Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer o antivírus da Kaspersky desligar após a análise?


Posts recomendados

Em um dos servidor de arquivo, tenho um HD de 2TB com 80% cheio, começo escanear as 8 horas da manhã na hora que a loja abre e termina as 18 horas na hora que a loja fecha. Acontece que nunca chega a 100%, sempre preciso desligar antes. Chega no máximo a 90%. Não posso deixar o file server ligado a noite toda. Como contornar isto ? Já tentei pausa para recomeçar no dia seguinte mas não funciona. Não retoma de onde parou, começa tudo novamente do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aparentemente a opção "desligar após terminar o scan" vai voltar em alguma versão de 2021.

image.png

 

Mas, enquanto isso, você pode usar um script .bat para programar o Kaspersky para fazer o scan e após isso desliga-lo. Eu faço isso no meu computador, dessa forma, eu vou dormir enquanto ele faz a atualização do banco de dados, analisa os arquivos e desliga uma hora depois.

 

image.png

Para fazer isso, primeiro você deve descobrir onde a pasta do antivírus fica. No meu caso, fica em "C:\Program Files (x86)\Kaspersky Lab\Kaspersky Security Cloud 21.2". Nela, existirá o arquivo "avp.com", que é o que permite a execução do antivírus via CMD.

 

Após isso, você deve adicionar essas linhas no .bat:

cd <localização da pasta do antivirus>

avp.com <comando> (para ver a lista de comandos, veja avp.com /help)

 

O comando shutdown -s -t irá permitir que você programe, em segundos, o tempo para desligar. Uma hora é 3600 segundos, portanto, veja quanto tempo em média dura as suas análises. Como você disse que 10 horas não são o suficiente, então considere deixar 12 por exemplo. 12x3600 = 43200

 

Feito isso, o comando ficará assim:

shutdown -s -t <tempo>

cd <local da instalação do antivírus>

avp.com update

avp.com scan /all /memory

 

avp.com update = atualizar o banco de dados.

avp.com scan /all /memory = irá scanear todo o computador, e todo o conteúdo da memória RAM.

PS: O comando shutdown -a, mostrado na print acima, é para cancelar o tempo. Eu programei dessa forma para fazer com que o script interrompa o tempo de desligamento anterior e inicie um novo. Coloque todos os comandos num bloco de notas e salve-o como .bat.

 

Você pode, também, criar um atalho para este script .bat na área de trabalho. Eu faço isso apenas por uma questão de praticidade e estética:

image.png

 

Para fazer isso:

Botão direito na área de trabalho > Novo > Atalho > Informe a localização do script (eu deixo meus script na pasta de Documentos do Windows, pois é um lugar fácil de encontra-los)

.

image.png

 

Feito isso, você terá um atalho. Após isso, clique com o botão direito nele > Propriedades > Avançado > Marque "executar como administrador". Dessa forma, garantiremos que o script sempre irá rodar com privilégios administrativos para que ele rode sem problemas.

image.png

 

Após isso, clique em "Alterar ícone" e selecione um ícone da sua preferência.

image.png

 

Por fim, basta dar um duplo-click no atalho, clicar em "Sim" para que ele seja executado como administrator e deixa-lo rodando. Dessa forma, ele irá atualizar o banco de dados, iniciar a verificação e desligar o computador automaticamente no tempo programado por você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielLV Rapaz, nem sabia que tinha esses comandos, hehe. Aqui normalmente agendo a verificação rápida semanalmente e verificação completa mensalmente, por precaução sempre coloco a verificação rápida (quarta-19:30) para ser executada 30 min antes da verificação completa (dia 15-20:00) para o caso de algum dia 15 cair numa quarta-feira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...