analise está correta e qual seria o problema nesse circuito ou quais outros testes eu posso realizar para resolver o problema.

Aparentemente pra mim o circuito está correto eu só não entendo o porque essa tensão de 2.8v na saida do filtro.

desde já agradeço a atenção de quem puder me ajudar.

Postado

@Mano Rob então sem o circuito ou o esquematico, fica difícil te ajudar..

29 minutos atrás, Mano Rob disse:

um filtro com 2 capacitores de 1000uF em paralelo e um resistor (medi o resistor e esta dando 9 ohms) entre eles.

mas o resistor está em paralelo entre os capacitores, ou está em serie? e o valor medido está correto, ou ele está alterado?

pergunto pois acredito que se o resistor for paralelo aos capacitores, o valor de resistência está muito baixo... mas sem ver o circuito fica difícil...

Postado