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Notebook não alcança toda a velocidade do provedor com driver que suporte 5GHz


Ir à solução Resolvido por Samuel Bicalho,

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Fiz uma atualização do meus driver de rede do meu Notebook, porém percebi que esse driver mais  recente não me permite conectar em redes 5G (sim, ele é dualband). Após ver que o problema é do driver voltei para a versão anterior, porém na versão anterior ele não pega a quantidade de mb de internet que e provida pelo meu provedor ( o problema não é a internet, pois já fiz diversos teste de speedtest, um técnico já veio aqui, porém não adiantou). Gostaria de uma ajuda para corrigir isso, vi que tem outros drivers dessa mesma placa, porém mais recentes, mas não encontrei nenhum lugar para baixa-los.Se alguém tiver esse drivers mais atualizados que o meu peço uma ajuda. 

 

image.png.10f346160052a38ee1825de8d66ec0f7.png                    

 

Esse é driver que estou utilizando atualmente             

 

Capturar.PNG.a71e89e04d2e0daf771ad34b5a29ed86.PNG      se tiver o drivers superiores a esse, ou uma resolução do problema sem necessidade de atualizar os driver por favor ajuda.

Desde já agradeço

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  • 3 meses depois...
  • Solução

Vou deixar o passo a passo da resolução que funcionou aqui. Testei várias e várias coisas como você também deve ter feito, muitas vezes em relação ao driver e nada funcionava. Ele realmente tem alguma trava com redes 5GHz, porém, descobri que essa trava na verdade é com a largura de banda do roteador, que precisa ser de 40MHz e não superior.

 

Entre nas configurações do seu roteador. Para isso, acesse http://192.168.0.1/ (caso não dê tente o 192.168.1.1 ou outros) e coloque o login e senha. Caso não tenha sido alterado, o login vai estar gravado no roteador mesmo. Outros padrões de login que possam ser também: login:admin, senha: deixa vazio; login:admin, senha: admin; login:admin, senha: admin123.

 

[Nessa etapa vai variar de roteador para roteador] O meu é da Claro/NET, após entrar nas configurações segui esse caminho: Configurações avançadas > Menu > Wi-Fi > Rádio > Selecione a rede de 5GHz > Altere a largura de banda de 80 para 40MHz > coloque o canal de controle em auto caso não esteja > Aplicar ajustes. Com isso provavelmente você já conseguirá se conectar à redes 5GHz e ter uma velocidade maior.

 

[DICA] Em roteadores como TP-Link ou D-Link, basta procurar pela aba Wireless ou Wi-Fi, selecionar o menu de 5GHz e encontrar a parte onde podem ser configurados: o modo (802.11 a/n/ac), largura de banda (40 MHz), canal de controle (Auto)

 

Obs.: minha internet contratada ainda é superior ao que estou recebendo na rede 5GHz, o plano é de 250 MB e estou recebendo 150 MB mais ou menos. Não é os 100% mas já é bem melhor do que os 55 MB que estava anteriormente. É bom conferir no celular o quanto que está chegando para ter certeza do valor que tem que dar, pois no meu celular chega bem próximo aos 250 MB contratados, indicando que o problema realmente era apenas no notebook.

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  • 6 meses depois...

@Samuel Bicalho CARAMBA, não sei como te agradecer, pense no tanto de instala, desinstala drivers, sendo que o "problema" era no modem, nunca iria imaginar, porque no outro computador funcionava tudo normalmente, no celular também, então eu jurava que era configuração ou drivers. FUNCIONOU só de mudar de 80 para 40 Hz. VALEU DEMAIS!!!!

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@PurpleParallax kkkk tmj mano, nem lembro se vi isso em algum lugar da gringa ou se fui fuçando e descobri, o que importa é q deu bom. Na época tava ficando doido tentando descobrir 😂

10 horas atrás, MONICAKAAGA disse:

@Samuel Bicalho CARAMBA, não sei como te agradecer, pense no tanto de instala, desinstala drivers, sendo que o "problema" era no modem, nunca iria imaginar, porque no outro computador funcionava tudo normalmente, no celular também, então eu jurava que era configuração ou drivers. FUNCIONOU só de mudar de 80 para 40 Hz. VALEU DEMAIS!!!!

Hahaha sei pelo o que passou, também ficava sem entender e jurava ser drive, quando vi q era só isso fiquei 🤡🤡

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Em 12/05/2021 às 17:11, Samuel Bicalho disse:

Vou deixar o passo a passo da resolução que funcionou aqui. Testei várias e várias coisas como você também deve ter feito, muitas vezes em relação ao driver e nada funcionava. Ele realmente tem alguma trava com redes 5GHz, porém, descobri que essa trava na verdade é com a largura de banda do roteador, que precisa ser de 40MHz e não superior.

 

Entre nas configurações do seu roteador. Para isso, acesse http://192.168.0.1/ (caso não dê tente o 192.168.1.1 ou outros) e coloque o login e senha. Caso não tenha sido alterado, o login vai estar gravado no roteador mesmo. Outros padrões de login que possam ser também: login:admin, senha: deixa vazio; login:admin, senha: admin; login:admin, senha: admin123.

