Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, comprei um computador pré montado na pichau, e deixei para ver as ventoinhas depois. Porém comprei sem pesquisar muito e estou com um problema sobre como instalá-las na placa-mãe ja que a mesma só tem uma entrada 'cha-fan' para ventoinha e eu pretendo instalar 3 delas no gabinete.

As 3 ventoinhas também são da pichau: Feather X

O modelo da placa-mãe seria: Asus PRIME H310M-E R2.0

O gabinete: Gadit X

Eu vi que poderia por um adaptador na fonte, mas que desse jeito as ventoinhas só rodariam na velocidade máxima, e que na placa-mãe teria esse controle, o que seria melhor ja que essas ventoinhas podem fazer bastante ruido dependendo da velocidade. Qual seria a melhor solução neste caso? 

Agradeço desde ja.

Postado

@1lokos 

Sim as fan são PWM, será que três saídas  do splitter não reduzem a velocidade de cada ventoinha? 

Também estava vendo a possibilidade de usar um hub como esse na chance de eu comprar outra ventoinha, mas não percebi qual seria a diferença entre o hub e um splitter a não ser a quantidade de saídas.

• Solução
Postado

Pelo que entendi um conector PWM vai controlar 2-3-4 fans ligados através de um spliter our HUB de maneira síncrona, de acordo com a curva que você ajustou no software de controle.

Se tivesse mais conectores PWM a vantagem é que poderia definir curvas diferentes para cada fan.

Citação

One more very cool thing about PWM regulation is that you can use one PWM signal to govern all of your fans. Since the fans are getting 12 volts all the time, you can use special fan hub splitters that will send one PWM signal to all of the connected fans or even pumps. This way, all of your fans and pumps will work in harmony.

https://www.techpowerup.com/forums/threads/so-you-want-pwm-control-of-your-new-cpu-fan.107135/

A propósito, pelos testes do Linus Tech Tips, Hardware Canucks... o ideal é 3 fans (ou 5), dois (3) admitindo ar e um (2) extraindo, de forma a criar uma pressão positiva dentro do gabinete, assim entra menos poeira. Em alguns gabinetes muitos fans mais atrapalham do que ajuda a controlar a temperatura, já que o fluxo de ar fica turbilhonado.

• Obrigado 1
Postado
58 minutos atrás, 1lokos disse:

Pelo que entendi um conector PWM vai controlar 2-3-4 fans ligados através de um spliter our HUB de maneira síncrona, de acordo com a curva que você ajustou no software de controle.

Se tivesse mais conectores PWM a vantagem é que poderia definir curvas diferentes para cada fan.

A propósito, pelos testes do Linus Tech Tips, Hardware Canucks... o ideal é 3 fans (ou 5), dois (3) admitindo ar e um (2) extraindo, de forma a criar uma pressão positiva dentro do gabinete, assim entra menos poeira. Em alguns gabinetes muitos fans mais atrapalham do que ajuda a controlar a temperatura, já que o fluxo de ar fica turbilhonado.

Entendo, bom acho que vou pegar mesmo um splitter que você disse, deve funcionar como eu quero, e eu estava mesmo pensando em colocar as 3 nessa configuração e estava querendo comprar mais 3 ventoinhas depois, mas talvez eu pense melhor com relação ao fluxo de ar criado no gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!