Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fui hackeado, como um hacker descobre as senhas? Como me proteger?


Posts recomendados

  Oi, gente. Alguém teve acesso ao meu e-mail e redefiniu um monte de contas que eu tinha vinculado, entre eles foi a Steam, Origin, Blizzard entre outros... Queria saber como ele sabia que através desse e-mail, eu tinha conta nesses lugares ? Será que ele hackeou as senhas salvas do meu Navegador ? Eu consegui chegar na informação que é um hacker RUSSO, será que foi através de algum programa crackeado que deu acesso ao meu PC ?

De antivírus eu só uso o do Defender, será que vale a pena comprar o Mawarebytes ou o NOD32 ?

Formatei o PC, resetei as senhas, recuperei meu Blizzard (por sorte) de resto eu supero, minha preocupação maior é de acontecer de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ORICARDO1990 Já que redefiniu as senhas, recomendo usar um bom gerenciador de senhas

 como o LastPass ( que eu uso inclusive) e que guarde suas senhas ali, nunca em navegador.

34 minutos atrás, ORICARDO1990 disse:

De antivírus eu só uso o do Defender, será que vale a pena comprar o Mawarebytes ou o NOD32 ?

O Eset é muito bom, se não quiser pagar tem o Panda Free também.

22 minutos atrás, ORICARDO1990 disse:

Pior que era tudo a mesma senha... :S ... mas tipo, pra ele saber TODOS os lugares que eu tenho conta, é porque ele teve acesso a alguma coisa do meu navegador não é ?

Você pode ter clicado em algum link falso e digitado suas credenciais aí, popular phishing.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
30 minutos atrás, ORICARDO1990 disse:

Pior que era tudo a mesma senha... :S ... mas tipo, pra ele saber TODOS os lugares que eu tenho conta, é porque ele teve acesso a alguma coisa do meu navegador não é ?

Provavelmente não. Esse golpe é clássico: a pessoa usa a mesma senha em todos os lugares. Aí algum site menor (vamos supor, um site de skins para jogos) é hackeado e bases de dados contendo pares e-mail e senha são capturadas. Essa lista é divulgada na Deep Web ou distribuída entre hackers, e aí os caras rodam bots que tentam as combinações em centenas de sites comuns, porque sabem que diversas pessoas costumam usar a mesma senha em vários lugares, com o mesmo e-mail de cadastro...

 

Faça o teste... Digite seu e-mail neste site e veja se ele está em alguma lista vazada: https://haveibeenpwned.com/

 

Você nunca, jamais, deve usar a mesma senha desse jeito... E sempre deve usar autenticação em dois fatores (salvando também os códigos de backup para caso perca o celular). 

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
41 minutos atrás, ORICARDO1990 disse:

Pior que era tudo a mesma senha... :S ... mas tipo, pra ele saber TODOS os lugares que eu tenho conta, é porque ele teve acesso a alguma coisa do meu navegador não é ?

Entenda que os hackers já estão muito avançados hoje em dia. Quando ele descobre uma senha sua (seja através de algum software pirata que você instalou ou algum outro descuido, seja seu ou do próprio site que armazena seus dados), ele não irá manualmente em site por site testar a senha, mas sim, irá usar algum software que faça isso em vários e vários sites diferentes para descobrir se aquela senha que você usa é a mesma de outros sites.

 

Como você cometeu um grave erro de segurança, que é o de usar a mesma senha em vários sites, a primeira recomendação é utilizar um bom gerenciador de senhas para gerar e armazenar suas novas senhas com complexidade de maneira criptografada e segura (eu utilizo e recomendo o KeePass), além de instalar um bom antivírus (como o Kaspersky Security Cloud Free).

 

Leia a Cartilha de Segurança e aprenda a como se manter seguro na internet:

https://cartilha.cert.br/computadores/

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, G7 log disse:

@ORICARDO1990 uma coisa que garante a segurança é a autenticação em 2 etapas, para acessar algo precisa liberar no celular, pronto.

 

29 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

Mantendo a mesma senha em todos os acessos fica complicado, o que recomendo também é ter autenticação de dois fatores sempre que tiver essa opção.


Eu coloquei acesso de 2 fatores no meu email, agora só acessam com meu celular. :)

28 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@ORICARDO1990 Já que redefiniu as senhas, recomendo usar um bom gerenciador de senhas

 como o LastPass ( que eu uso inclusive) e que guarde suas senhas ali, nunca em navegador.

O Eset é muito bom, se não quiser pagar tem o Panda Free também.

