Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incerteza da compatibilidade das peças


Posts recomendados

Eu to querendo montar um novo pc e queria saber se todas as peças são compatíveis, essa configuração foi feita pensando em poder melhorar o PC no futuro e ser barato, então se algo ficar meio exagerado provavelmente é proposital.

 

Peças:

Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

 

Processador AMD Ryzen 3 2200G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo), AM4 - YD2200C5FBBOX

 

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

 

Memória HyperX Fury, 4GB, 2400MHz, DDR4, CL15, Preto - HX424C15FB3/4

 

Fonte Corsair VS500, 500W, 80 Plus - CP-9020223-BR

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Christopher Posowitch Pegue pelo menos a placa-mãe Gigabyte AB350M DS3H V2, o preço é similar. CPU recomendo o Ryzen 3 3200G, também com preço similar. O SSD da Kingston é problemático, costuma dar defeito prematuramente. Uma opção melhor é pegar um NVMe por 150 reais a mais como este: 

SSD ADATA XPG SX6000 LITE 512GB M.2 2280 NVME, ASX6000LNP-512GT-C

Ou, se não puder gastar o valor adicional, pegue qualquer SSD das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG

O mesmo vale para a memória. Pegue pelo menos um módulo de 8GBs, não pegue dois módulos de 4GBs para fazer dual channel. Seu PC vai precisar de 16 GBs para rodar liso, então compre um de 8 agora e outro quando puder. Compre de 3200 MHz que seu vídeo integrado precisa de memórias velozes e o preço é quase o mesmo. Escolha com este link: filtro de memórias Kabum.

Fonte razoável, sou mais uma CX450 ou uma Pichau Nidus.

 

As peças em si são compatíveis, mas acho importante equilibrar o orçamento como sugeri acima. Se não puder fazer o investimento adicional, então aguarde um pouco para comprar tudo. Você está montando a base do seu computador e se adquirir mal agora vai passar aperto para corrigir depois. 

 

Sugestão de gabinetes:

 

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost
    Aerocool Hive - 157 mm
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325 mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini)
    Cooler Master Masterbox MB511 TG
    Corsair Carbide 275R Airflow
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04
    Corsair iCUE 220T Airflow
    Cougar MX330-G
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, porém com algumas observações.

A placa-mãe A320M-K/BR, pode depender de atualização de BIOS para reconhecer o 2200G, montei um kit parecido para um amigo em que a BIOS já veio atualizada, ai vai depender do lote da placa, caso a BIOS da sua não seja a versão compatível, terá provavelmente de conseguir um processador de primeira geração para atualizar a placa-mãe.

Pode verificar essa questão aqui nesse link:

https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-A320M-K-BR/HelpDesk_CPU/


Em relação a memória RAM tem dois detalhes, sim esse pente que você listou é compatível, mas se sua intenção é jogar, aconselho a comprar um pente de frequência maior, já que essa placa até onde ser não suporta overclock nem de CPU nem de RAM.
Sendo que a frequência máxima de memória compatível é de 2933MHz.

Outro ponto é que além da frequência da RAM, ao utilizar gráficos integrados como no seu caso, utilizar dois pentes de memória pra habilitar o dual channel ajuda bastante no desempenho da GPU integrada ao processador.

 

Mas ai depende muito do seu orçamento e da sua necessidade de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, TIR disse:

Outro ponto é que além da frequência da RAM, ao utilizar gráficos integrados como no seu caso, utilizar dois pentes de memória pra habilitar o dual channel ajuda bastante no desempenho da GPU integrada ao processador.

Mas é melhor comprar um módulo de 8GB agora se o orçamento estiver apertado e adicionar outro depois. Memórias de 4GB custam caro pelo que oferecem e ainda seria necessário adquirir mais depois porque 16GB são necessários para rodar bem hoje em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Mas é melhor comprar um módulo de 8GB agora se o orçamento estiver apertado e adicionar outro depois. 

 

O problema é ai que pode ficar com um dual channel com duas memórias diferentes, mesmo comprando da mesma marca/modelo o chip pode ser de outro fabricante.

