Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de antivírus bom e gratuito


Posts recomendados

  • Moderador

@C.R.E.A.M. Panda Free ou Windows Defender.

1 hora atrás, C.R.E.A.M. disse:

Esse o problema, além de mim mais 2 pessoas tem acesso ao meu pc da pandemia para cá. xd

 

Coloque o User Acount Control (UAC) no máximo e uma senha forte na conta de administrador e as duas contas necessárias para essas pessoas como usuário padrão. Você pode fazer isso indo em Painel de Controle>Contas de Usuário.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@C.R.E.A.M. Sempre usei o Avast na minha máquina e nas dos clientes. Parei com isso esse mês de fevereiro e reverti para o antivirus nativo do windows. O mais interessante é que quando o fiz alguns bugs chatos que estavam ocorrendo simplesmente sumiram (inclusive o uso excessivo da CPU na inicialização). Como já li muito sobre a eficácia desse antivirus, estou de consciência limpa.

 

@Frib 2K4 O problema do UAC é que vai encher o saco o tempo inteiro toda vez que for abrir programas, mesmo os instalados pela conta de adm. Só de deixar os usuários secundários como padrão já vai preveni-los de instalar programas, então o UAC fica redundante (e incômodo). Também dá para desativar a instalação de programas dos outros usuários pelo gpedit.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Frib 2K4 O problema do UAC é que vai encher o saco o tempo inteiro toda vez que for abrir programas, mesmo os instalados pela conta de adm. Só de deixar os usuários secundários como padrão já vai preveni-los de instalar programas, então o UAC fica redundante (e incômodo). Também dá para desativar a instalação de programas dos outros usuários pelo gpedit.

Eu particularmente faço isso no meu PC (uso conta padrão para evitar vulnerabilidades), como mais pessoas vão usar o PC dele, isso seria tipo um "lockdown", pois se esses usuários quiserem instalar programas ou fuçarem onde não devem o UAC vai bloquear isso.

21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@C.R.E.A.M. Sempre usei o Avast na minha máquina e nas dos clientes. Parei com isso esse mês de fevereiro e reverti para o antivirus nativo do windows. O mais interessante é que quando o fiz alguns bugs chatos que estavam ocorrendo simplesmente sumiram (inclusive o uso excessivo da CPU na inicialização). Como já li muito sobre a eficácia desse antivirus, estou de consciência limpa.

 

Eu gostava bastante do Avira, usei por um bom tempo até, mas começou a instalar um monte de programas inúteis sem o consentimento do usuário, além de que o Defender é um bom AV já nativo e que dá para ser aprimorado se configurado bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Eu particularmente faço isso no meu PC (uso conta padrão para evitar vulnerabilidades), como mais pessoas vão usar o PC dele, isso seria tipo um "lockdown", pois se esses usuários quiserem instalar programas ou fuçarem onde não devem o UAC vai bloquear isso.

Sim, mas será que a paranoia vale o drama? Sério, eu não uso UAC pra nada, acho um pé no s***. Ninguém merece uma tela de confirmação para fazer cada coisinha. Se meu PC fosse usado por outras pessoas eu usaria o gpedit como fiz com o de vários clientes e bloquearia o que sei que é danoso.

 

3 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Eu gostava bastante do Avira, usei por um bom tempo até, mas começou a instalar um monte de programas inúteis sem o consentimento do usuário, além de que o Defender é um bom AV já nativo e que dá para ser aprimorado se configurado bem.

O Avast passou pelo mesmo drama, mas ainda dava para configurar e tirar toda a chateação. Meu problema foi o impacto que ele tem sobre o funcionamento do sistema e os bugs ocultos. Uma hora apelei e retirei, não volto atrás, o PC não ficava liso como está agora há tempos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sim, mas será que a paranoia vale o drama? Sério, eu não uso UAC pra nada, acho um pé no s***. Ninguém merece uma tela de confirmação para fazer cada coisinha. Se meu PC fosse usado por outras pessoas eu usaria o gpedit como fiz com o de vários clientes e bloquearia o que sei que é danoso.

