Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, num circuito de flip-flop com o CD4013 alimentado de forma assimétrica (um bateria de 3,7v), desses que a gente encontra às pencas pela Internet afora, a saída é sempre Q, o transistor que "draiva" (existe isso?!) a carga é sempre NPN e /Q está sempre ligado com D. Faz sentido porque quando Q fica alta, fica quase Vcc, enquanto /Q, com esse tipo de alimentação nunca fica abaixo de zero volts, como ficaria se a fonte fosse simétrica.

 

Mas será que dá certo usar /Q como saída, mesmo ficando zero ou quase isso, apenas invertendo: conectar Q com D e usar um transistor PNP (TIP127) para a carga? A carga vai ser de uns 1A, não chega a 1,5A jamais. Se bem que esse TIP tem perda de 1,4v porque é darlington, né? É que eu queria fazer um flip-flop que cortasse o positivo duma bateria dessas, de 3,7v... Será que dá?

Ou com um BC558 "draivando" o TIP127, talvez... Mais transistor, rs... haja perda.

Bem, será que tem como, de alguma forma?

 

  • Membro VIP
Postado

você quer acionar com zero? Sim o pnp se presta pra isso. Considere p.ex. tip30 ou bd136,8,40. Sim, considere perdas. Publique desenhos.

  • Curtir 2
Postado

Vamos ver se desenhei certo, rs...

 

O conjunto 4013+TIP127 é esse aí: inverti o 4013 ligando Q a D (no tradicional, em D está ligado /Q), prá pegar invertido. A ideia é começar desligado.

 

Tô tentando usar /Q para poder usar PNP (no caso, TIP127) e assim cortar pelo positivo. Não coloquei no desenho mas tem uns "amortecedores" na chave que vai a CLK, no pino 11. Outra coisa que não coloquei mas que tem é que tudo que é entrada no 4013 do outro lado tá indo para o GND.

 

1472132838_novacaixinha.thumb.jpg.117b98cb85cd656372891389eba52f6b.jpg

 

Tem um outro PNP ali embaixo, um BC558, se não for abuso...

Aquele lá não sei se tô acertando mas... deve trabalhar assim: quando a tensão de saída do 358 é positiva, pisca o led azul porque a saída do chip do bluetooth para o led é negativa. E quando a saída do 358 fica negativa (porque a bateria tá < 3,3v), aí o led que pisca é o vermelho. Será que esse tá certo?

 

Quase esqueci: ajustei o step-up para dar 6,4v na saída por causa da perda no TIP127, prá levar 5v para o bluetooth e para o amplificador. Mas se a gente trocar esse TIP por um PNP desses que você falou, quem sabe dá para deixar ali com 5,7v, mais ou menos...

Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

inverti o 4013 ligando Q a D (no tradicional, em D está ligado /Q), prá pegar invertido.

Se ligar Q no D não funciona. 

É obrigatório D no Q/. 

Pode ligar o transistor no Q/ que funciona invertido. 

 

Outra maneira de inverter as coisas é colocar aquele RC na entrada S ao invés da R. Assim o flip flop parte na alimentação com Q em 1.

 

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Ou com um BC558 "draivando" o TIP127, talvez... Mais transistor, rs... haja perda.

Bem, será que tem como, de alguma forma?

 

Ao contrário, com mais um transistor fica melhor. 

No uso dos pnp de potência eu sempre uso um BC548 antes, pois assim quando tem tensão na base do BC548, também tem no coletor do pnp de potência. Isso também ajuda na hora de trabalhar com tensões diferentes. 

imagem4.GIF

Falo do circuito da direita, que faltou o resistor de base do TIP127. 

No lugar da bateria de 5V se colocar o Q do 4013, a lâmpada inicia apagada. 

  • Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Falo do circuito da direita, que faltou o resistor de base do TIP127. 

No lugar da bateria de 5V se colocar o Q do 4013, a lâmpada inicia apagada.

Que maravilha! Porque não aí precisa nem mexer no 4013, fica no jeito padrão, que tá funcionando muito bem hoje. Vou montar assim, então, só mudando de 547 para 548, que é o que tem aqui.

 

Agora, entre o emissor e a base do 127 você colocou R2=1k. Será que devo fazer igual com o 558 que tá no circuito dos leds indicadores de bateria?

Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Agora, entre o emissor e a base do 127 você colocou R2=1k. Será que devo fazer igual com o 558 que tá no circuito dos leds indicadores de bateria?

Não. 

Só conserta o meu desenho na hora de fazer:

R2 deve ser de 2k2

E falta outro resistor entre a base do TIP127 e o coletor do BC548. 

  • Curtir 1
Postado

Se der para dar uma checada, dei uma estudada nos DS e tô pensando o seguinte, Xará:

 

Para o TIP127 entregar 5v, a alimentação, tanto para ele quanto para o BC548, será com 6,4v. É que o TIP perde 1,4v. Já o BC perde 0,7v.

 

Então R para a base do TIP:

 

O TIP127 precisa entregar no máximo 1,5A. Como seu ganho é 1000, precisa de 0,0015A na base. Para dar uma folga, vamos colocar 0,002A na base. A tensão de saída do BC548 é 5,7v. R=V/I e R da base do TIP127 fica 2.850ohm. R entre o coletor do BC548 e a base do TIP127 = 2K2ohm. Coincidiu com R2 do seu circuito... Mas será que nesse caso dá para diminuir aquele R2 entre o emissor e a base, para poupar a bateria? É que na verdade ainda não entendi para que serve esse R2...

