Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Precisa de programar um microcontrolador pra ele, já que não existe (ou pelo menos eu nunca vi) um decodificador próprio. 

Nos testes que eu fiz com um display desses não existe um terminal comum, pois formam uma matriz 4 x 4. Um total de 16 segmentos que são os dois dígitos + os pontos decimais. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, Guilherme Oliveira Lopes disse:

Você sabe quais devem ser ligados para formar cada numero?

Não, existem vários displays desses. 

Cada um com uma ligação diferente. 

Testando os segmentos da pra desenhar e saber como é. 

Me lembrei que além do micro controlador usam o ci 74HC244, ele faz a função de buffer e consegue cortar a tensão nos segmentos que ficam apagados. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

Se em português não rolou, então pesquisemos em inglês

9 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

este display precisa de multiplex para funcionar ao contento.

5 horas atrás, Renato.88 disse:

não é o multiplex comum.

1.jpg>1k.txt😁. Meu voto vai para...

nNXUHngK6m-JT0BVPrQJKASzkrGKvLJay044K2xx

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Caso seja o do autor, aquele...

27 minutos atrás, rjjj disse:

tipo de display conjunto emprega uma forma de multiplexação

... ligeiramente bem diferente do exemplo que gentilmente publicaste. Percebe p.ex. segmentos A e D em contato no mesmo dígito.

Algo como uma matriz tridimensional, é um bom desafio pro intelecto fazê-lo operar a contento.😁

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, .if disse:

1.jpg>1k.txt😁. Meu voto vai para...

nNXUHngK6m-JT0BVPrQJKASzkrGKvLJay044K2xx

Procurei esta imagem, pra ilustrar meu post mas não encontrei, de qualquer forma é:

Em 26/12/2020 às 12:18, Renato.88 disse:

uma matriz 4 x 4. Um total de 16 segmentos que são os dois dígitos + os pontos decimais

• Membro VIP
Postado

http://www.snowdragonledhk.com/new-two-digit-40.htm

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Procurei esta imagem, pra ilustrar meu post mas não encontrei

mérito do amigo @Lucca Rodrigues que sugeriu ...

20 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

O algoritmo pra controle individual dos leds não é tão simples como...

Em 26/12/2020 às 12:18, Renato.88 disse:

uma matriz 4 x 4

6 horas atrás, .if disse:

Caso seja o do autor, aquele...

...display sd-4201gx/hx ou similar

Postado

Boa tarde, descobrir como usa. Eu cataloguei cada combinação para ligar cada segmento. Para formar alguns segmentos, é necessários inverter os terminais negativo e positivo, desta forma ele acende um segmento de cada vez, mas de uma forma tão rápida que não é perceptível ao olho humano, assim dando a impressao de estar ligando os todos segmentos. Para fazer ele funcionar tive que usar o Arduino com um código bastante simples.

Aqui se encontra o código que usei para mostrar o numero 1, no 2 digito.

Display com pinagem compartilhada.zip

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Guilherme Oliveira Lopes disse:

um código bastante simples.

😡😥😲

😁😁:tw_thumbsup:

3 minutos atrás, Lucca Rodrigues disse:

botão Code pra postar códigos

boa ... eu nem baixei ... de vergonha de ver kk

14 minutos atrás, .if disse:

controle individual dos leds não é tão simples

🤪

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

O tópico foi resolvido e eu não vi indubitavelmente o seu objeto.

Os displays que achei na net são 10 pinos, então ou ele se enganou na 1ª vez que falou aqui, ou é algo meio específico.
Aguardaremos resposta do autor. Confesso que tenho algum dúvida que o que ele está fazendo é controle mesmo. Talvez seja alguma função de teste mesmo que ele ativou. Ou ele está diante de um placa que recebe binário e através do seu código a placa entendeu algo como binário.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Os displays que achei na net são 10 pinos

Algum motivo pra não ver o duplo de 8 que publiquei? (de fato a imagem some as vezes. Se quiser clique no link do amigo @Lucca Rodrigues que verás os de 8 pinos)

21 horas atrás, Guilherme Oliveira Lopes disse:

#define segmentoB 10
#define segmentoC 8

void setup() {
  pinMode(segmentoB, OUTPUT);
  pinMode(segmentoC, OUTPUT);
}

void loop() {
  digitalWrite(segmentoB, HIGH);
  digitalWrite(segmentoC, LOW);
  digitalWrite(segmentoB, LOW);
  digitalWrite(segmentoC, HIGH);
}

Que bom que conseguiu decifrar. E que bom também que não conseguiu ainda o controle completo. Me assustou😁. Por enquanto posso então manter minha observação sobre a não simplicidade deste,ok? 😁. Mas sim, estás no caminho certo: decifrar pino a pino as conexões e fazer as ligações coerentes.

Dica: hás de lançar mão do recurso de interrupção de um timer qualquer pra fazer a varredura consistente com as conexões atípicas deste display (se for o que indicamos) de uma tabela com o desenho do caracter indexada pelo dígito ou código deste.😬

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, .if disse:

Algum motivo pra não ver o duplo de 8 que publiquei? (de fato a imagem some as vezes. Se quiser clique no link do amigo @Lucca Rodrigues que verás os de 8 pinos)

Não tinha aberto todos links.
Acho que agora eu entendi.
Confesso que nunca mexi num desses.

Mas não entendi como controlar ele por controlador. Mas de fato, é bem mais chato que um lcd de 16x02, e usa mais pinos ainda....

• Membro VIP
Postado

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Confesso que nunca mexi num desses

2

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Mas não entendi como controlar ele por controlador

Se tivesse entendido de imediato seria um menino prodígio (como suspeitei sobre o autor😁).

Assim...: ele (+1 vez: se for o do autor) não tem um 'controlador'. São só leds interligados de maneira especial.  O 'controlador' seria o algoritmo que já mencionei genericamente lá atrás. Pra 'este' caso há de fato meio que se dar uma personalizadinha básica pois olha que loucas conexões

b0P9MOK.jpg (a figura sumiu de vez mas capturei ela)

• Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, .if disse:

Pra 'este' caso há de fato meio que se dar uma personalizadinha básica pois olha que loucas conexões

b0P9MOK.jpg

é bem doido mesmo você tem que multiplexar os segmentos no mesmo digito... por ex. pino1 seg.A e seg.D do DIG1. Só pra escrever em um digito, nos dois "Buga" a mente fácil.....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!