Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vírus, malware, backdoor em placa-mãe e hardware chineses? É possível?


Posts recomendados

Olá!

 

É possível que uma placa-mãe comprada da china possa vir com algum vírus? É possível ela vir como BIOS modificada ou criada propositalmente para sempre que o sistema operacional for instalado ou iniciar, carregar/instalar  um vírus (malware) no sistema, seja ele windows ou linux? 

 

Tenho a mesma dúvida com processadores, placa de video, memoria ram e ssd. Todos eles vem com um firmware no hardware que possa ser um vírus? Isso é paranoia total ou tecnicamente é possível sim? Mesmo que não seja viável, mas tecnicamente é possível? Eu parto do principio que segurança 100% não existe, daí a pergunta. 

 

Será que no Brasil algum especialista já auditou pelo menos essas placa mães para ver se elas realmente são seguras? 

 

E os firmware de roteadores e equipamento de rede chineses, seria eles realmente seguros? Será que alguma empresa de segurança ou especialista já auditou esses esses firmwares em busca de backdoors? E como seria um backdoor/vírus/ malare em roteador? Qual seria sua finalidade prática? Gerar tráfego para ataque DDoS, capturar tráfego ( sniffar a rede ou homem ao meio?) ou tentar contaminar os dispositivos conectados ( o que a imaginação/inteligência  humana permitiria de ataque se o hacker tivesse controle total ao roteador (em nível desenvolvimento mesmo - seria somente capturar trafego ou é possível tentar invadir os dispositivos conectados a ele, afinal um roteador é um mini pc, mesmo que muito limitado ,ele roda um sistema operacional não é? O raciocínio está correto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...