 

[Nessa etapa vai variar de roteador para roteador] O meu é da Claro/NET, após entrar nas configurações segui esse caminho: Configurações avançadas > Menu > Wi-Fi > Rádio > Selecione a rede de 5GHz > Altere a largura de banda de 80 para 40MHz > coloque o canal de controle em auto caso não esteja > Aplicar ajustes. Com isso provavelmente você já conseguirá se conectar à redes 5GHz e ter uma velocidade maior.

 

[DICA] Em roteadores como TP-Link ou D-Link, basta procurar pela aba Wireless ou Wi-Fi, selecionar o menu de 5GHz e encontrar a parte onde podem ser configurados: o modo (802.11 a/n/ac), largura de banda (40 MHz), canal de controle (Auto)

 

Obs.: minha internet contratada ainda é superior ao que estou recebendo na rede 5GHz, o plano é de 250 MB e estou recebendo 150 MB mais ou menos. Não é os 100% mas já é bem melhor do que os 55 MB que estava anteriormente. É bom conferir no celular o quanto que está chegando para ter certeza do valor que tem que dar, pois no meu celular chega bem próximo aos 250 MB contratados, indicando que o problema realmente era apenas no notebook.

Mesmo com a dica a minha internet não passa de 100 mbps, sendo que o plano contratado é de 250... que chato isso, a gente compra um equipamento novo e tem que ficar virando a noite em foruns, dando uma de técnico de informática pra solucionar problemas. Em outro forum achei uma dica complementar a essa, que pode ser que ajude alguém que esteja passando por isso:

o canal estiver em automático, altere para algum outro valor (pode ser o primeiro da lista). Pode ser necessário reiniciar. Veja se o problema persiste. Caso persista, teste com outros dois canais aleatórios. (vi pessoas falando que colocou no canal 36, que é o primeiro da lista e funcionou.)

Outra coisa que pode ajudar é um adaptador usb para WIFI, na Wish tem uns baratos e BONS. Conecta na velocidade máxima.

fik a dik.

 

Em 12/02/2021 às 15:22, PurpleParallax disse:

Fiz uma atualização do meus driver de rede do meu Notebook, porém percebi que esse driver mais  recente não me permite conectar em redes 5G (sim, ele é dualband). Após ver que o problema é do driver voltei para a versão anterior, porém na versão anterior ele não pega a quantidade de mb de internet que e provida pelo meu provedor ( o problema não é a internet, pois já fiz diversos teste de speedtest, um técnico já veio aqui, porém não adiantou). Gostaria de uma ajuda para corrigir isso, vi que tem outros drivers dessa mesma placa, porém mais recentes, mas não encontrei nenhum lugar para baixa-los.Se alguém tiver esse drivers mais atualizados que o meu peço uma ajuda. 

 

image.png.10f346160052a38ee1825de8d66ec0f7.png                    

 

Esse é driver que estou utilizando atualmente             

 

Capturar.PNG.a71e89e04d2e0daf771ad34b5a29ed86.PNG      se tiver o drivers superiores a esse, ou uma resolução do problema sem necessidade de atualizar os driver por favor ajuda.

Desde já agradeço

Tive o mesmo problema, testei de tudo que foi falado aqui, entrei na página de drivers da Acer, reinstalei, mexi na configuração do modem, tudo....liguei no suporte Acer, que aliás foi muito bom, e ele pediu para desmarcar o ipv6. Fiz o teste e continuou sem funcionar....(quer dizer, não passava de 99 Mbps, sendo que aqui é de 250).
PULO DO GATO: pode ser que aconteça com vcs também....eu sempre usei a página da FAST.COM, pra fazer o teste de velocidade, inclusive no celular e em outro notebook, mas daí RESOLVI TESTAR OUTRO SITE, O speedtest, E PRA MINHA SURPRESA CONECTOU A 260 Mbps, sendo que minha internet é de 250..... ou seja, testem em diversos sites.... mas que isso é estranho, isso é! 

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4 horas atrás, MONICAKAAGA disse:

Tive o mesmo problema, testei de tudo que foi falado aqui, entrei na página de drivers da Acer, reinstalei, mexi na configuração do modem, tudo....liguei no suporte Acer, que aliás foi muito bom, e ele pediu para desmarcar o ipv6. Fiz o teste e continuou sem funcionar....(quer dizer, não passava de 99 Mbps, sendo que aqui é de 250).
PULO DO GATO: pode ser que aconteça com vcs também....eu sempre usei a página da FAST.COM, pra fazer o teste de velocidade, inclusive no celular e em outro notebook, mas daí RESOLVI TESTAR OUTRO SITE, O speedtest, E PRA MINHA SURPRESA CONECTOU A 260 Mbps, sendo que minha internet é de 250..... ou seja, testem em diversos sites.... mas que isso é estranho, isso é! 

O site da FAST nunca achei muito confiável para os resultados de velocidade. Sempre utilizei o Speed test, mas recentemente vi um outro que normalmente é utilizado para caso você queira fazer alguma reclamação na ANATEL. É esse aqui: https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/ 

 

Parece ser confiável também os resultados

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  • 1 ano depois...
  • mês depois...
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@Edi Carlos Souza Barra , além da dica acima (canal de rede no "automático", mas em 40 MHz), existe outra opção: o canal de rede fixado no 36, por exemplo, mas a largura de banda flexível até 160 MHz (geralmente efetivando 80 MHz).

 

PS.: aliás, canal no automático, comigo não funcionou.

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