Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Gostaria de saber se tem como descobrir seu meu PC esta em Overclock ou não.

Explicando melhor, a algum tempo atrás tive problemas com o PC desligando sozinho, levei em uma assistência técnica que nada fez pois o PC é antigo. Levei em outra que constatou problema na placa-mãe (foi o único item que não consegui testar em casa) por este motivo aceitou o diagnóstico e prossegui por trocar de placa-mãe e quando voltei pra casa ele estava funcionando 100%. No decorrer dos dias percebi que o mesmo está fazendo muito mais barulho na ventoinha do cooler e a velocidade que costumava ser de 2.000 rpm em uso leve agora sempre esta acima dos 3.000 rpm, porém como sou leigo no assunto não sei dizer se ele esta em overclock ou não.

Deixo alguns prints do CPU ID e do CPU-Z bem como as infos do PC abaixo.

placa-mãe: M5A78L-M PLUS/USB3

Processador: AMD FX-8150 3,6GHz

RAM: 3 de 4GB Kingston 1.333 GHz

Vídeo: RX 560 4GB.

Se alguém com mais conhecimento puder me ajudar fico muito grato.

Overclock final.png

CPU z.png

Postado

Você pode pesquisar as specs do seu processador no site CPU World, mas já adianto que não há overclocks ai.

O clock turbo do FX-8150 chega a até 4.20 GHz nas configurações padrão, e é o que tem acontecendo ai, basta ver o clock máximo registrado no HWMonitor que é de ~4219 MHz.

Se as suas memórias estão mesmo a 1.333 MHz está OK, mas você pode conferir se elas suportam clocks mais altos na aba Memory do CPU-Z, lá todos os perfis de clock suportados pela memória são listados.

O HT-Link da tua placa-mãe é de 2200 MHz mesmo, assim como o bus de 200 MHz; OK.

Por fim, a ponte norte (CPU North Bridge) do FX-8150 opera a 2200 MHz também, então OK.

De toda forma, basta você pesquisar pelo modelo dos componentes que vai encontrar seus respectivos clocks base e turbo.

Postado

@Amanda Gonçalo Muito obrigado pela ajuda Amanda.

Eu realmente sou bastante leigo quanto a estes assuntos, uso o computador geralmente pra jogar e estudar na maioria do tempo, minha dúvida era de que sei la poderiam ter 'clockado' pra testar alguma funcionalidade mas ao que tudo indica ta tudo legal.

Agradeço mais uma vez pela ajuda 😀

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!