 

Uma das utilidades do UAC é impedir que malwares (ou usuários desinformados) alterem as configurações do Windows. Se estiver incomodando, você pode diminuir o nível dele para 3 ou 2, mas nunca desativá-lo. Com o tempo acostuma ;D

Como no caso dele outras pessoas vão usar o PC, a paranoia vale o drama.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 2K4 Não uso UAC. Nunca tive uma única contaminação no meu PC (exceto uma que foi em decorrência de um HD de cliente). Ainda acho o UAC desnecessário a menos que os usuários sejam realmente trolls. Na minha casa, na minha família e os meus clientes também, todos que eu oriente sobre como evitar contaminações e como evitar hoax que causam problemas no PC e tenho tido sucesso até hoje. Ninguém se casou com nenhuma princesa nigeriana, nem ganhou nenhum prêmio para o qual não concorreu, nem apagou arquivos com ícone de ursinho de pelúcia do windows até a presente data depois de ter sido minimamente instruído.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, WOZ Dods disse:

@C.R.E.A.M. Sempre usei o Avast na minha máquina e nas dos clientes. Parei com isso esse mês de fevereiro e reverti para o antivirus nativo do windows. O mais interessante é que quando o fiz alguns bugs chatos que estavam ocorrendo simplesmente sumiram (inclusive o uso excessivo da CPU na inicialização). Como já li muito sobre a eficácia desse antivirus, estou de consciência limpa.

O antivirus nativo no caso é o windows defender, certo? tem algum site que ensina como configurar ele? ou ele já é ativado junto com o w10?

 

23 horas atrás, Frib 2K4 disse:

@C.R.E.A.M. Panda Free ou Windows Defender.

Coloque o User Acount Control (UAC) no máximo e uma senha forte na conta de administrador e as duas contas necessárias para essas pessoas como usuário padrão. Você pode fazer isso indo em Painel de Controle>Contas de Usuário.

Esse UAC é o Configuração de controle de conta do usuário né?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
41 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

O antivirus nativo no caso é o windows defender, certo? tem algum site que ensina como configurar ele? ou ele já é ativado junto com o w10?

 

Sim, é o Defender. Você pode configurá-lo aqui : https://www.youtube.com/watch?v=xz3oXHleKoM&t=195s

42 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Esse UAC é o Configuração de controle de conta do usuário né?

Yep.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Frib 2K4 disse:

Sim, é o Defender. Você pode configurá-lo aqui : https://www.youtube.com/watch?v=xz3oXHleKoM&t=195s

Yep.

Obrigado vou da uma olhada.

É que estou procurando antivírus gratuito e bons e que não consumam muito o cpu e memoria.

Não sei se já falaram acima, mas o windows defender ele ativado é leve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Obrigado vou da uma olhada.

É que estou procurando antivírus gratuito e bons e que não consumam muito o cpu e memoria.

Não sei se já falaram acima, mas o windows defender ele ativado é leve?

O AV mais leve sem dúvida é o Panda Free. Se quiser: https://www.pandasecurity.com/pt/homeusers/free-antivirus/

Obs: Desmarque  opção de instalar o Opera Browser.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! 

 

Entrando na conversa: estou  testando utilizar  uma máquina sem antivírus. Isso porque eu percebi que o Avira, antivírus que eu gosto e já uso a bom tempo, tem deixado a máquina lenta em algumas situações inclusive com bugs chatos, mesmo o pc sendo bem forte (processador, ram, ssd etc).

 

Notei que só com o AV da Microsoft, o Windows virou outro, com desempenho melhor! Principalmente na hora ligar! Não sei se é o avira que ficou muito ruim, consumindo muitos recursos do sistema e fora outra coisas que não queria e ele fica lá insistindo, mostrando, fazendo propaganda e apresentando problemas meu sistema.

 

Seria seguro usar somente o AV da Microsoft e usar o vírus total para, quando for preciso, escanear um programa (raro ficar instalando programas, raro mesmo  mesmo assim sempre do site oficial, vendo se o url é do site oficial, verificando o url no virus total e o arquivo também!) mais é um arquivo pdf de conta por exemplo, uma foto etc e outros?) Não utilizo pendrives nele, somente os meus mesmo de backup.

 

Vocês se preocupam em olhar se o site que vocês acessam tem https e tentam ver se o certificado digital realmente é para o site no qual vcs acessam? (Evitar ataque homem no meio)

 

Seriam esses cuidados o suficiente para manter o sistema protegido e não precisar usar antivirus de terceiros no windows? 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BF3DONORDESTE Não faz muito tempo o Antivirus nativo do windows foi premiado por eficiência. Eu meio que ignorei na época, mas hoje entendo que somente ele é mais que suficiente para proteger o PC. Se quiser usar um adicional para algumas situações eu compreendo, mas acho desnecessário também. O Windows Defender tem algumas alternativas de customização e seguir um bom tutorial para configurá-lo poderia aliviar sua preocupação. Pessoalmente eu não vejo necessidade (para mim) de proteção adicional. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então, um dos motivos para eu ficar sem usar antivirus tradicional é a não infecção. Sempre usei avira, porém usava vários outros para buscar malware no sistema como malmwarebytes e vários outros super consagrados antivirus e antimalware. Pois bem, como nunca tive problemas achei melhor desinstalar o Avira, porém mantendo as boas práticas de segurança e em alguns momentos com nível máximo de paranoia.

