Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming - NÃO LIGA - Possível Solução!!!


Posts recomendados

Bom dia para todos, minha história é a seguinte: faz um ano e uns 3 meses que montei meu computador e os meus componentes são o seguinte:

 

placa-mãe ASUS Prime B450M Gaming

Processador AMD Ryzen 3 2200G

Fonte CORSAIR VS550W 80 Plus

2x Memória Ram T-Force Dark 4gb DDR4

SSD KingDian 1TB

SSD LEXAR 340GB

 

Durante esse tempo essa placa-mãe nunca deu defeito algum, exceto que há mais ou menos 1 semana ela empacou e não estava ligando, somente o led da placa-mãe ficava ligado, ao apertar o POWER nada acontecia, nem vídeo, nem BIP, nem o cooler do processador ligavam, vi em vários fóruns esse mesmo tipo de problema e vi que não era só eu que estava com esse problema e sim muitos usuários, eu e meu tio procuramos possíveis componentes que estivessem defeituosos ou queimados na placa e não encontramos nada, aparentemente não tinha nenhum problema sério ou algo que estivesse à vista, pois bem, recentemente vi comentários que isso era um problema recorrente dessa placa  Asus dos usuários, e também foi falado que por causa da umidade do ambiente ela dava esse problema (não sei se por coincidência ou não, neste dia que parou de funcionar estava chovendo). Vi um vídeo onde um usuário conseguiu resolver esse possível problema dando calor na placa, como eu já estava sem saber o que fazer porque não foi encontrado problema algum nela, resolvi colocá-la 10 minutos no sol e logo após colocar um secador em temperatura média durante uns 2 minutos, e MISTERIOSAMENTE a placa voltou a funcionar, ligou tudo certo, eu não sei se estavam certos em relatar que era umidade porque a minha máquina fica no meu quarto protegida de frio e umidade do ambiente e onde eu moro (Pernambuco) RARAMENTE existe tempo úmido ou fechado, eu consegui resolver dessa maneira que vocês estão vendo na foto, não sei dizer se realmente foi isso mas como eu já estava sem recursos e sem saber o que fazer resolvi testar esse método e funcionou!!!

 

Eu acredito que se alguém estiver nas mesmas condições da minha máquina, vale a pena a tentativa (EM ÚLTIMO CASO) em realizar esse método!!! Se funcionou comigo com certeza vai funcionar com vocês também!!!

 

O que se tem que fazer é todo mundo falar com o suporte da ASUS pois isso é um problema recorrente, e que deve existir algum jeito de isso ser resolvido definitivamente, estou contando só o que passei e minha experiência, aparentemente o problema foi resolvido, qualquer coisa voltarei aqui para relatar mais detalhes, Obrigado!!!

 

 

 

 

IMG_20210314_131451.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, vizinho... moro em Recife, um pouco distante da praia (Barro)... bem, tenho essa placa e o processador é um Ryzen 5 3600x ... já não é a primeira vez que acontece, dele ficar mortinho... sempre que desligo ele, tiro o fio da tomada, preocupado com algum pico de energia... então, depois de várias tentativas e muitas desistências, ele acaba ligando... as vezes somente no dia seguinte... teve uma vez que não ligou... então telefonei para um amigo que faz manutenção em micro e levei ele até a oficina... lá chegando, ligou e funcionou sem problema... de outra vez, um outro técnico disse que era a fonte... comprei outra e voltou a funcionar, mas de vez em quando não liga, exceto depois de várias tentativas... hoje não quis ligar... fiz de tudo... desmontei e limpei os contatos das memórias e placa de vídeo e nada... fiquei de levar amanhã para o técnico dar uma olhada... passado umas 3 horas, tentei novamente e ele ligou de primeira... está aqui funcionando normal... voltei a ligar para o técnico e ele fez uma pesquisa no google e me mandou o vídeo abaixo... resumindo, tenho que comprar um secador de cabelo... observe no vídeo que ele trocou de placa 3 vezes e em todas deu esse mesmo problema... inclusive a última placa dele é igual a minha, ASUS Prime B450M Gaming/br, igual a sua também... e ele mora no litoral, em Salvador... está complicado, né ??? ... será que o problema é nos processadores RYZEN ??? penso que não... se você descobrir mais alguma coisa, posta aqui... abs...