 

Bom, continuando...

 

O BC548, como precisa entregar 0,002A e tem hFE de 100, ele precisa de 0,0002A (0,2mA) na base. Dando a folga, vamos por 1mA na base dele. Como a tensão ali é de 6,4v, R da base do BC548 fica 6k4ohm. Valor comercial = 6k2.

 

Que você acha?

Postado

E sobre o outro transistor, o BC558 na saída do módulo de bluetooth, funciona assim: na plaquinha tem um led. O anodo desse led está ligado direto em Vcc e o catodo vai lá para dentro do chip. Quando o bluetooth está apenas ligado, esse led pisca rápido. Quando o bt está pareado, ele fica aceso direto. E quando está tocando, ele pisca lentamente.

 

Hoje esse led foi extirpado. No ponto da placa que ia ao catodo há um fio que, via 1kohm, chega a um led (azul) no painel e daí vai ao positivo.

 

No painel tem também um outro led, vermelho, ligado a um circuito de um LM358 e um 555. Esse circuito faz esse led piscar quando a bateria fica abaixo de 3,2v. Desse ponto até que a bateria bata nos 2,8v, ficam piscando dois leds: o azul, que já piscava por causa do bt, e esse, porque a bateria está acabando, em ritmos diferentes.

 

Isso funciona bem mas eu gostaria de fazer diferente, tanto porque, quando esses dois leds piscam o aparelho todo fica parecendo uma árvore de natal, quanto para poupar uma bateria que, afinal, está no fim. Então pensei em fazer assim: quando a bateria estiver boa, o led que pisca é o azul. Quando a bateria estiver acabando, a piscada é a mesma do bt, só que no led vermelho.

 

Para isso botei aquele BC558 na saída do bt para led. Quando a tensão no LM358 for positiva (a bateria estiver acima de 3,3v), pisca o led azul. O led vermelho não pisca porque seu catodo está recebendo o positivo da saída do LM358. Mas quando a bateria ficar abaixo de 3,3v, o LM358 terá algo muito perto de zero na saída. Nesse momento, pisca o led vermelho, porque está recebendo a saída do BC558. Também nesse momento o led azul para de piscar, já que estará recebendo zero volts em seu anodo.

 

Botei um resistor de 1k entre a saída da placa para led e a base do BC558 mas só para cumprir tabela. A corrente que "sai" do CI da placa (na verdade, entra, porque ali é negativo) deve ser pequena, só para acender um led mesmo. Digamos que seja de 20mA, vá... Como o BC558 tem hFE de 100, coloquei um R que chutei 3k3 em paralelo com o led vermelho.

 

E nessa parte do circuito já estava com dúvida sobre o R de 1k na base do BC558. Agora, com esse outro R entre o emissor e a base do TIP127, que também é PNP, fiquei mais em dúvida ainda...

Postado
6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

É que na verdade ainda não entendi para que serve esse R2...

Dando uma estudada aqui fiquei com a impressão de que esse R2 pode ser enorme, no nosso exemplo poderia ser até 220k. É que esse resistor serviria só para garantir que a base fique levemente positiva se não estiver conectada ao negativo. Ou seja, esse R2 formaria um divisor resistivo com o resistor da base, alguma coisa como "a base só ficará negativa quando ficar específica, declarada, explicita e acachapantemente negativa, fora disso garantirei que a base ficará positiva", será que é isso mesmo?

Postado
12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Para o TIP127 entregar 5v, a alimentação, tanto para ele quanto para o BC548, será com 6,4v. É que o TIP perde 1,4v. Já o BC perde 0,7v.

Perde não. 

Já fiz esse circuito muitas vezes e a tensão que o transistor entrega é a mesma da alimentação. 

O transistor menor compensa esse 1,4V.

Só jogar pelo menos 0,7V na base do BC que terá 5V no coletor do TIP127. 

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

É que na verdade ainda não entendi para que serve esse R2...

Serve pra cortar o TIP, sem ele não desliga quando realmente for pra desligar. 

 

6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Dando uma estudada aqui fiquei com a impressão de que esse R2 pode ser enorme, no nosso exemplo poderia ser até 220k. É que esse resistor serviria só para garantir que a base fique levemente positiva se não estiver conectada ao negativo

Não é bem assim, se colocar muito alto também não funciona. 

E tanto faz o valor, o consumo é o mesmo, quase nada, pois está do lado que o transistor não conduz. 

11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E nessa parte do circuito já estava com dúvida sobre o R de 1k na base do BC558. Agora, com esse outro R entre o emissor e a base do TIP127, que também é PNP, fiquei mais em dúvida ainda

Aí depende, tem casos que usa o resistor, outros não precisa e tem outros casos mais cabeludos que entra diodos também. 

  • Curtir 1
Postado

Valeu, gratíssimo!

Vou tentar Rb do TIP127 com 2k2 e R2 com 22k, então. Já o BC558, boto 1N4001 com o catodo virado para o BT e em série com o 1k e pronto. Vamos ver no que dá...

 

Vou aproveitar e deixar aqui votos de saúde e sorte para você, caro (e para quem mais ler esse post, rs...)

 

Um abraço e mais uma vez obrigado! Até o ano que vem!

  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!