Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como exportar imagem no photoshop sem alteração de cor


Posts recomendados

Olá

 

Eu uso o photoshop a um tempinho para desenhar e tem muita coisa no programa que eu não entendo ainda muito bem. Uma delas é a questão da cor na hora de exportar.

 

Quando eu crio um arquivo novo, deixo na configuração padrão que é RGB 8 bits, porém quando vou exportar a cor muda muito. 

Na imagem em anexo a opção do meio é como eu vejo no photoshop e como eu queria que ficasse ao exportar. A opção da esquerda é quando a opção "Converter para sRGB" esta desligada e a opção da direita é quando esta ligada.

 

Ou as cores ficam muito mortas ou então muito saturadas e com contraste alto. Será que alguém consegue me ajudar?

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

As opções de cores no Photoshop podem ser alteradas dependendo para o formato de arquivo a ser exportado. 

 

É possível alterar uma imagem do modo original (modo de origem que você trabalha) para um modo diferente (modo de destino - quando vamos salvar). Mas isso depende para qual formato de destino será salvo a imagem.

 

Quando um modo de cores diferente é escolhido para uma imagem (isso na hora de salvar), os valores de cor são permanentemente alterados nessa imagem de acordo com o formato, um exemplo, quando vamos converter uma imagem RGB em modo CMYK, os valores de cor RGB fora do gamut de CMYK (definido pela configuração da área de trabalho CMYK na caixa de diálogo Configurações de Cores) são ajustados para se encaixarem nesse gamut. Conseqüentemente, alguns dados da imagem poderão ser perdidos e não serão recuperados se essa imagem for convertida de CMYK em RGB novamente, e então a cor fica diferente. 

 

Há uma opção que permite exportar em camadas porém essas funções percebi  somente a partir do Photoshop  2015, e claro não é usada em todos os casos, sendo assim vamos por um outro padrão.  

 

Seu Photoshop está em português? Se sim... Experimente ir na barra de ferramentas do mesmo. 

 

Clique em Visualizar (View - se for em inglês) - Clique na primeira opção Configuração de Prova. Por padrão o Photoshop já deixa a cor na configuração de prova do CMYK ativo, mas você pode alterar essa configuração da cor de prova para a cor que você achar que se aproxima mais ao resultado do seu trabalho, seja para imprimir, seja para salvar, enfim... Você pode alterar tanto para cada um dos canais de modos de cores que está sendo utilizando em seu trabalho, como também você pode através dessa opção utilizar um modo de cores específico selecionando o perfil de cores desejado (nessa opção o Photoshop já traz alguns perfis).

 

Então além de você trabalhar em CMYK nessa opção, você precisa selecionar um perfil de cores corretos para que as cores sejam representadas de acordo com a impressão, estabelecimento gráfico, enfim o destino do seu trabalho.  Caso não encontre um perfil correto para o seu trabalho, você pode personalizar o mesmo, nesse caso no menu:

Visualizar

Configurações de Prova

Personalizada

 

Ali você poderá escolher o perfil de cores que você vai utilizar nesse trabalho que está fazendo, a maioria dos ambientes de trabalho quando vou preparar algo no Photoshop utiliza geralmente o padrão FOGRA39, ao menos aqui muitas gráficas trabalham nesse padrão, não sei como é aí na sua região. No modo personalizado também vai permitir que você simule a cor impressa e a tinta preta, para se ter uma ideia de como ficaria o trabalho impresso.  Resumindo tem inúmeras opções que você ir verificando com tempo.  Ao usar essa opção, o Photoshop vai destacar as cores que não podem ser representadas ou que terão alterações em seu trabalho ao exportar o mesmo. Nessa mesma opção de View há uma aba do Gamut, ao você selecioná-la ele vai destacar as cores que possivelmente serão alteradas na execução do seu trabalho, desmarcando voltará ao normal. 

 

Essas opções servem apenas para a visualização correta do seu trabalho, ok, ele não converteu o arquivo ainda, ele está apenas exibindo como ficará o seu projeto. Lembro que isso você fará só quando terminar as devidas alterações em seu trabalho. 

 

Feito isso, você salva seu trabalho original da forma que está, e então salve uma cópia do mesmo novamente, você trabalhando com a cópia trará mais segurança para que não tenha que reiniciar seu projeto do zero caso algo não saia conforme esperado. 

 

Na cópia que está aberta, você agora vai fazer a conversão para o CMYK, acredito que o seu trabalho se salvo corretamente ainda estará em RGB 8 bits ou PSD possivelmente. Para fazer agora a conversão para as cores finais de como ficará o seu trabalho, você tem duas opções.

 

Você pode clicar em Imagem > Modo > Modo CMYK - você pode fazer por esse caminho, porém essa conversão vai respeitar os limites pré-designados pelo programa. 

 

A melhor maneira de fazer essa conversão aplicando os seus limites (o que você espera do seu trabalho), seria ir em: Editar > Converter para perfil > ele abrirá a janela correta para a conversão RGB para CMYK, que vai utilizar as mesmas configurações idênticas que você trabalhou para visualizar o seu arquivo em ambiente de desenvolvimento.  Ali tem várias opções para você aplicar em seu trabalho. 

 

Se não conhece muito do Photoshop é importante antes de continuar seu trabalho você procurar informações sobre perfil de cores, geralmente a explicação vai utilizando o Corel Draw, porém os padrões nesse caso de informações são os mesmos para o Photoshop.

 

Nessa janela após aplicada as configurações basta clicar em Ok, geramente CYMK 8 bits e por aí vai, você tem que ir testando para verificar como ficará o seu trabalho após salvo (por isso mencionei antes de você iniciar essas conversões você sempre realizar uma cópia do arquivo para não alterar o original).

 

Tem inúmeras opções ao realizar essa conversão e você terá que ir testando um a um, pois cada ambiente que o arquivo desenvolvido for destinado exigirá uma qualidade do arquivo, então você testa até achar uma maneira que adeque a você... Tem muitas opções ali.  Acredito que isso possa te auxiliar nessa sua dúvida. 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...