 

 

 

Leia os comentários desse vídeo também... muitos com esse mesmo problema e com diversas placas mãe... vá ver, é o processador mesmo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha faz 12 meses agora em 18 de abril e a uns 6 meses apresenta esse problema. O PC eu comprei na TeraByteShop e acabei de enviar porque ela não quis mais ligar, fiquei 5 dias nas tentativas e nada. Passei secador, limpa contato, montar e desmontar. As duas últimas vezes o PC estava ligado e simplesmente desligava. Ai do nada ligava. Uma vez fui almoçar e deixei ele ligado, quando retornei estava desligado, ai apertei o power e nada, ai sentei na cadeira já pensando no trabalho que ia da pra desmontar tudo, ai apertei novamente o power e ele ligou. Enviei a placa-mãe para a garantia, esperando o retorno da loja com o diagnostico. Testei o R5 2600, GTX 1660, fonte CM 500 e memorias Evo Potenza (2x8GB) em outra maquina e tudo funciona de boas.

Pior que esse problema de umidade em placa mão já sofria desde a época do P4 em meados dos anos 2000. Pensei que ja era coisa superada pela ASUS. Se tivesse lido os fóruns antes, teria evitado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, bom dia novamente, vi as análises de vcs (e o vídeo também) eu tenho quase certeza que esse problema é referente a essa placa-mãe b450m, eu costumava deixar meu pc aberto que nem o rapaz mostra ai, mas depois que dei o calor na placa-mãe estou deixando meu pc fechado agora, pra evitar poeira, umidade e maresia já que moro perto da praia, até agora depois desse procedimento do secador o meu pc ta funcionando normalmente, ele liga normal, eu ligo e desligo todos os dias, talvez fui feliz em ela não parar de funcionar (até agora) mas também não sei até quando ela vai continuar desse jeito, a marca Asus é muito boa e tem nome mas nessa placa pecou, particularmente estarei dando preferência as placas da Gigabyte pois não vejo esse tipo de problema acontecendo e se acontece é em raras exceções, não acredito que esse problema seja nos processadores da AMD já que são muito bons, de qualquer jeito vale a pena testar o processador em outras placas-mães!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde o eu post acima ela está funcionando normal... está espetada na parede, desligo todo dia, geralmente de madrugada, e no dia seguinte liga normal... cheguei a comprar um bateria 2032 e se der falha novamente, vou trocar, porque enquando estava dando falhas o relógio ficava defasado em várias horas... mas está tudo normal até então...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato.... eu não mexi nela e nem limpei a BIOS... quando ficava sem ligar, quando eu conseguia ligar, o clock estava várias horas alterado, a as coordenada UTC estava certa, -3 horas...

no vídeo que eu postei o autor fala sobre isso, da bateria dele estar dando erro... note que  windows está setado para ajuste automático, mas não ajustou nada... abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

esse problema comigo é permanente... quase todos os dias tenho que usar o secador... atualmente voltou a esquentar em recife.. fazendo um pouquinho de calor e então as vezes ela liga sem o secador... eu entrei em contato com a ASUS e eles sabem do problema e que inclusive ocorre com outros fabricantes de placas também... me pediram a nota fiscal, mas a placa está com mais de 1 ano... pediram para eu mandar a placa para eles, mas se fizer vou ficar sem computador por longo tempo, até eles darem uma solução, o que é impraticável... no último e-mail que me escreveram, disseram para eu aguardar (penso que me apresentarão uma solução) mas até hoje não responderam... tam mais de mês que estou sentando, aguardando.... vou cobrar deles uma posição, pois é vício do produto e eles tem que substituir por outro que não tenha o mesmo problema,,, não adianta me enviarem outra placa igual porque o problema virá junto... qualquer novidade, postarei aqui... abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema é crônico em locais com alta umidade, se a plataforma é AM4, o risco disso acontecer na umidade é relativamente alta, como já dito antes, minha A320M-K em dias de chuva aqui em fortaleza simplesmente morreu, nem com secador resolvia, feito a troca da placa-mãe, até agora sem nenhum sinal de defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é bom, quanto mais pessoas relatarem melhor, porque mostra que isso só pode ser um defeito de fábrica, a ASUS pelo que eu conheço "deve" ser uma empresa séria e deveria apresentar pelo menos alguma solução, no meu caso tive sorte até hj dela está ligando sem maiores problemas, mas muita gente ainda tem que recorrer a solução do calor mesmo!!! Enfim, vão falando aí se a placa de vcs pelo menos está ligando...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kristiano Hawaiano Cara, quando tu for ligar ele, deixa o máximo de tempo possível ligado, o bom no seu caso acredito que é melhor você deixar uns 3 dias hibernando para que depois você possa desligar, pra vê se ela para pelo menos um tempo de fazer isso!!! Vai relatando, seu feedback é importante!!! Aguardo

4 horas atrás, kristiano Hawaiano disse:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixar hibernando ou não desligar não é solução... pois quando desligar, vai ter problema para religar...

