Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Recentemente fiz aquisição do XPG Levante 240mm (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=108785) porque realizando overclock a temperatura subiu bastante. Percebi que os leds das fans dele (2x120) são ARGB, e a minha placa-mãe (Z390 tuf gaming) possui duas entrada RGB na parte inferior da placa, porém a minha GPU (GTX 1660s) é grande e com isso divide as áreas no meio (conforme a foto anexada).

chrome_c0t6zK8q9A.thumb.jpg.730d79df93a7fcef7ce7d51dc2125438.jpg

Gostaria de saber dos senhores mais experientes se os rgbs dessas fans só podem ser ligados nestas entradas específicas para RGB da placa-mãe ou podem ser conectados as entrada de FANS comum?

Postado

@ajmeireles A conexão de LED dos fans do WC é diferente das conexões de LED da placa-mãe.

O aRGB é para 5V, o RGB que tem na placa-mãe é 12V.

Além disso as conexões marcadas como fans, são para fazer o fan girar e não deve ser usadas para ligar leds, pois essa não é a finalidade delas.

Já vi falar sobre adaptador que pode ser ligado no RGB e converter para aRGB.

Aguarde mais respostas para saber melhor sobre.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@ajmeireles Os conectores (FAN) são conectores de alimentação e não tem nada a ver com o RGB. Independente do cooler ser RGB ou ARGB, ele terá um conector de alimentação pra ligar no sys_FAN ou cpu_FAN.

Em cima dessa resposta, você já deve ter noção que precisará usar os conectores RGB se quiser ter um pisca-pisca no gabinete.

Agora sobre os conectores RGB, sua placa-mãe só possui a versão analógica (12V). Então você precisará de um conversor ARGB (5V) para RGB (12V).

Postado
3 horas atrás, Math.Pi disse:

@ajmeireles Os conectores (FAN) são conectores de alimentação e não tem nada a ver com o RGB. Independente do cooler ser RGB ou ARGB, ele terá um conector de alimentação pra ligar no sys_FAN ou cpu_FAN.

Em cima dessa resposta, você já deve ter noção que precisará usar os conectores RGB se quiser ter um pisca-pisca no gabinete.

Agora sobre os conectores RGB, sua placa-mãe só possui a versão analógica (12V). Então você precisará de um conversor ARGB (5V) para RGB (12V).

Eu conseguiria fazer o sistema todo funcionar, porém não o RGB. É isso? Não me importo muito com RGB, sendo sincero (tanto é que se funcionar, eu irei por uma cor estática que combine com as demais cores dos outros fans que tenho, rsrsrs).

Porque neste vídeo do Peperaio, ele conecta tudo e os RGBs funcionam mesmo sem ele ter usado as entradas de RGB header?
7min e 45segs ele faz uma tour pela placa-mãe e dá pra notar.

, o cara 

• Membro VIP
Postado

4:55 ele mostra os conectores das ventoinhas.

2 horas atrás, ajmeireles disse:

Porque neste vídeo do Peperaio, ele conecta tudo e os RGBs funcionam mesmo sem ele ter usado as entradas de RGB header?
7min e 45segs ele faz uma tour pela placa-mãe e dá pra notar.

Quem disse que ele não usou? Ele só não mostrou como ele conectou o RGB.

8:00 mostra o que parece ser o cabo ARGB, do lado do conector 24 pinos da fonte. Essa placa tem o ARGB ali.

Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

4:55 ele mostra os conectores das ventoinhas.

Quem disse que ele não usou? Ele só não mostrou como ele conectou o RGB.

8:00 mostra o que parece ser o cabo ARGB, do lado do conector 24 pinos da fonte. Essa placa tem o ARGB ali.

Na sua concepção eu não poderei usar os rgbs. Certo? Tipo... as fans irão trabalhar, mas com RGB apagado? Eu queria só poder por uma cor fixa estática, mas se não puder, ok.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, ajmeireles disse:

Na sua concepção eu não poderei usar os rgbs. Certo? Tipo... as fans irão trabalhar, mas com RGB apagado? Eu queria só poder por uma cor fixa estática, mas se não puder, ok.

Você pode usar com o conversor adequado (ex: deepcool rgb converter), ligado naquelas portas brancas ou deixar sem led. Pelo que vi aí no seu vídeo, tem cabo suficiente pra conectar na parte de baixo da placa, sem contar que o conversor também aumentará o tamanho do cabo.

Postado
Em 31/01/2021 às 01:00, Math.Pi disse:

Você pode usar com o conversor adequado (ex: deepcool rgb converter), ligado naquelas portas brancas ou deixar sem led. Pelo que vi aí no seu vídeo, tem cabo suficiente pra conectar na parte de baixo da placa, sem contar que o conversor também aumentará o tamanho do cabo.

Então o ARGB pode ser conectado no RGB header?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!