Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldades em obter indicativo de chamada classe C na ANATEL


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

  • Membro VIP

É o seguinte, eu já possuo licença para funcionamento de estação de rádio do cidadão (PX) com um número de FISTEL, tudo legalizado e em dia.

Acontece que na pandemia abriram a possibilidade de se fazer as provas para o COER pela internet e entrei na onda obtendo o meu classe C com um número de FISTEL diferente. (um FISTEL para o PX e um FISTEL diferente para o PU)

Seguindo todo o passo a passo do manual da ANATEL eu fui na lista de indicativos vagos e escolhi os que me interessam, depois preenchi online o formulário de requerimento do serviço de radioamador com o pedido de inclusão de estação móvel com a lista de indicativos de minha preferência, assinei digitalmente e dei entrada no processo pelo SEI, fiquei acompanhando e dias depois deram o resultado que foi expedido um terceiro número de FISTEL, mais alguns dias e informaram que este novo número de FISTEL foi cancelado porque eu já possuo um, bem como não deveria pagar as taxas e se já as tivesse pago deveria pedir o reembolso, tudo isso em 2020. O processo foi finalizado e o meu acesso ao SEI cortado.

Semacesso.jpg.f183b5aa1a5735d1147be350f359ec5a.jpg

Agora em 2021 eu fui pagar as taxas e só aparecem os boletos FISTEL do PX, fui na lista de indicativos vagos e o que escolhi como primeira opção não está mais lá, entrei no SCRA e tentei incluir uma estação por lá porém, o sistema não responde, fica travado por horas.

Quando fui aprovado nas provas, o pessoal da ANATEL se colocou à disposição para qualquer dúvida mas, como está tudo descrito passo a passo nos manuais do site, eu fico meio que sem jeito para ligar lá e perguntar então, quem sabe alguém me dá uma ajudinha para detectar o que aconteceu de errado e o que devo fazer para conseguir meu indicativo PU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Consegui de alguma forma renovar meu acesso ao SEI e pude visualizar o primeiro processo, a outorga do COER:

P1.jpg.f34607aa70eae5b908bf6f865ec657c3.jpg

Depois vi o segundo processo, a inclusão de estação móvel:

P2.jpg.5bde8418490c453b36b9327d671de684.jpg

Eu não consigo entender o que ocorreu. Fui na impressão do COER e consegui imprimir uma segunda via.

Quando tento imprimir o boleto dá que não foram encontrados registros para os dois FISTEL:

Só gera o boleto do PX.

Vou tentar uma nova inclusão de estação para ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Li, reli e analisei tudo dos processos e dos manuais, inclusive assisti a alguns vídeos na internet e me lembrei de ter ouvido em algum lugar que não deveria ter aberto um processo novo (talvez este tenha sido o erro), com tudo isto em mente parti para a próxima tentativa, fui na lista e escolhi uma nova lista de opções de indicativos, depois parti para preencher o requerimento:

ReqA1.jpg.30d9229512374c880569c1790e5c0b7e.jpg

Todos os vídeos da internet que vi mostram que na primeira linha (De certificado) faz um "X" em emissão de COER e completa a classe de emissão.

Também mostram que fazem o mesmo "X" na segunda linha (De serviço) no pedido inicial e por fim na terceira linha (De estação) faz o "X" na inclusão.

Vejam muito bem, foi assim que preenchi no primeiro requerimento e como deu em nada, tudo leva a crer que a maneira correta de se preencher é exatamente como fiz acima, apenas um "X" em inclusão na terceira linha, deixei o resto em branco.

Raciocine comigo, eu não estou pedindo nada novo relativo ao "certificado" e também quanto ao "serviço", o assunto é apenas "estação".

Preenchi também os demais campos do formulário, como nome e endereço, inclusive o numero do FISTEL e o número do processo que gerou o COER, coisa que não aparece se deve preencher ou não em lugar nenhum e como deixei em branco na primeira tentativa, achei por bem preencher desta vez, justamente para que não se abra um novo processo e um novo FISTEL e venham a cancelar em seguida como ocorreu antes.

Sei lá qual é a maneira certa de se preencher.

ReqA2.jpg.d658343b54e5389c4b60b7add55fb180.jpg

O campo 6 eu preenchi igual ao primeiro requerimento.

ReqA3.jpg.b860eff6b2a90bc7f6fdc86036dab651.jpg

Na parte do campo 7 eu escrevi em breve relato do que aconteceu na primeira tentativa.

A única coisa que eu vacilei foi a cópia do RG que enviei sem autenticação, se bem que, nem lembro da primeira vez se mandei autenticado ou não.

No momento de dar entrada no processo:

SEI1.jpg.f553c4fc81b75f5ef0356cc80bec57b9.jpg

Eu não escolhi processo novo, me aventurei no intercorrente e usei o mesmo número do processo do COER e consegui peticionar:

Recibo.thumb.jpg.52f7874ee24646ec174e9bed900cac10.jpg

Depois conferi na pesquisa e ficou assim:

Final.jpg.e943aa678edb25c5eb2c68cf17a871f9.jpg

 

Vamos ver se agora vai.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ontem, no dia 9, vi que ocorreram movimentações no primeiro processo aparecendo um quarto número de FISTEL, tentei acessar o sistema e gerar a licença por este número e deu que não imprime licença por débito da taxa de fiscalização e instalação, inclusive o segundo processo foi reaberto e encerrado, o que indica que o funcionário leu o texto da observação. Também dei uma olhada nos indicativos disponíveis que eram 2608 e foram para 2607, todos os que coloquei na lista continuam disponíveis.

Hoje dia 10 veio a notificação de intimação por e-mail com a mensagem para pagar o boleto:

332781184_resultado1.jpg.5060a76d67e154b564ecfff8eecc0a5e.jpg

Em anexo vieram dois boletos com as seguintes informações:

500971652_Boleto1.jpg.375a6abdd56e7c7b4a0b05eee8d522d6.jpg

O primeiro de R$ 20,00 e o segundo de R$ 26,83:

1892021939_Boleto2.jpg.f6289f3bd762229270d9684a9063a8bc.jpg

Já fiz o pagamento e fico no aguardo, Nenhum dos indicativos da minha lista foi escolhido, veio um outro nada a ver.

Agora eu acho que vai mesmo, já tenho um pé dentro do radioamadorismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...