Resposta recebida da ASUS e meu novo e-mail para eles:

 

Prezado(a) Anselmo Amirati,

Boa tarde

 

Agradecemos pelo seu retorno e compreendemos a sua insatisfação sobre os problemas que está enfrentando com o produto.

 

Pedimos desculpas pela demora no retorno mas realmente foi verificado internamente e não será possível validar um processo de análise em garantia para este produto.

Não houver confirmação de erro crônico nos componentes do produto ou retorno da AMD sobre o caso, já que não está ocorrendo somente com nossas motherboards.

 

Pedimos que siga as instruções para encaminhar o produto para análise em orçamento caso desejar realizar uma análise através de uma assistência independente mas caso eles não realizarem o processo, pedimos que contate uma assistência que possua confiança:

 

Possuímos esses locais como indicação:

SMS Infocomm:
https://www.smsinfocomm.com.br/assistencia/

MoboFix:
https://www.mobofix.com.br/

RENIELI ELECTRONICS:
Atendimento apenas via e-mail [email protected]
 

Agradecemos a sua compreensão e estamos a disposição

 

Atenciosamente,

Gabriel

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prezado Gabriel,

 

Você está de brincadeira, né ???  ... O erro é crônico e alcança muitos usuários que moram próximos do litoral, mais úmido, conforme amplamente tratado nos fóruns, etc... provavelmente, quem mora em lugar mais seco não está sofrendo desse mal ainda... mas se mudar para o litoral vai sofrer... algum componente da MB é deficiente e quanto a isso nem se tem que discutir... e se outras marcas passam pelo mesmo tipo de problema, então todas possuem esse mesmo componente deficiente... basta vcs verificarem o tipo de sensor comum a todas MB que vcs descobrirão onde está a falha de projeto e/ou de componente...  esse erro de projeto está devidamente amparado em nossas leis e finaliza em ressarcimento, inclusive fora da garantia, pois eu fui enganado por não receber a devida informação de que esse modelo de placa-mãe poderia necessitar de aquecimento adicional para ligar quase todos os dias... não se trata de uma falha exclusiva que a minha placa apresenta.... são muito prejudicados por essa falha e há necessidade de uma solução mais adequada para todos... além disso, já que essa MB se encontra a venda normal no Brasil, deveria ser devidamente informado aos interessados que ela poderá apresentar falha para quem mora próximo de litoral ou em local mais úmido, o que não ocorre, levando as pessoas a adquirir um produto duvidoso...

 

Eu não me importaria em substituir a placa-mãe por outro modelo mais recente da ASUS, desde que não apresentasse esse tipo de problema... embora a lei me garanta a substituição sem ônus ou a devolução do valor pago, desde que haja falha de projeto, o que é inquestionável no caso em apreço, eu poderia até aceitar pagar a diferença, mas ficar no prejuízo, por erro que eu não cometi, sinto, mas eu não posso e não vou aceitar...

 

Ao mandar a placa para alguma assistência técnica, se a assistência estiver localizada em local (cidade) de baixa umidade, a placa vai funcionar de primeira e não deverá apresentar esse tipo de problema... então será devolvida como normal, o que não é verdade, e voltará a dar a mesma falha aqui em minha casa... dos endereços que você forneceu, estão em SP, longe do litoral ou de lugar úmido...

 

Se for imperativo que a placa seja encaminhada para uma assistência técnica para que seja avaliada a falha que já sabemos existir, o que de pronto é pura perda de tempo e de resultado duvidoso, pergunto se a ASUS custeará a locação de algum micro computador no período, para que eu possa me manter conectado, ou se a ASUS enviará alguma placa-mãe provisoriamente para o mesmo fim durante o período de analise ??? ainda, se for possível a substituição do componente defeituoso, quem vai custear esse trabalho bem como o translado da placa via SEDEX (?) de ida e de volta ???

 

Enfim, eu quero uma solução (amigável) e não  pretendo me afastar da ASUS... utilizo MB da ASUS desde o 386 !!!

 

Agradeço e aguardo

Anselmo .'.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou enfrentando o mesmo problema e, considerando que já vasculhei todos os cantos da internet e notei características semelhantes entre as postagens, fica claro que isso é problema do equipamento mal projetado.

