Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

PAZ a todos.

• Por gentileza peço ajuda para comprar uma placa-mãe ideal para meu computador. Disponibilizarei imagens com especificações de tudo, e estou bastante aberto a sugestões, porquês e explanações didáticas. 

Esta é a minha placa-mãe atual: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-970A-DS3P-rev-10#ov

Esta é uma bastante parecida, gostarei se eu aprender a diferença dela: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-970A-DS3P-rev-2x#ov

(Detalhe, meu dissipador(cooler) precisa daqueles dois suportes de plástico nas laterais do soquete do processador. Como são suportes parafusados, não sei se vem em toda placa-mãe e nem se poderei remover da minha atual para parafusar na placa-mãe nova). 

• Infelizmente meu computador está reiniciando de vez em quando e, depois de uma chuva de testes, creio eu que seja problema no conector de alimentação; aquele soquete grande onde você conecta a fonte de alimentação em sua Placa-mãe. Porque sempre que desconecto e reconecto ali, o computador volta a se manter ligado por muito mais tempo e até dias antes de voltar o problema de reiniciar. Antes eu pensava que o problema se resolvia a curto ou longo prazo quando eu trocava de gabinete, pensando em um possível curto, até perceber que a questão parece ser especificamente no tal soquete mencionado. Convém eu tentar usar limpa contato spray neste soquete para a fonte de alimentação e lavar a placa-mãe todinha com álcool isopropílico? 

• Voltando a Placa-mãe nova, será que eu preciso trocar também a minha fonte de alimentação? E já fiz até testes com uma fonte de alimentação nova da Corsair CX450 e o computador continuava reiniciando as vezes, mas nem sei se a fonte nova era compatível com meu computador, mas creio eu que sim. Já fiz uma manada de testes durante muitos dias, me canso só de lembrar. 

Link de uma fonte igual a minha: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1438436646-fonte-c3-tech-850w-real-pshii-850v-12x-s-juros-frete-gratis-_JM

E segue imagens: 

...

309835561_CPUZ.jpeg.dc20ad72385178403645563e55b53483.jpegAbout.jpeg.a8033d468b1a0e3937c6e072c2db8e83.jpegBench.jpeg.68df27ca63340a90256e680d1995db45.jpegGraphics.jpeg.245c8afe797f0d7be5349f4b321a55fc.jpegSPD.jpeg.c149016bba83b4b94d7e22389beae263.jpegMemory.jpeg.9cc1f24d7127092d2fc20a2a5525c880.jpegMainboard.jpeg.87925ff593097cfddcb81ff9bca85cab.jpegCaches.jpeg.983ea0ef7c9f70a6ab4ed6c404c1fc42.jpeg1672772111_FonteC3Tech850wRealPshii-850v(1).thumb.png.82c369b40d4fc507fca7e543b390c85d.png

Postado
13 horas atrás, J.Augusto F disse:

Já verificou as temperaturas? Usa estabilizador?

Já observei isso por meio do CRUID HWMonitor. 

Sinto que o problema pode estar no conector de 24 pinos.

* Ja troquei disco rigido,

* já fiz testes no ssd e diz que está novo;

* já testei com outra fonte nova;

* já troquei a placa de video, inclusive essa está na garantia;

* já desmontei e montei todos os componentes algumas vezes,

* até troquei de gabinete;

* já testei as memórias rans trocando as de lugar, usando uma a uma...

* Formatar então, nem se fale, testei com e sem atualizações. 

* Já encaminhei para 3 técnicos e não souberam dizer nada. 

• Por isto o meu foco principal é na categoria onde o pessoal entende bastante de placa-mãe, para eu ver diversas sugestões e explicações para eu aprender a fazer a compra de uma nova. 
Postado
15 horas atrás, J.Augusto F disse:

...e detalhe, acabou de nem dar imagem mais, enquanto reinicia sozinho as vezes. Desmontei tudo novamente e nada de dar imagem. Mas tornei a desmontar e observei aquele conector de 4 pinos da fonte de alimentação, que conecta perto do processador, e aí estava minimamente derretido, mas por meio do CRUID HWMonitor tem nada superaquecendo, encosto nos dissipadores e temperatura tranquila... Aquele conector de 4 pinos que conecta perto do processador eu troquei conectando o outro grupo de 4 pinos e voltou a dar imagem quando liguei o computador. Mas deve que vai reiniciar daqui a pouco. 

Postado
23 horas atrás, J.Augusto F disse:

Uso regua clamper, não estabilizador

1 hora atrás, AlexMmf2 disse:

Será que é problema na fonte por derretimento nos conectores de 4 pinos?

Eu troquei a fonte colocando uma Corsair CX450 e o computador continuava reiniciando as vezes, então voltei a mesma fonte. Mas nem sei se a fonte Corsair CX450 era compatível com meu computador, apenas creio eu que sim. Você sabe verificar? 

Postado

Agora fiz mais um experimento. Fui na BIOS e desabilitei o Core Performance Boost, quanto a "overclock" já nem tinha mesmo. Também fui em opções de energia e, ativando economia de energia, coloquei o processador em no máximo 50%. Meu processador ia para mais de 4.2MHz as vezes e agora está dando uns 1.4 no máximo. Por enquanto sem reiniciar mas ainda é muito cedo para tirar conclusões. Mas se não reiniciar durante esta semana, aumentarei o percentual nas opções de energia aos poucos. 

Alguém sabe se existe um aparelho simples para testar se a fonte é bomba?

Postado

Agora, pela primeira vez, em vez de reiniciar, apenas o monitor parou de dar imagem ao mesmo tempo em que o mouse e teclado parou de executar qualquer função. Desliguei e liguei de novo e voltou ao normal. Acredito que em breve vai acontecer isto novamente... 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!