 

Melhor "economizar" em gabinete - na sugestão acima tem gabinete de R$ 500,00 :zoio: substituir o SSD por um HD - posteriormente compra numa promoção, e pegar 2x8GB de uma vez..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Jonas O 3200G tem uns 10 a 15% adicionais de desempenho no total (single e multi threaded). Minha preocupação não é tanto o desempenho com jogos da GPU que é basicamente o mesmo, mas sim com o desempenho para suportar uma GPU melhor no futuro. Ambos serão medianos ou fracos (o ideal seria pelo menos um 1600 que tem o dobro do desempenho praticamente), mas como o orçamento  parece estar curto, pelo menos pegar um 3200G (se o preço estiver bom) já seria um avanço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Mas é melhor comprar um módulo de 8GB agora se o orçamento estiver apertado e adicionar outro depois. Memórias de 4GB custam caro pelo que oferecem e ainda seria necessário adquirir mais depois porque 16GB são necessários para rodar bem hoje em dia.

Não especifiquei a quantidade de memória por esse motivo, mesmo por que isso vai muito do bolso e da necessidade de cada um, se a intenção é utilizar o computador apenas para estudos e consumo de mídias de vídeo, essa configuração dele já atenderia bem.

 

Seria interessante se o autor do tópico se manifestasse melhor a respeito disso, pois é algo muito relativo, teríamos de entender
melhor o perfil de uso dele e ter uma base do seu orçamento para indicar melhor ajustes que ele pode fazer na configuração.

 

Se não daqui a pouco vai ter gente indicando Ryzen 9 5950x, pois ele vai ter mais flexibilidade no futuro. :) 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TIR Para uso geral e games, com Windows 10 64 bits, usando chrome ou outro navegador, um PC hoje consome qualquer coisa entre 4 e 10 GBs. Se for para design aí o ideal é começar já com 32GBs. Se tiver imagens em 4K ou mais sendo trabalhadas, 64GBs dão pro gasto. 
Ainda sim, mesmo com todas essas possibilidades, um PC se beneficiará de um módulo inicial de 8GBs e posteriormente mais um para dual channel. Preferencialmente 3200 MHz porque Ryzen (especialmente com vídeo integrado) se beneficia dessa velocidade. Se a placa-mãe por alguma razão não suportar toda essa velocidade, o preço das 3200 ainda fazem delas a melhor opção. No final dá para melhorar os timings se for rodar a velocidades menores. Por fim, módulos de 4GB tem baixo custo/benefício por diversas razões. Além do custo por GB ser mais alto para módulos similares, ainda tem o fato de que vai ocupar um slot com baixa capacidade que pode ser necessário posteriormente, e ter que desfazer de um módulo para adquirir outro sempre acarreta em perda de dinheiro por desvalorização (produto usado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods quanto a placa-mãe, eu estava pensando eu pegar uma Asus Prime B450m Gaming br, acha que seria uma boa escolha? O objetivo é ser barato, eu tenho até R$ 2500 pra gastar, a B450m era a primeira escolha, mas eu pensei em trocar para deixar mais barato, mas depois de me alertarem quanto a placa-mãe eu to pensando em voltar para o projeto original

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Christopher Posowitch Como o querido@José Jonas já disse, não é uma boa opção. Nem é por causa de overclock, mas sim de capacidade de expansão no futuro. Algumas CPUs simplesmente precisam de melhor regulação de tensão do que essa MB é capaz de fornecer. Ainda sim, se você investir bem em arrefecimento do seu gabinete ela pode sim prestar, o problema é justamente que o investimento adicional seria melhor direcionado em uma MB melhor... fica a seu critério.

Hoje eu pegaria uma AB350M DS3H V2 com mais tranquilidade do que a Asus Prime. Isso sendo que o preço é parecido. Se quer maior expansibilidade no futuro, uma B450M DS3H é a melhor opção hoje. Fique longe da Steel Legend (queridinha da galera) se não quiser jogar dinheiro fora à toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods então vamos ver como isso fica com essa nova placa.