 

Contudo, o meu maior receio são os sites explorar alguma vulnerabilidade no Windows ou no navegador, mas como aqui o Windows 10 as atualizações são automáticas e o Google também atualiza constantemente, vou manter sem antivirus em algumas máquinas para teste mesmo.

 

O raciocínio não está correto? Se em  muitos anos (muitos anos mesmo, nunca tive problema) porque eu teria com AV da Microsoft, e isso me mostra também que as boas práticas de segurança são tão ou mais importante que o antivírus!

 

Você verifica sempre se os sites que você acessa tem https? Ao instalar programas você só instala se o programa tiver assinatura  digital?  Caso precise, roda em uma máquina virtual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@BF3DONORDESTE Você pode continuar com o Defender. Sugiro adicionar uma proteção anti ransomware junto com qualquer AV que esteja utilizando, aqui há 3 anti ransomware free: https://www.baboo.com.br/tag/anti-ransomware/

Outra dica que dou é manter tudo atualizado e usar uma conta de usuário padrão em vez de administrador, além daquelas dicas básicas de sempre: não clicar em tudo que vê pela frente e não baixar coisas piratas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para Windows, recomendo o Panda ou o próprio Defender que já vem instalado (no caso do Windows 10). Antigamente recomendava o Kaspersky, mas a chatice com as propagandas e o registro me fizeram parar de recomendá-lo. O Panda é muito eficiente e não enche o saco. Para GNU/Linux, recomendo nenhum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, BF3DONORDESTE disse:

O raciocínio não está correto? Se em  muitos anos (muitos anos mesmo, nunca tive problema) porque eu teria com AV da Microsoft, e isso me mostra também que as boas práticas de segurança são tão ou mais importante que o antivírus!

 

AMBOS são importantes.

 

Em 2017 o site do CCleaner foi invadido e teve os arquivos de download substituídos por arquivos maliciosos, ou seja, você ia ser infectado mesmo sendo um usuário paranoico com boas práticas.

https://canaltech.com.br/segurança/hackers-invadiram-o-ccleaner-e-colocaram-usuarios-em-risco-100586/

Obviamente que casos assim são extremamente raros pois (diferente do que filmes de "hackers" mostram), não é do dia pra noite que alguém invade um servidor, mas você nunca deve negligenciar uma coisa chamada segurança.

 

Não utilize o fato de "você nunca ter tido problema" como critério. Conheço pessoas que dirigem olhando para o celular e "nunca tiveram problemas", isso obviamente não muda o fato de ser perigoso.

 

Entenda que o usuário NÃO É o melhor antivírus, o usuário é exatamente quem permite que o sistema seja invadido. Você ser um usuário cuidadoso que não sai baixando jogos piratas pela internet é somente UM dos procedimentos necessários para se manter seguro na internet. Utilizar um bom antivírus é somente UM dos procedimentos que lhe garantirão segurança.

 

Não adianta nada você ter o melhor antivírus do mercado e sair baixando tudo o que vê pela frente. Da mesma forma, não adianta nada ser o usuário mais cuidadoso do mundo pois casos como o do CCleaner podem ocorrer. Uma coisa NÃO ELIMINA a outra. O usuário deve ter o bom senso de ter um antivírus instalado no computador e não sair baixando tudo o que vê pela frente, mas caso ocorra de ele baixar um arquivo infectado, será o antivírus que irá protege-lo.

 

Usando uma analogia mais absurda: Não adianta nada você ser uma pessoa que lava sempre as mãos e achar que isso faz com que você não precise se vacinar. Da mesma forma, não adianta nada você estar com todas as vacinações em dia e sair beijando o chão. Uma coisa não elimina a outra. O usuário NÃO É o melhor "anti-doenças".

 

Leia a cartilha de segurança:

https://cartilha.cert.br/computadores/

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Olá! Obrigado pela explicação e seu post me fez ampliar mais ainda a visão sobre o assunto. Gostei muito da explicação e do seu exemplo. 

 

Porém a dúvida que fica é: o Microsoft Windows Defender é o suficiente? Nesse contexto poderia de fato ser considerado um antivirus e assim eu estou protegido? Se pegarmos esse seu exemplo de contaminação do CCcleaner, que era ou é um programa popular, será que o AV da Microsoft identificaria o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@BF3DONORDESTE Difícil dizer. Eu pessoalmente prefiro ter um antivírus instalado, pois assim pelo menos eu teria uma camada a mais de segurança no caso de outro ocorrido igual o do site do CCleaner acontecesse.

 

E sim, o antivírus da Microsoft é o suficiente para o dia a dia, mas lembre-se que utilizar um bom antivírus não dispensa boas práticas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...