Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal,

Montei um computador pela primeira vez na vida, e além da inexperiência, sou leigo no assunto. Comprei todas as peças novas, mas na hora de ligar, a máquina inicializa (os leds acendem, o cooler gira, a fonte reage), mas sem vídeo.

Eu não sei dizer se errei algo básico, como por exemplo, deixar de plugar um daqueles "pinos" da fonte em algum lugar na placa, ou algo do tipo. Por isso, fiz os testes básicos: conferi se os plugues que coloquei estavam corretos e bem encaixados, testei em mais de um monitor, tanto via HDMI como VGA, testei os monitores em outros aparelhos (funcionam normalmente), olhei o manual, o site do fabricante e mais artigos da internet, mas não achei ou entendi muita coisa.

O procedimento que mais vi citarem seria atualizar a bios, mas como se faz isso sem vídeo? Ou melhor, o que eu realmente preciso fazer para resolver?

Abaixo as peças que comprei e montei:

placa-mãe: Gigabyte GA-A320-S2H

Processador: AMD Ryzen 3 3200G 2a geração (gpu é a Vega 8 integrada)

Fonte: 550W Hoopson FNT-550C 

Memória: 1x Corsair DDR4 8GB

Não sei quais informações posso adicionar aqui que sejam úteis na compreensão, mas estarei no aguardo de suas respostas.

Muito obrigado!

Postado

@Daxos Verifique se ligou todos os cabos certinho, ainda mais o cabo que fica perto do processador e o alimenta, apresento isso na foto em anexo.

O conector é de 8 pinos e chama CPU ou EPS, ele se separa no meio, cuidado para não confundir com o PCI que é 6+2.

Além disso, a sua fonte é ruim, Hoopson nem é marca confiável de fonte, não importa como seja a sua configuração, é sempre bom ter fonte de qualidade.

351741119_gigabytegaa320m-s2h.png.69c3b8b4fa184b794ffeb64f529c64f6.png

• Curtir 1
Postado
53 minutos atrás, Daxos disse:

Oi pessoal,

Montei um computador pela primeira vez na vida, e além da inexperiência, sou leigo no assunto. Comprei todas as peças novas, mas na hora de ligar, a máquina inicializa (os leds acendem, o cooler gira, a fonte reage), mas sem vídeo.

Eu não sei dizer se errei algo básico, como por exemplo, deixar de plugar um daqueles "pinos" da fonte em algum lugar na placa, ou algo do tipo. Por isso, fiz os testes básicos: conferi se os plugues que coloquei estavam corretos e bem encaixados, testei em mais de um monitor, tanto via HDMI como VGA, testei os monitores em outros aparelhos (funcionam normalmente), olhei o manual, o site do fabricante e mais artigos da internet, mas não achei ou entendi muita coisa.

O procedimento que mais vi citarem seria atualizar a bios, mas como se faz isso sem vídeo? Ou melhor, o que eu realmente preciso fazer para resolver?

Abaixo as peças que comprei e montei:

placa-mãe: Gigabyte GA-A320-S2H

Processador: AMD Ryzen 3 3200G 2a geração (gpu é a Vega 8 integrada)

Fonte: 550W Hoopson FNT-550C 

Memória: 1x Corsair DDR4 8GB

Não sei quais informações posso adicionar aqui que sejam úteis na compreensão, mas estarei no aguardo de suas respostas.

Muito obrigado!

Mande uma foto de tudo para vermos se não tem nada errado. 

1 minuto atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

outra coisa , essa fonte não é muito boa , não parece ser confiável , devia ter pego uma Redragon 500w que sai por 280-300 reais , muito melhor que essa e aprovada pelo teclab

Postado

@Elder Nauvirth

36 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Daxos Verifique se ligou todos os cabos certinho, ainda mais o cabo que fica perto do processador e o alimenta, apresento isso na foto em anexo.

O conector é de 8 pinos e chama CPU ou EPS, ele se separa no meio, cuidado para não confundir com o PCI que é 6+2.

Além disso, a sua fonte é ruim, Hoopson nem é marca confiável de fonte, não importa como seja a sua configuração, é sempre bom ter fonte de qualidade.

351741119_gigabytegaa320m-s2h.png.69c3b8b4fa184b794ffeb64f529c64f6.png

não sabia que a marca era ruim. Anotado.