 

placa-mãe AB350M DS3H V2

 

O processador AMD ryzen 3 2200g(estou vendo se vou conseguir pegar algum melhor)

 

Fonte corsair 500w 80 plus

 

2 pentes de memória ram de 4gb ddr4

 

Ssd kingston a400 480gb

 

Isso vai dar uns 2.200 mais ou menos, ainda da pra melhorar alguma coisa com esse dinheiro, considerando que tenho 2.500, mas eu teria que escolher só entre uma, eu to pensando em escolher outro processador ou mudar o pente de ram, não tenho certeza se foi você que disse, mas alguém disse para eu ficar com um pente de 8gb para atualizar quando tiver dinheiro 

38 minutos atrás, Christopher Posowitch disse:

ainda da pra melhorar alguma coisa com esse dinheiro

Dependendo do gabinete que eu pegar, nem vai dar pra melhorar nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Christopher Posowitch disse:

não tenho certeza se foi você que disse, mas alguém disse para eu ficar com um pente de 8gb para atualizar quando tiver dinheiro 

Minha recomendação é essa sim. Melhor comprar um módulo de 8 GBs 3200 MHz agora, que custa menos que dois de 4GBs, e acrescentar outro de 8 GBs depois. No final das contas você vai sentir necessidade de 16 GBs posteriormente, pois tanto para jogos quanto para o uso normal do windows é importante ter pelo menos essa capacidade hoje em dia. Compre 8 agora, mais 8 depois.

 

Reforço que o SSD da kingston é pouco durável e comumente falha prematuramente. Melhor pegar das marcas que sugeri anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods o problema é que com o orçamento que tenho não daria para conseguir os dois, e quanto a memória ram eu entendi o que tu quis dizer, mas eu tentei achar algum de 3200mhz como tu disse se não me engano, mas só achei por mais de R$ 300 sendo que o preço que vou pagar pelas 2 memorias de 4 gb é 170 mais ou menos.

 

O ssd eu já to pesquisando para qual vou mudar, ou se eu não fico com um hd, mesmo que temporariamente, achei esse SSD Crucial e me interessei já que tu disse que era uma boa marca, por enquanto vai ser só 240gb mas eu consigo me organizar bem com 240gb.

 

Assim ficaria as peças do pc(o SSD Crucial tu vê se vale a pena eu pegar ou não, deu pra perceber que o kingston é barato ent comecei a duvidar dele):

Screenshot_20210304-100312.png

Screenshot_20210303-175118.png

Screenshot_20210304-090327.png

Screenshot_20210303-175154.png

Screenshot_20210303-175148.png

Screenshot_20210303-175142.png

Screenshot_20210304-102703.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Christopher Posowitch disse:

o problema é que com o orçamento que tenho não daria para conseguir os dois, e quanto a memória ram eu entendi o que tu quis dizer, mas eu tentei achar algum de 3200mhz como tu disse se não me engano, mas só achei por mais de R$ 300 sendo que o preço que vou pagar pelas 2 memorias de 4 gb é 170 mais ou menos.

Na Kabum as memórias de boas marcas custam menos de 280 reais a 3200 MHz. Não recomendo dois módulos de 4 GBs simplesmente porque você vai gastar todos os seus slots para ter 16GB, sendo que isso é o mínimo para rodar bem HOJE. Como seu PC vai durar muitos anos se montados com componentes atuais, recomendo que mantenha dois slots livres para se algum dia precisar melhorá-lo. Memória é simplesmente a única coisa que é quase garantido de se fazer upgrade ao longo da vida útil de um PC.

 

E mais uma vez, largue kingston, não é boa marca, tem melhores opções custando menos. 

 

Detalhe, promoção hoje com memória DDR4 8GBs 3200MHz na kabum saindo a 240 reais: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110650

Compre rápido antes que acabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods eu fiquei meio confuso pelo link que você mandou agora, porque eu pesquisei memoria ram, ram, qualquer coisa que tenha a ver com memoria ram e não achei muita coisa, inclusive esse link que tu mandou se eu pesquisar ou da "erro ao carregar os produtos" ou por algum milagre acha o item, no final na minha pesquisa por memória ram de 8gb de 3200mhz eu só achei 1 produto, e era quase 400 reais. Vou tentar rever as minhas peças, a memoria ram eu vou ver se cabe no meu orçamento uma melhor, o processador também, gabinete eu vou ter certeza de que quero aquele, a memoria kingston eu vou trocar pela da Crucial que mesmo com uma memoria menor, vale mais a pena, a placa-mãe e a fonte vão ser essas mesmas, o gabinete provavelmente vai ser o mesmo, só quero confirmar se vou querer esse mesmo, talvez tenha algum mais barato ou qualquer coisa que me interesse mais que esse, mas eu duvido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o site da Kabum esta meio bugado por estes dias, os links externos as vezes não conectam, e a procura do site parece estar desabilitada.

