Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tentando fazer uma fonte chaveada e preciso de ajuda em um dos “circuitos auxiliares” (pode ser que seja coisa de iniciante, mas realmente estou perdido).

Eu gostaria de um circuito para limitar a corrente na hora em que a fonte é ligada. A ideia é remover o resistor R2 depois de um determinado tempo. Mesmo mudando os valores de R4 e C3 o tempo de delay não é alterado. Usei como ponto de partida um circuito que achei no Google, mas ele não funciona na simulação do Proteus. A imagem do circuito está logo abaixo, alguém consegue identificar algum erro ou sabe de algum circuito que posso utilizar com esse propósito?

265712322_Screenshot(64).png.f698828ca2435cf2e042fce43870347e.png

• Membro VIP
Postado

Na prática

-use um ntc que diminui a R com o aumento do temperatura

-se insistir no relé, basta um C em paralelo com sua bobina, um R em serie de mesmo valor da bobina e 2x sua Vdc e usar o n.f. O R & C atrasa a atuação da bobina.

1 hora atrás, inline disse:

mudando os valores de R4 e C3 o tempo de delay não é alterado.

-se insistir neste teórico, considere mudar consideravelmente os valores tipo 10x ou+. R3 e R5 estão 1/2 baixos. E verifique se o tr não está configurado como digital. Não precisa C4.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
14 horas atrás, inline disse:

alguém consegue identificar algum erro ou sabe de algum circuito que posso utilizar com esse propósito?

Um ou dois diodos em série com o R3 resolve o problema. 

Pode ser o 1N4007 ou o 1N4148 mesmo. 

Eu sempre uso esse circuito pra retardo de caixa acústica nos amplificadores. 

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, Renato.88 disse:

Um ou dois diodos em série com o R3 resolve o problema. 

Vou testar isso, perdi o arquivo do proteus (versão de demonstração não salva 😢)

Em 07/01/2021 às 10:06, .if disse:

se insistir no relé, basta um C em paralelo com sua bobina, um R em serie de mesmo valor da bobina e 2x sua Vdc e usar o n.f. O R & C atrasa a atuação da bobina.

Montei um dessa forma e deu certo, muito obrigado.

Agora tenho outra dúvida, existe alguma correta de descarregar o capacitor? Posso usar apenas um resistor ou posso apenas dar um curto circuito nos terminais dele? (só consegui fazer com uma chave dupla)

Esse é o circuito.

418105404_Screenshot(65).png.d369aa72283ae2fecb8f81fbefc307e7.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De nada.

Na prática quase que nem precisa descarregar pois a própria R da bobina descarrega rapidão ou no mesmo tempo da carga-delay quando você desliga a fonte. P.ex. coloque a L/D em série com os 24v. Avalie as implicações práticas disso e vê se dá pra conviver com.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!