 

Também tenho uma ASUS B450 Gaming/BR, funcionou normal por 2 anos. Domingo passado liguei sem problemas de manhã, mas ao tentar ligar de tarde, não funcionou (mesma coisa de ligar o led da placa, mas não dar sinal de vida ao apertar o power). Fiz todos os procedimentos padrões, inverti o Power com Reset, tentei o curto direto nos pinos, testei a fonte e tudo mais. Decidi levar na assistência técnica, o cara me disse que fez a limpeza e regravou a BIOS; aparentemente, problema resolvido, mas quando cheguei em casa para testar, estava exatamente igual. Moro a uns 200 metros da praia e a loja fica a uns 700, aliás. Também tentei testar o esquema do secador de cabelo, mas não funcionou.

 

@Elmo conseguiu alguma resposta positiva? A minha já passou bastante da garantia, mas seria bom se eles reconhecessem o problema de fábrica e fossem obrigados a arcar com as consequências. Isso é bizarro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anoneg Eai brother, provavelmente seu problema é o mesmo, a minha vai completar 1 ano ainda, como você também mora perto da praia é problema, essa placa odeia maresia, só pode. Enquanto na questão do secador você tem que deixar ele no máximo e distanciar um pouco, vai fazendo círculos nela toda para esquentar, pelo o que eu fiquei sabendo os contatos da placa se dilatam fazendo com que ela ressuscite dos mortos!!! Tenta mais uma vez que ela tem que ligar!!! Espero que consiga, depois da o retorno!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Ricardo Infelizmente, eu já fiz o procedimento diversas vezes, cheguei a "cozinhar" a placa com o secador por uns 5 minutos, mas não deu em nada. Eu vou esperar segunda-feira e levar na assistência técnica novamente para ver se descubro se a maresia danificou ela de vez, se o problema é algum tipo de oscilação de energia no meu prédio ou qualquer coisa que o técnico tenha deixado passar. Não restando nenhuma opção, o jeito é comprar uma placa nova.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, nem todo problema dessa placa é umidade... panes acontecem normalmente... acho que é o caso.. mudei meu micro para o meu quarto... quando vou dormir eu ligo o ar-condicionado... quando acordo, a placa liga normalmente... o ar condicionado remove a umidade do ambiente... então ela liga normal... mas se eu acordar, desligar o ar, abrir a janela e demorar para ligar o micro, ela não liga e tenho que usar o secador... para mim fica claro que é problema de umidade mesmo... e os caras não vão assumir porque alegam que outros fabricantes também tem esse mesmo problema... ou seja, somente fazendo contra propaganda do chipset B450M... meu advogado disse que pode acionar a justiça e que muito provavelmente darão uma nova placa, outro modelo... mas os custos do advogado eu teria que bancar e tentar ser ressarcido pela ASUS... e isso custa 3 placas novas... rsrsrs... se não conseguir que eles paguem as custas, vai ser pior para o meu bolso... assim, vou ficar na contra propaganda mesmo... façam o mesmo...

 

Até onde sei, a B550 não apresentou (ainda) esse tipo de problema...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha ASUS EX-A320M Gaming com 1 ano de uso parou de vez com o mesmo problema.Pelo que vejo a maioria das placas são ASUS, Gigabyte e ASRock tudo com Ryzens.

Tá complicado, dá vontade de comprar um computador de 10 anos atrás ou ir para Intel.

 

Alguém viu esse problema nas placas da Intel? Achei 2 relatos de Intel com mais de 5 anos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RBMA esses tipo de problema é raríssimo nas placas da Intel, tanto é que eu só vi um caso até hj e foi num fórum tudo inglês!!! Tudo indica que é esse Chipset b450 que não presta, nunca mais compro algum produto dessa linha e da ASUS estou passando longe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Anderson Ricardo disse:

@RBMA esses tipo de problema é raríssimo nas placas da Intel, tanto é que eu só vi um caso até hj e foi num fórum tudo inglês!!! Tudo indica que é esse Chipset b450 que não presta, nunca mais compro algum produto dessa linha e da ASUS estou passando longe.

 

É problema nos chipset A320, B350 e B450 com placas da ASUS, Gigabyte e ASRock. No meu trabalho teve um PC com uma H110 da ASRock que deu esse problema e só foi ligar na minha sala com ar-condicionado e vi um relato com um Intel de 6ª geração que deu esse mesmo problema mas isso foi em 2016.

 

Tenho um FX8300 e placa da gigabyte esta funcionando normal desde quando comprei em 2018.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...