Ir ao conteúdo

Material elétrico uso Médico

Ir à solução Resolvido por Fhhenrique,

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

obrigado a todos os Srs, poder compartilhar minha dúvida. 
trabalho na área médica, com materiais instrumentais (óticas, ureteroscopios, etc), recentemente surgiu um novo material, diferente de tudo, pois substitui a câmera do armário de vídeo do hospital, um material de ponta. 
Analisando este material, vimos que se trata de uma coisa bem simples, porém eficiente, e sua imagem melhorada em vários porcento (quem tiver curiosidade posso mandar imagem de um aparelho convencional e deste aparelho novo). Este aparelho acompanha um gerador de imagem, que deste gerador, é conectado no monitor do hospital, para sair a imagem final, digital. Neste aparelho, tem uma luz led embutida junto com a fibra de imagem,

no mesmo chicote.
A pergunta é, podemos jogar esta imagem diretamente no monitor, sem precisar de gerador, através de cabo HDMI/DVI/VGA outros ? 
abaixo vou colocar duas fotos do conector do aparelho (conector aparelho / gerador), é uma imagem interna, da placa do aparelho. 
Quem puder ajudar a desenvolver alguma coisa, iria nos ajudar grandemente. Qualquer dívida ou mais esclarecimentos, estou a disposição. Desde já muito obrigado.

7EB3A0AA-6EC5-400F-9C1C-82E7B0C3235A.jpeg

6F09AE0A-07A6-4808-8B05-EBEF00C07B43.jpeg

57C27F20-DECE-45A2-B389-524D08636C20.jpeg

Postado

Não tenho certeza, mas analisando aquela plaquinha percebo que seja um sinal Analógico. 

Pode ser parecido ou exatamente igual ao tipo de sinal emitido por câmeras mais antigas, vídeo k7 e que pode ser recebido pelas TVs de tubo. 

O suposto sinal de vídeo tipo CVBS é emitido pelos fios verde e preto presentes bem no meio do conector. Consigo ver VIN e GND, siglas características desse tipo de sinal. 

Não vi nenhum indícios de de conexões do tipo HDMI, DVI ou mesmo VGA. Essas conexões possuem uma grande quantidade de fios para dividir o sinal em partes e melhorar a qualidade da imagem. 

Os outros fios do conector são a alimentação da câmera e do led. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Fhhenrique disse:

Muito obrigado pela resposta. 
seria possível uma adaptação para saída HDMI ou SVIDEO, VGA ou DVI ? 

Não tenho certeza de que sinal sai aí. 

Se for mesmo vídeo composto, se converte para SVideo facilmente. 

Para os outros é necessário um tipo de conversor tipo Analógico/digital. 

Como você usa essa câmera atualmente? 

Tem um computador, monitor ou TV ligado nela? 

Existe outro aparelho intermediário? 

Se for que tipo de aparelho é? 

• Membro VIP
Postado

Por intuição remota, tem algo pra ser sinal de video composto mesmo. Um teste bem simples que pode fazer é interceptar o par verde e amarelo e aplicar numa entrada rca de uma tv qualquer. Verde=gnd ou malha, amarelo o sinal ... central do rca macho. Eu (eu) daria uma encostadinha básica com os fios no conector molex da sua foto.

Dica: aproveite um velho cabo de dvd

ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=1053456416

Nota: a impedância adicional deve distorcer o sinal. Há contornos...

• Solução
Postado

Bom dia.

sim este aparelho acompanha um aparelho, parecido com um conversor ou um receptor de antena parabólica (foto), este aparelho que estamos discutindo, encaixa neste receptor, e deste receptor, sai para um monitor na entrega SVIDEO. 
Fiz o teste que nosso amigo mencionou, do Cabo Verde, RCA, mas a principio não funcionou, não sei se este cabo gera energia na placa para funcionar o LED e a Câmera. 
A ideia era substituir este aparelho intermediário (foto a baixo) e jogar a imagem para o monitor, ou até mesmo criar outro receptor. A imagem a baixo tem as especificações e o Receptor. 

E833099C-E629-4723-8885-06010AB28470.jpeg

• Membro VIP
Postado

Não sei exatamente como procedeu seu teste mas o ideal mesmo é você possuir um osciloscópio pra analisar o sinal do fio AMARELO cujo gnd seria o verde

Mas aparentemente você já tem a faca e o queijo na mão: ele já tem saída HDMI. Basta conectar à uma tv ou monitor com esta entrada. Use um cabo hdmi... 😁

Tire foto e mostre a traseira ... do aparelho:hehehe:

11 horas atrás, Fhhenrique disse:

A pergunta é, podemos jogar esta imagem diretamente no monitor, sem precisar de gerador, através de cabo HDMI/DVI/VGA outros ?

Ah thá ... num entendi direito... e continuo sem entender muito... Afinal o cabo hdmi era óbvio d+...

• Curtir 1
Postado

@.if Bom dia.

Entao, este é o gerador que acompanha o aparelho que estamos discutindo, mas eu não tenho o gerador que é este aparelhinho da imagem a cima (parecido com receptor de antena parabólica). Então estou com o instrumento sem funcionar, caso consigamos jogar esta imagem do aparelho direto no monitor, sem precisar deste gerador seria ideal, ou caso consigamos , fazer um gerador para receber, gerar a imagem e depois uma saída para o monitor. 

• Membro VIP
Postado

Ah thá...

Você precisa alimentar a câmera. Ou talvez até mesmo seja este o problema: defeito na fonte do aparelho. Minha suposição inicial é que são os fios vermelho e preto + grosso. Pra ter certeza, ligue no aparelho (o que você chama de gerador) e meça a V entre vermelho e preto. Talvez possa ser 5 ou 12v.

Só me permita não te recomendar fazer o seguinte: aplicar 5V de um carregador de celular qualquer no vm e pt pois sei o risco e custo deste aparelho ok? Só faça isso (aplique 5V com atenção à polaridade) no caso de estar tudo perdido. Mas antes: esta alimentação provavelmente deve passar por aquele capacitor tântalo (peça laranja). Meça continuidades. Pra esta façanha vais ter que ter alguma afinidade com eletrônica e tal ok?

Bem... mesmo dando certo penso que não deve ser usado na prática devido à peculiar função do aparelho e risco de uma fonte externa não própria pra ele ok?. A questão da isolação pra ESTE caso é importantíssima. Ele deve atender a quesitos rígidos de segurança.  Talvez... só talvez.... se ele for alimentado por pilha ou bateria e olhe lá...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!