Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, estou testando alguns vírus em uma máquina virtual utilizando o virtual box com as configurações de rede em modo NAT (que dentre as opções que ele oferece me parece a mais segura para usar). Utilizo no sistema principal o Kasperky security cloud que tem um bom Firewall que sempre bloqueia o acesso a sites poucos seguros ou com algum tipo de ameaça. Acorre que mesmo eu acessando o vírus dentro da VM (o que teoricamente estaria isolado do sistema principal) o Kasperky está bloqueando o acesso do malware ao servidor de destino dele, classificando como alto risco. A questão é: é seguro eu permitir essa conexão? Por estar em uma máquina virtual, o máximo que o malware vai fazer é enviar informações do sistema dentro da VM, ou há a possibilidade de mesmo assim o vírus conseguir chegar ao sistema hospedeiro pela rede e causar algum dano?

Se alguém com experiência em máquinas virtuais, principalmente no Virtual Box da Oracle tiver alguma dica de configuração de segurança pro software que me permita interagir com o virus sem danos a minha rede ou ao sistema principal eu ficaria agradecido.

Postado

Olá

Isso vai depender do poder de ação do Malware de quem programou.

Por exemplo: Se o Worm tiver ação de fazer modificação no roteador, infiltra na Bios, espalhar-se pela rede, e só acordar em horário programado, dentre outra coisas desconhecidas, então você pode está colocando seu PC ai, em risco!

O certo é ter um ambiente bem estruturado com este PC, pra que você, possa apenas trabalhar sem medo.

Espero ter ajudado.

Postado
25 minutos atrás, LuisOPsum disse:

Olá

Isso vai depender do poder de ação do Malware de quem programou.

Por exemplo: Se o Worm tiver ação de fazer modificação no roteador, infiltra na Bios, espalhar-se pela rede, e só acordar em horário programado, dentre outra coisas desconhecidas, então você pode está colocando seu PC ai, em risco!

O certo é ter um ambiente bem estruturado com este PC, pra que você, possa apenas trabalhar sem medo.

Espero ter ajudado.

@LuisOPsum Certo, mas como eu estruturo o ambiente? Tem alguma dica de configuração? Principalmente de rede, para garantir o isolamento da máquina virtual?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...