Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual hardware influencia mais nos programas de edição de vídeo?


Posts recomendados

Pessoal, a título de curiosidade, o que influencia mais em programas de edição de vídeo (Adobe, DaVinci, Vegas, etc) na hora de renderizar: uma CPU ou GPU mais potente?

 

Por exemplo, seria melhor ter um computador Ryzen 7 5800, com uma placa de vídeo RTX 3080 ou um Ryzen 9 9590 e placa de vídeo 3060 Ti?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Douglas Bertozzo disse:

@mineirimbb Ryzen 9 9590 e placa de vídeo 3060 Ti? seria o melhor por que o processador tem que ser bom

Depende do tipo de renderização.

Se ele renderizar por nVENC, a placa de vídeo é mais importante do que a CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, mineirimbb disse:

Pessoal, a título de curiosidade, o que influencia mais em programas de edição de vídeo (Adobe, DaVinci, Vegas, etc) na hora de renderizar: uma CPU ou GPU mais potente?

 

Por exemplo, seria melhor ter um computador Ryzen 7 5800, com uma placa de vídeo RTX 3080 ou um Ryzen 9 9590 e placa de vídeo 3060 Ti?

Renderizar vídeos , influenciam mais processador e memória ram , do que propriamente placa de vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, mineirimbb disse:

@Math.Pi Como seria esse tipo de renderização? É a que usa a GPU?

Sim.

25 minutos atrás, Douglas Bertozzo disse:

@Math.Pi mas dai ele teria uam 3060 junto já não seria o suficiente?

Eu vi que ambas as configurações têm seus pontos de vantagem. Como não sou utilizador direto dos programas, não sei dizer qual configuração melhoraria mais ali ou pioraria mais aqui.

Por fazer conversões e transmissões nVENC, sei que existe uma grande vantagem em ganho de tempo. E o recurso melhorou bastante a qualidade nos últimos anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi @Douglas Bertozzo Aproveitando que encontrei duas pessoas dispostas a ajudar (rs), sabem qual ganho seria esse? Eu vou dar um exemplo, mas se vocês trabalham com isso ou fazem por hobby e quiserem dar um exemplo de vocês agradeceria.

 

Hoje estou fazendo vídeos (sem remuneração) para uma entidade, e eles tem em média de 12 a 15 minutos. São imagens (4 apenas) com efeitos de transição, textos com efeitos e áudio (não tem filmes inseridos) de pessoas falando. Um vídeo de 14 minutos que fiz ontem levou 32 minutos para renderizar a 1080p 30 quadros usando a GPU. Essa é a minha SUPER config: notebook i5 8ª geração, 8 GB 2666mhz, SSD e placa de vídeo integrada intem MX130 (ou 150 não me lembro). Se não usar uma base para refrigerar as temperaturas ficam entre 80-90 graus. Em 4k nem dá pra renderizar. Além da temperatura oscilar próximo dos 100º, o mesmo vídeo vai levar 2 horas.

 

Num cenário como o que coloquei acima (dos Ryzen e as placas de vídeo), tem como estimar o tempo de renderização comparado ao meu setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nesses casos a sugestão é a seguinte...

 

O melhor para executar serviços de edição de vídeo ou mesmo de áudio é um desktop... O notebook traz algumas limitações e tem um fator muito importante que atrapalha muito o desempenho na renderização que é a temperatura. 

 

Em um desktop você consegue melhorar isso devido a litragem (espaço interno) do gabinete permitir várias modificações e soluções melhores de resfriamento como Water Cooler... 

 

Outro problema seria o modo expansão para quem trabalha com esse tipo de serviço... (Todo espaço é pouco).

 

No meu caso que são edições mais de áudio e apenas algumas de vídeo, meu notebook usa 3 discos rígidos de um TB cada para armazenamento e de alguns vídeos e músicas, porém, a edição em si é melhor ser realizada no PC... A possibilidade de expansão sempre é maior. 

 

Um outro grande problema é que mesmo melhorando bastante as portas USBs e claro HDMI existe o famoso DELAY.  Apenas dando um exemplo, eu utilizo uma MAGEWELL 4 HDMI  PCI ex para captura de vídeos no meu desktop, e isso me apresenta uma velocidade de captura do vídeo. 

