Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equipamento/No-break para monitorar rede elétrica


Posts recomendados

Pessoal,

Na minha cidade, a empresa responsável por fornecer a energia, é a CPFL, porém a tempos, eu tenho problemas com picos de energia, ligo e faço reclamação na CPFL, eles simplesmente dizem que "Não detectaram nenhuma anomalia". Porém já teve queda de energia na rua/quarteirão, que ao ligar para eles, eles disseram que não tinha nada no sistema deles, ou seja, não dá para confiar.

Ultimamente as quedas de energia estão sendo mais constantes, só para contextualizar, em Fevereiro, ocorreram 5 quedas de energia (Dia 08, 15, 26, 27 e 28), 4 delas a energia caiu e voltou em menos de 1 min, e 1 dessas quedas, a luz só "piscou".

 

Tenho 1 Nobreak da APC de 600VA que está sendo usado para a minha TV, meu Modem da Fibra e do meu telefone sem fio, porém o Desktop e os monitores, por enquanto estão sem Nobreak, estão só com um filtro de energia da iClamper. Tenho também um Ar Condicionado que ele fica ligado na maior parte do tempo no horário comercial e as vezes, um pouco a noite também.

Já que não posso confiar na empresa responsável pelo fornecimento de energia, pois sempre no sistema dela não consta nada, queria saber se existe algum aparelho que monitore essas quedas e picos de energia, para futuramente, caso queime algum aparelho em casa, eu possa usar como prova.

Lembro que a alguns anos atrás, comentaram comigo que tinha Nobreak que você conseguia monitorar ele via USB, alguém sabe se esse monitoramento teria algum relatório que mostre e comprove as quedas e picos de energia ??

[ ]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Ricardov disse:

Existem modelos que fazem monitoração. O indicado é contactar o fabricante para saber detalhes. Mas essa desculpa da CPFL é esfarrapada, reclame na Aneel que se mexem.


Então... Perguntei aqui no fórum, pois com certeza é mais rápido do que eu ir nos fabricantes, ver o contato deles, enviar provavelmente o e-mail e esse e-mail fica lá no limbo da caixa de e-mail deles *rs*.

E sim, a CPFL nem ao menos mandou uma equipe aqui na minha rua para conferir a reclamação, simplesmente mandou "Não tenho nada no sistema" e pho**-se !!! Por isso antes de começar os tramites legais, queria me munir de provas contundentes !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiago_pimenta Você pode instalar um equipamento de monitoramento do padrão da concessionária. Se fizer isso por conta própria, arcará com os custos. Se ficar comprovada as alterações, você pede ressarcimento e o conserto do problema. Para que não fique no prejuízo, uma empresa qualificada e certificada deve ser contratada. Entretanto, a concessionária tem obrigação de fazer esse serviço. Se ficar constatada sua reclamação, eles devem solucionar o problema e fica tudo certo. Se não for constatado o problema, você paga o serviço. Registra todas as suas queixas na Anatel. É certo que eles vão resolver, mesmo que demore.

 

P.S.: liguei para a RGE, concessionária da minha região, que pertence à CPFL. O procedimento é o mesmo. Solicita serviço de revisão de rede. Eles irão revisar a rede do entorno. Se for constatado problemas, consertarão a rede. Se você fizer uma monitoração particular, eles aceitarão o resultado, desde que seja uma empresa do ramo. 

 

https://www.seginstrumentos.com.br/locacao/locacao-de-analisador-de-energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

@tiago_pimenta Você pode instalar um equipamento de monitoramento do padrão da concessionária. Se fizer isso por conta própria, arcará com os custos. Se ficar comprovada as alterações, você pede ressarcimento e o conserto do problema. Para que não fique no prejuízo, uma empresa qualificada e certificada deve ser contratada. Entretanto, a concessionária tem obrigação de fazer esse serviço. Se ficar constatada sua reclamação, eles devem solucionar o problema e fica tudo certo. Se não for constatado o problema, você paga o serviço. Registra todas as suas queixas na Anatel. É certo que eles vão resolver, mesmo que demore. 

Você tem o nome desse equipamento ? O problema é que na minha cidade, é difícil empresas e serviços qualificados, por isso eu recorri ao fórum, justamente por ter pessoas com mais experiência e qualificações do que as empresas e pessoas da minha própria cidade !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiago_pimenta o problema é que é um serviço público com regulamentação e que precisa de fiscalização. Ninguém atira no próprio pé. Usa o sistema contra eles. Tens que solicitar o serviço certo e cobrar o resultado. O equipamento é um analisador de rede e é caro pra carvalho! 