Sobre esse conector 8 pinos, tinha conferido antes e vi agora de novo, tá tudo certo com ele, inclusive as duas partes de 6 e 2 estão bem encaixadas uma na outra. Vou mandar fotos na outra resposta.

• Curtir 1
Postado

Sua placa provavelmente esta com a bios atualizada (no manual ou na caixa diz ter suporte a 3a geração dos processadores Ryzen?). Se não for o caso, acho que precisaria de um processador de 2a geração para atualizar a bios e fazer funcionar com os de 3a geração.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

outra coisa , essa fonte não é muito boa , não parece ser confiável , devia ter pego uma Redragon 500w que sai por 280-300 reais , muito melhor que essa e aprovada pelo teclab

como não conhecia, escolhi essa fonte pela potência, e como era uma das que estavam em promoção, acabei levando.

Não sei como vocês fazem essa magia de "cable management" bonito, mas as fotos estão aí. Tentei tirar o mais visível que pude.

044cc3b8-d5cb-4260-aa70-69655df9e3d1.jpg

cbe0e858-e84a-4809-a703-13981a3a2f0e.jpg

27b5fdb0-fe99-4206-a225-7fbada8fe92b.jpg

2f5ed9fb-a733-4529-8755-4a58d1627e5c.jpg

Postado

Outro dia aconteceu algo semelhante com outra pessoa aqui no fórum, a causa foi a memória ram mal encaixada.

Edit: vi que tem o speaker, ele faz algum bipe quando liga?

• Curtir 1
Postado

@Daxos O cabo do cpu cooler é pra ser ligado em outro lugar.

Verifica ai, ele está ligado no CHA_FAN ou SYS_FAN, correto ?

Procura lá pra cima um conector cinza que chama CPU_FAN, coloca ali.

Esse cabo ai passando pela frente de tudo, seria para passar por trás, tenta dar uma arrumada melhor nele, e nos demais quando for mexer nisso.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Sua placa provavelmente esta com a bios atualizada (no manual ou na caixa diz ter suporte a 3a geração dos processadores Ryzen?). Se não for o caso, acho que precisaria de um processador de 2a geração para atualizar a bios e fazer funcionar com os de 3a geração.

então, eu dei uma olhada na caixa do processador e nela diz que o meu é 3200G de 2a geração mesmo. No site da placa, é compatível.

image.thumb.png.e07f0f2110cf544de6c9d6f715c3b5dd.png

10 minutos atrás, FinFET disse:

Outro dia aconteceu algo semelhante com outra pessoa aqui no fórum, a causa foi a memória ram mal encaixada.

Edit: vi que tem o speaker, ele faz algum bipe quando liga?

acabei de trocar o pente onde a RAM estava encaixada, ficou tão firme quanto antes, fez os "clecks" nas linguetas e tal, mas ainda assim não mudou nada...

sobre o speaker, totalmente mudo.

11 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Daxos O cabo do cpu cooler é pra ser ligado em outro lugar.

Verifica ai, ele está ligado no CHA_FAN ou SYS_FAN, correto ?

Procura lá pra cima um conector cinza que chama CPU_FAN, coloca ali.

Esse cabo ai passando pela frente de tudo, seria para passar por trás, tenta dar uma arrumada melhor nele, e nos demais quando for mexer nisso.

eu tava nessa dúvida do CPU FAN e acabei de trocar haha.

não pareceu que mudou muito em relação ao funcionamento, mas valeu.

sobre o cabo, beleza, resolvendo tudo eu dou uma organizada.

• Curtir 1
Postado

O encaixe da cpu no socket foi tranquilo? Levantou bem a alavanca de trava e os pinos encaixaram fácil?

Experimentou dar um clear CMOS (tem dois pinos ali que tem que fechar contato quando liga), acho que dá no mesmo se você desconectar da tomada e tirar a bateria redonda da placa-mãe, apertar o botão liga desliga algumas vezes e/ou esperar alguns minutos.

Fora isso talvez desconectar tudo que não é essencial: usb, audio, leds, etc e tentar ligar de novo.

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, FinFET disse:

O encaixe da cpu no socket foi tranquilo? Levantou bem a alavanca de trava e os pinos encaixaram fácil?

Experimentou dar um clear CMOS (tem dois pinos ali que tem que fechar contato quando liga), acho que dá no mesmo se você desconectar da tomada e tirar a bateria redonda da placa-mãe, apertar o botão liga desliga algumas vezes e/ou esperar alguns minutos.