Você pode ter clicado em algum link falso e digitado suas credenciais aí, popular phishing.


Muito obrigado pela dica, ja instalei o LastPass no meu navegador, vou pesquisar direitinho um antivírus, esse Eset eu lembro que era muito bom, não sei como é hoje. Quanto a clicar em algum link eu acho meio difícil, eu suspeito de um site Russo que você consegue baixar programas ja crackeados. :( (Nunca mais) kkk 

valeu pela ajuda !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD ainda bem que eu tenho 3 emails, uso um em sites principais, steam, google, youtube...

Um secundário em sites que desconfio mas ainda sim tenho confiança, como alguns blogs e outras coisas, e um email que não ligo se perder, uso em sites que não conheço, como de mods para jogos e essas coisas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

14 minutos atrás, KairanD disse:

Provavelmente não. Esse golpe é clássico: a pessoa usa a mesma senha em todos os lugares. Aí algum site menor (vamos supor, um site de skins para jogos) é hackeado e bases de dados contendo pares e-mail e senha são capturadas. Essa lista é divulgada na Deep Web ou distribuída entre hackers, e aí os caras rodam bots que tentam as combinações em centenas de sites comuns, porque sabem que diversas pessoas costumam usar a mesma senha em vários lugares, com o mesmo e-mail de cadastro...

 

Faça o teste... Digite seu e-mail neste site e veja se ele está em alguma lista vazada: https://haveibeenpwned.com/

 

Você nunca, jamais, deve usar a mesma senha desse jeito... E sempre deve usar autenticação em dois fatores (salvando também os códigos de backup para caso perca o celular). 


  Putz, você matou a pau a minha dúvida ! pode ter sido isso mesmo, tanto que o link que você me mandou testar, consta que meu email foi vazado.

 

qqqq.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaovicto1227 2 coisas que tem vírus, esses anúncios e  essas mães kkkkkkk brincadeiras a parte, anúncios assim extremamente chamativos para pegar leigo e tarad.os, são os que mais contem vírus, ex.

Você é o visitante n° 500.000 parabéns você ganhou 50.000R$ basta clicar aqui e responder as perguntas.....

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

12 minutos atrás, GabrielLV disse:

Entenda que os hackers já estão muito avançados hoje em dia. Quando ele descobre uma senha sua (seja através de algum software pirata que você instalou ou algum outro descuido, seja seu ou do próprio site que armazena seus dados), ele não irá manualmente em site por site testar a senha, mas sim, irá usar algum software que faça isso em vários e vários sites diferentes para descobrir se aquela senha que você usa é a mesma de outros sites.

 

Como você cometeu um grave erro de segurança, que é o de usar a mesma senha em vários sites, a primeira recomendação é utilizar um bom gerenciador de senhas para gerar e armazenar suas novas senhas com complexidade de maneira criptografada e segura (eu utilizo e recomendo o KeePass), além de instalar um bom antivírus (como o Kaspersky Security Cloud Free).

 

Leia a Cartilha de Segurança e aprenda a como se manter seguro na internet:

https://cartilha.cert.br/computadores/

   Pois é Gabriel, dei muito mole pra segurança da minha conta, ainda bem que não acesso conta bancaria porque justamente tenho medo dessas coisas. Eu não tinha noção do quanto está avançado essa onda de roubo de senhas, agora os caras usam até robô/boots. kk Complicado, mas ja peguei umas dicas bem legais com vcs e com certeza vou ficar por dentro dessa área de segurança. Quando ao protetor de senhas, eu baixei o Lastpass que o amigo ali de cima indicou, vou pesquisar esse que você citou e comparar. Kaspersky  é um antivirus que ja usei e gostei bastante quando usava o Windows 7.

  Muito obrigado por sua ajuda, Gabriel!!! Um forte abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@mick 07 citou esse vídeo do Gabriel falando sobre como as contas de Internet são hackeadas e várias pessoas aqui deram sugestões interessantes como o HIBP e o LastPass.

 

Se me permite, também gostaria de sugerir o KeePass, que é o programa que eu uso, é gratuito e possui uma versão para Android. Desde que comecei a usar esse programa passei a me divertir criando senhas o mais absurdas e longas possíveis. Tentei até adicionar ideogramas chineses e japoneses e caracteres dos alfabetos grego, hebraico, árabe, cirílico e outros, mas o programa não os reconheceu.

 

Aliás, eu prefiro usar mais o KeePass ao LastPass. Ainda mais que este último teve um problema em que várias contas foram vazadas.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...