 

http://sultech.com.br/2018/07/18/voce-sabe-o-que-e-um-analisador-de-rede-eletrica/

 

https://www.highmed.com.br/ensaios-eletricos/analisadores-de-rede-eletrica

 

 

https://www.fluke.com/pt-br/produto/teste-eletrico/analisadores-da-qualidade-de-energia/434-435

 

https://www.fluke.com/pt-br/onde-comprar?from=434-435

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mega Blaster disse:

@tiago_pimenta o problema é que é um serviço público com regulamentação e que precisa de fiscalização. Ninguém atira no próprio pé. Usa o sistema contra eles. Tens que solicitar o serviço certo e cobrar o resultado.

Eu entendi o que você quer dizer e o que você quer que eu faça @Mega Blaster, agora eu preciso que você entenda que nós estamos no Brasil, se nós estivéssemos na Irlanda, na Nova Zelândia, nos EUA, com certeza as coisas seriam diferente certo ??? Se nós estivéssemos em um pais onde as coisas funcionassem corretamente, bastava essa reclamação que eu fiz na própria concessionária, que eles iriam mandar uma equipe aqui, analisar a rede, deixar um aparelho monitorando a rede por determinados dias, pois as quedas são intermitentes... Acredito que você saiba de tudo isso, concorda ???

Agora vamos analisar a realidade... Fiz a minha parte de registrar uma reclamação na concessionária, não virou em nada pois aqui é BR !!! O caminho correto na minha opinião, é partir para a ouvidoria da concessionária e depois para a própria ANEEL. O que eu queria fazer era, já chegar com algo mais palpável do que somente "Olha gente, a rede aqui está ruim, está caindo", queria já chegar com algum relatório, mesmo que não seja algo aprovado ou regulamentado por eles, pois eu penso assim, abri a reclamação, não deu em nada, pois eles usaram o "sistema" deles a favor deles, agora abrindo reclamação na ouvidoria ou na ANEEL que seja, mas já com um relatório que seja, eles vão ter que provar que não tem nada de errado aqui, e que o relatório que estou apresentando, não é palpável !!!

Por isso da pergunta de tinha algum equipamento para fazer esse relatório, para monitorar por exemplo, dia X às Y horas teve uma variação na rede, já que só a minha palavra não basta. Mas realmente fui ver o equipamento que você mostrou, custa 25.000, ai não dá mesmo *rs*
 

Citação

P.S.: liguei para a RGE, concessionária da minha região, que pertence à CPFL. O procedimento é o mesmo. Solicita serviço de revisão de rede. Eles irão revisar a rede do entorno. Se for constatado problemas, consertarão a rede. Se você fizer uma monitoração particular, eles aceitarão o resultado, desde que seja uma empresa do ramo.

Só agora li esse PS... Vou tentar isso também, mas não sei como é esse serviço de revisão deles... Pois como disse acima, as quedas aqui não ocorrem todo dia, são quedas intermitenes.

Quando eu ligar na Ouvidoria ou mandar e-mail para eles, vou falar desse procedimento que você comentou.

valeu mesmo man !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Entendo tua frustração, mas eles tem obrigação de monitorar para resolver. Tú podes ir por 2 caminhos:

1) Chuta o balde! Entra simultaneamente na ouvidoria, na Aneel e na promotoria pública. Basta apresentar os vários protocolos de reclamação que fizeste;

2) Se quer mesmo levar alguma prova, podes alugar o equipamento para testar a rede. Deve haver algum eletricista pelo menos na tua cidade ou região, com qualificação para usar o equipamento e gerar relatório. Ou uma empresa de instalação elétrica que faça isso. E com o relatório na mão, entra com os 2 pés na porta da ouvidoria, Aneel e promotoria. 

Na ouvidoria e Aneel, entre simultaneamente. Findado prazo, promotoria. Entenda que tudo isso demora e tem custo. Não sei se conseguirá ressarcimento sem um processo, entretanto, se abrir um, certeza que receberá uma boa indenização se conseguir um acordo com um bom advogado. Da para ganhar, mas precisa embasar bem a causa. 

 

Pesquisei por empresas do ramo que possam te ajudar ou melhor, que tú possa contratar para a tarefa. Creio que a mais próxima é essa (eles são de Piracicaba mas tem escritório em Barretos):

 

https://zorzettoengenharia.com.br/servicos/

 

Outra opção é ires em uma loja de materiais elétricos idônea e bem movimentada e expor seu caso. É certo que conhecem algum profissional ou empresa que possa te ajudar. Mas de novo, isso tem custos e não é barato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...