Fora isso talvez desconectar tudo que não é essencial: usb, audio, leds, etc e tentar ligar de novo.

de ontem pra hoje, remontei tudo.

encaixar a CPU foi super fácil, foi onde tomei mais cuidado em todo o processo, travei a alavanca e parafusei o cooler, tudo tranquilo.

nessa remontada, pluguei apenas o que achei que seria necessário, a saber:

- ATX 20+4 pinos

- PCI 8 pinos (ou 4+4)

- CPU_FAN

- os plugues "pw+-" e "reset+-", que são do gabinete, pro botão do power.

depois disso, só pluguei o HDMI e testei, mas continuo no mesmo problema: liga, mas sem vídeo.

(não sei se faz diferença, mas a única coisa que tenho em relação a armazenamento é meu SSD da Adata, que instalei no meio da placa e nunca tirei)

pesquisei sobre esse "clear CMOS", e se entendi bem é tipo resetar a bios pelo hardware. O manual físico dessa placa é muito simples, e o do site não agrega a informação de como se faz o procedimento também.

Procurei na internet, e não achei nada além de: tira a bateria, liga com ela, liga sem ela, espera uns minutos, tenta de novo, como você disse. Não mudou nada.

Não sei mais o que fazer. Um possível teste seria descobrir o jeito certo de executar esse clear CMOS, mas não sei quais são os jumpers, não veio essa pecinha com a placa e não descobri o caminho.

Vou mandar uma foto de como a placa está agora e um zoom mais detalhado da parte do CMOS, onde cheguei a colocar uma chave de fenda pra dar curto por fechar contato, posso ter errado algo mas nada mudou.

Agradeço a todos que colaboraram até aqui.

5998d66e-f452-4e37-926e-62d4a59b5f72.jpg

1d99ad37-c6f5-4e8c-9897-73ae61ac6845.jpg

Postado

Bom, se ainda assim não funcionou então ficou complicado. O clear cmos é pra ser equivalente a tirar a bateria.

Possivelmente é algum componente com problema, pode ser memória, cpu ou placa-mãe. Pra identificar teria que ter acesso a um sistema compatível e ir testando cada peça no outro pc, ou então testar as peças do outro pc nesse.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Daxos disse:

PCI 8 pinos (ou 4+4)

EPS é 4+4.

PCI é 6+2 e é para a placa de vídeo.

13 minutos atrás, Daxos disse:

pesquisei sobre esse "clear CMOS", e se entendi bem é tipo resetar a bios pelo hardware. O manual físico dessa placa é muito simples, e o do site não agrega a informação de como se faz o procedimento também.

Procurei na internet, e não achei nada além de: tira a bateria, liga com ela, liga sem ela, espera uns minutos, tenta de novo, como você disse. Não mudou nada.

Desliga o pc de qualquer tipo de alimentação.

Remove a bateria que tem na placa-mãe por um tempo.

Depois volta a bateria e liga tudo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

EPS é 4+4.

PCI é 6+2 e é para a placa de vídeo.

a caixa da fonte chama a 6+2 de PCIe e a 4+4 de PCI, sem ter essa EPS como opção.

Ainda assim, o encaixe da 4+4 é perfeito na entrada ATX_12V da placa

Postado
7 minutos atrás, Daxos disse:

a caixa da fonte chama a 6+2 de PCIe e a 4+4 de PCI, sem ter essa EPS como opção.

Ainda assim, o encaixe da 4+4 é perfeito na entrada ATX_12V da placa

Erro na descrição da fonte.

O conector que vai ali no ATX_12V como você mesmo falou que é perfeito é o EPS, então o cabo 4+4 é o EPS mesmo.

Essas marcas vagabundas tentando vender fonte no mercado não presta nem atenção nesse erro básico.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

tive que apelar pra um técnico, mas ao menos foi resolvido.

ele disse que só "atualizou a memória da BIOS". Depois disso, tudo lindo.

obrigado a todos, mais uma vez!

• Curtir 2
Postado

@Daxos Bom saber que tudo se resolveu com uma simples atualização de BIOS.

Não deixe de providenciar uma troca de fonte para uma de melhor qualidade assim que possível.

Sugiro abrir um tópico na área de fontes e energia pedindo recomendação de uma, não deixe de informar a configuração completa assim como o quanto pode gastar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...