 

A acho que a memória 3200 mais barata que tem lá na Kabum é essa de  239,90 tente comprar 2 pentes (479,90)

 

Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16

 

Se colocar este nome acima no Google o link abre.

 

As duas placa-mãe citadas acima estão com o mesmo preço n Kabum:

 

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 - 549,90

Não suporta 5600X

Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD, mATX, DDR4 - 549,90

Suporta 5600X (que provavelmente é o que valerá a pena instalar daqui a uns dois anos).

 

O SSD Crucial BX 500 240GB tem na Amazon por 285,00 - 94,90 a menos que da cotação acima.

O SSD Crucial BX500 480Gb é 429,90 na Kabum - 20,00 a menos que o Kingston.

 

O Gabinete Cooler Master MasterBox Q300L, Mini Tower, Lateral em Acrílico - MCB-Q300L-KANN-S00 é 40,00 mais barato, a diferença é que não tem o logotipo TUF pintado na lateral direita.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Christopher Posowitch O site da Kabum está problemático. Para solucionar a dificuldade de navegação do site limpe os dados de navegação do seu navegador. Aperte as teclas crtl+shift+del na página do navegador, selecione a opção de limpar cookies e a de limpar dados de aplicativos, marque para limpar de todo o período e confirme. Quando terminar (demora um pouco), feche e abra novamente o navegador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Bem eu dei uma pesquisada depois de fazer isso e só vou confirmar se essas peças que eu escolhi conforme as orientações que me deram são boas.

 

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox Q300L, o mesmo 

 

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 

 

Processador AMD Ryzen 3 2200g, não consegui achar algo melhor que não saísse do meu orçamento 

 

SSD Crucial BX500 240gb SATA 

 

Memória XPG Gammix D30 8gb DDR4, depois quando tiver dinheiro eu compro um segundo pente 

 

E por último Fonte Corsair VS500 500w 80 plus 

 

Essas são as peças, se pelo menos funcionar, eu acho que vou ficar com essa configuração, a não ser que tenham mais alguma coisa pra melhorar, que não saia muito do orçamento, essa configuração deu 2.559

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Christopher Posowitch Sim, vai funcionar tranquilamente. Acrescente pelo menos duas ventoinhas de 120 mm (idealmente quatro) das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. Use o link para pesquisar (tem filtro), mas não precisa comprar nada caro. Ventoinhas de 20 a 30 reais das marcas citadas já serão suficientes. O gabinete escolhido tem suporte a duas ventoinhas de 120 a 140 mm frontais, duas superiores e uma traseira (essa parece que vem pré-instalada, mas o site do fabricante não fala). O ideal então, para equilibrar o fluxo de ar, seria instalar duas no painel frontal, nas posições mais baixas, uma no painel superior (ao fundo) e outra no traseiro (se já não vier com uma). Qualquer ventoinha que encontrar das marcas acima com pelo menos 40 a 50 CFM de fluxo de ar e no máximo 28 dB de ruído será ideal.


De resto, boas configurações


Ah, lembre de consultar o preço da B450M DS3H antes de fechar sua compra, pois ela tem andado no mesmo preço que a AB350M DS3H V2 e é superior em compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2021 às 08:15, WOZ Dods disse:

Ah, lembre de consultar o preço da B450M DS3H antes de fechar sua compra, pois ela tem andado no mesmo preço que a AB350M DS3H V2 e é superior em compatibilidade

Acabei de ver aqui e ela é até mais barata, são uns 10 a 20 reais mas é mais barata, então vou ficar com a b450m DS3H juntando também com as ventoinhas, das marcas que eu conheço e ouvi falarem bem são Cooler Master, DeepCool, AeroCool e Corsair, posso confiar nessas aí? Depois disso só ponho as peças e marco como solução

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Christopher Posowitch Indico ventoinhas das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. Todas são boas. Se preocupe em pegar modelos com pelo menos 40 CFM de fluxo de ar e no máximo 28 dB de ruído.

Se o gabinete suportar ventoinhas de 140 mm e encontrá-las por bons preços, prefira elas (na quantidade que o gabinete suportar), pois fazem menos ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...