 

A mesma placa externa com comunicação USB' 3.0 me gera um Deley (pequeno atraso) na captura do vídeo quando usada no notebook e isso tenho que fazer a correção posteriormente quadro a quadro no desktop (isso por ser uma placa externa e depender de uma porta de velocidade de comunicação inferior claramente a um slot PCI Express da placa-mãe do meu Desktop). Mas enfim, as possibilidades de Upgrades em um destkop são inúmeras até você ter que trocá-lo como um todo para melhorar as suas edições, o mesmo não ocorro no notebook pois não oferece essas mesmas opções para upgrades, o que acaba as vezes sendo necessário você trocar o Notebook em si e com hardware potente que pode acabar saindo muito mais caro do que ter um Desktop top de linha para o mesmo trabalho.   

 

O trabalho de edição de áudio e vídeo ao menos se usado profissionalmente vai exigir tanto do Hardware quanto uma máquina de mineração de criptomoedas, os Hardwares são bem exigidos nesses serviços...

 

No caso das placas de vídeo, a  Nvidia oferece  a linha específica que seria a QUADRO, no caso da AMD seria a VEGA, isso nas placas de vídeo (Os Mack não entram nessa decrição por utilizarem arquiteturas as vezes diferenciadas e claro, o S.O também, pois ele também afeta o desempenho do trabalho literalmente)... Embora pareçam não são a mesma coisa que uma placa de vídeo para jogos, tem alguns recursos diferentes específicos para quem trabalha com essa profissão e que só são encontradas em placas de vídeo destinadas a isso. 

 

Há também outra questão, os programas...  Cada um tem uma particularidade e você tem que se adequar a um em específico. Um Vegas por exemplo não roda do mesmo jeito que o Pinnacle Studio ou o 3D Studio...O Adobe também requer um Hardware mais pesado e não vai realizar a tarefa no mesmo tempo que os anteriores...  Um que é um show a parte é o Cinelerra, mas se a máquina não for a máquina corre o risco do seu projeto travar no meio da sua edição e você perder tudo... 

 

Então tudo isso influencia, não adianta só o Hardware como também o Software a ser utilizado. Isso quer dizer que esse tempo de trabalho vai ser modificado de acordo com o software e configuração que você utiliza, tem programas que são mais leves e podem apresentar o mesmo resultado final que o Cinelerra por exemplo e ele vai acabar fazendo essa a edição e remasterização do arquivo em menor tempo...   Tudo influência... Essa comparação fica quase complicada relacionado só Hardware, fora que você te que ter um bom conhecimento no Software a ser escolhido, as vezes um colega com um Hardware um pouco inferior ao seu mas usando um Linux da vida e um Software Lightworks acaba tendo o mesmo resultado que você usando um Windows com o mesmo Lightworks. Tudo tem que ser avaliado... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante esse tópico! Também estou precisando de ajuda no mesmo tema... Tenho um notebook acer aspire 5 core i5 de 7 geração 8 gb ram e hd de 1 tb (sem placa de video dedicada). Comecei a editar vídeos e tive muita lentidão no preview da edição tanto no shotcut quanto no davinci resolve. Pra renderizar em full hd 60fps demorou uns 40 minutos um vídeo de 4 minutos no shotcut. Já li a opinião do DJ Rayke sobre optar por desktops ao invés de notebooks. Porém, como pretendo fazer uns vídeos em viagens e gosto da portabilidade do notebook, quero optar por um notebook. A pergunta é: Um Notebook Gamer Lenovo Ideapad 3i 10ª Intel Core i7 (Geforce GTX1650 com 4GB) 8GB 256GB SSD 15,6'' FHD IPS Windows 10 custando 6 mil reais . Aguentaria a tarefa? Eventualmente seria possível editar e renderizar conteúdos em 4k? Ou deveria optar por um notebook melhor e mais caro, como o Helios 300 e o legion 5i na faixa de 8k?

Aguardo opiniões e sugestões

Só por via das dúvidas, quanto custaria um desktop desse nível?

Obrigado

@Dj Rayke Esqueci de te mencionar na pergunta que fiz acima. Se puder ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...