Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera o windows ta me alertando a um tempo que tem um problema no disco rigido,mas até agora não deu problema,ontem sai do win 8.1 para o 7 formatando,e agr ta aparecendo dnv esse aviso,pesquisei um pouco e vi aqui mesmo para baixar um app hd tune para verificar,instalei verifiquei e n sei com funciona,gostaria que vcs me ajudasse a saber se vou precisar trocar ou nao,segue a foto em baixo.

Sem título.png

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Bryan Liaris disse:

galera o windows ta me alertando a um tempo que tem um problema no disco rigido,mas até agora não deu problema,ontem sai do win 8.1 para o 7 formatando,e agr ta aparecendo dnv esse aviso

Primeiramente, tire da cabeça a ideia de que "deu problema? formata que resolve" pois agora você sabe que MUITAS VEZES os erros e avisos indicados pelo S.O ou por outros programas estão relacionados a algum provável defeito FÍSICO em alguma peça.

16 minutos atrás, WILLIAM MIYADA disse:

@Bryan Liaris pelo jeito o HD tune é mais preciso na avaliação dos parâmetros.

Nenhum software é mais preciso que o outro, pois muitas vezes você precisa recorrer a diferentes programas (HDSentinel, Seatools, Data Lifeguard, SSD Manager, etc.) para que ele consiga identificar os parâmetros corretamente (visto que os valores de cada parâmetro não são padronizados, ou seja, cada fabricante define os seus valores, por tanto, o ideal é que você utilize o software do fabricante em um HD/SSD desse mesmo fabricante).

11 horas atrás, Bryan Liaris disse:

Sem título.png

O seu HD aparentemente está nas ultimas, a taxa de leitura está extremamente baixa (minimo de 2,4MB/s), isso indica que o HD já está muito velho, mas isso pode estar ocorrendo pelo que vou descrever abaixo:

32 minutos atrás, Bryan Liaris disse:

tambem fiz o teste e deu isso

teste.png

"Interface CRC Errors Count" = Falhas na transferência de dados (provavelmente por mal contato ou danos no cabo do HD)
"End-to-End error" = Falhas no envio de dados entre a unidade e a memória RAM (isso é, o HD/SSD está falhando em enviar dados para a memória RAM, provavelmente por danos no cabo SATA ou no próprio HD).

Recomendação: compre outro cabo SATA. Após adquiri-lo e conecta-lo, execute este procedimento:

1- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3
Abra-o, selecione seu HD e faça o teste rápido (pode levar alguns minutos) e o teste extenso (esse pode demorar algumas horas). Após a conclusão dos testes, veja se foi indicado algum erro, após isso clique no ícone da folha ao lado de "to View SMART data", tire uma print e poste aqui.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Bryan Liaris disse:

@GabrielLV eu tenho um segundo hd onde fica meus arquivos,posso usar o cabo sata desse hd para fazer o teste?

Pode, mas recomendo que compre outro cabo SATA, do contrário você estará usando o mesmo cabo defeituoso no seu HD secundário.

PS: Cabos SATA custam cerca de 5 reais, e você acha facilmente em qualquer loja de informática.

https://www.kabum.com.br/produto/12762/cabo-sata-180-180-s-logo-pc-cbst04

Postado
7 minutos atrás, GabrielLV disse:

Pode, mas recomendo que compre outro cabo SATA, do contrário você estará usando o mesmo cabo defeituoso no seu HD secundário.

PS: Cabos SATA custam cerca de 5 reais, e você acha facilmente em qualquer loja de informática.

https://www.kabum.com.br/produto/12762/cabo-sata-180-180-s-logo-pc-cbst04

Sim vou comprar,mas é so esse erro do cabo sata ou o hd tem outro problema?

• Membro VIP
Postado

Aparentemente o erro persistiu mesmo após a troca do cabo SATA. Com o cabo SATA ainda sendo utilizado, faça o seguinte:

Abra o HDTune, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 

Postado
2 horas atrás, GabrielLV disse:

Aparentemente o erro persistiu mesmo após a troca do cabo SATA. Com o cabo SATA ainda sendo utilizado, faça o seguinte:

Abra o HDTune, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 

não tenho certeza se foi o teste certo mais ta ai

Sem.png

eu também olhei meu segundo hd e ele tambem ta escrito "Interface CRC Errors Count"será q os 2 cabo sata estão com problema?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Bryan Liaris disse:

eu também olhei meu segundo hd e ele tambem ta escrito "Interface CRC Errors Count"será q os 2 cabo sata estão com problema?

Por você ter substituído os cabos e colocado o cabo ruim no HD secundário, é provável que ele também tenha identificado o mesmo alerta.

E comparando os dois resultados da análise que você fez no HDTune: 

image.png

Repare que, após a troca do cabo SATA, os gráficos estão completamente diferentes: O primeiro (com o cabo defeituoso) mostrava que o tempo todo existiam quedas bruscas na caixa dos 10+- MB/s de taxa de leitura, enquanto que com a troca do cabo, a taxa de leitura está com variações de velocidade extraordinariamente menores comparados com a primeira.

Ou seja: o cabo de fato estava defeituoso, pois quando ele estava conectado, o HDTune estava o tempo todo com baixas taxa de leitura (e quedas bruscas no gráfico), enquanto que com o cabo "não-defeituoso", a taxa de leitura está mais "limpa".

Conclusão: o culpado pelo problema era de fato o cabo. Providencie um novo cabo assim que for possível.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Bryan Liaris disse:

@GabrielLV Então posso por enquanto continuar usando o pc até comprar um cabo novo?amanhã ja devo comprar

Sim.

Após adquiri-lo, refaça o teste do HDTune que mencionei acima nos dois HDs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!