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C Estrutura de Dados - Arvore Binária. Atividade do curso.


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Opa pessoal beleza?

Então estou fazendo um trabalho pro curso de TI e travei na atividade 2 dele.

É a única que falta pra concluir o trabalho alguém pode me ajudar?

Eu já consegui inserir números normais inteiros na arvore binária mais não consigo fazer cadastrar char e exibir na pesquisa. Segue o enunciado.

 

Faça um algoritmo em linguagem C que realiza a busca de um aluno. A busca deve ser realizada utilizando uma estrutura de dados bastante eficiente para esta tarefa de busca. Dentre as estruturas que podem ser empregados estão: árvore binária ou hash. 1. Deve-se armazenar o nome do aluno, seu e-mail e seu ID. Para o armazenamento utilize uma estrutura heterogênea de dados. 2. Não é necessário fazer a leitura dos dados dos dados dos alunos manualmente. Você já pode deixar pré-cadastrado os dados no seu código. Cadastre pelo menos uns 10 contatos de alunos na sua estrutura de dados. Um dos contatos deverá ser o seu próprio nome e o seu ID. 3. Em um menu na tela, peça para o usuário digitar um ID. O programa deverá realizar a busca por este ID na estrutura de dados e, caso localize o ID, deverá mostrar o nome correspondente do aluno e o e-mail deste contato. Caso não localize, uma mensagem de erro deve ser apresentada. 4. Para testar o programa, teste a busca com o seu ID e coloque a captura de dela

Postado
19 minutos atrás, Siberia55 disse:

Eu já consegui inserir números normais inteiros na arvore binária mais não consigo fazer cadastrar char e exibir na pesquisa

 

🤔 A árvore é apenas um container. Se não programou assim quando inseriu esses números normais volte àquele programa e corrija: A árvore tem elementos, e cada elemento da árvore tem um label, uma identificação, e pode ter um registro associado a esse label. E tem os ponteiros. Se for binária como sabe terá dois deles.

 

Se inseriu esses "números normais inteiros" else poderiam ser apenas uma contagem, e em cada elemento teria um registro com os dados que quer usar.

 

Como você escreveu, cada elemento representa um aluno e deve ter o nome, e-mail e um ID. Apenas junte as coisas.

Postado

@arfneto entendi a ideia mais ou menos.

 

É que eu estou meio perdido nesta questão dos chars, até fiz a struct normal mas da erro na hora de inserir. Acaba só colocando o ID e no nome/email retorna apenas a última coisa digitada no teclado.

 

não tenho ideia de como "arrumar", alguma dica do que estudar pra ter um exemplo?

 

prazo de entrega é de 2 semanas ainda.

Postado
7 minutos atrás, Siberia55 disse:

É que eu estou meio perdido nesta questão dos chars, até fiz a struct normal mas da erro na hora de inserir. Acaba só colocando o ID e no nome/email retorna apenas a última coisa digitada no teclado.

 

não tenho ideia de como "arrumar", alguma dica do que estudar pra ter um exemplo?

 

Apenas pense no que te expliquei e no que você já escreveu. Poste o código aqui e alguém pode ajudar. 

 

Não existe a "questão dos chars"

 

Uma árvore é um container. A árvore tem nós, ou folhas, ou galhos ou como queira chamar. Não tem alunos. Não tem "números normais inteiros". Talvez esteja aí sua dificuldade: entender que todas essas estruturas são assim, containers abstratos. Sejam árvores, grafos, listas, pilhas, mapas, conjuntos...

Aparentemente isso não vem sendo ensinado assim. Nem mesmo quando o curso fala em EAD, sendo o A de ABSTRATO...

 

O que tem na Árvore?

 

A árvore binária é um conjunto de nós. Cada nó pode ter um ou dois descendentes. Ou nenhum. Se não tiver nenhum é um nó terminal. Numa árvore binária completa mais da metade deles é terminal, certo? Um nó é a raiz, aquele que não tem "pai".

image.png.5c450e16074cf82121701a29c81ebf7f.png


Uma árvore binária completa, cortesia de http://www.desafiosdeti.com.br/estrutura-de-dados/arvore-binaria-de-busca/

 

(Só pelo desenho) :D tem 3 níveis então tem 2x2X2 - 1 elementos, 2x2 são folhas e tal.

 

 

 

 

Sempre escrevo isso então:
 

Citação

esceva seu código em torno dos dados e não programe uma linha sequer sem uma razão

 

Uma árvore em C
 

typedef struct
{
    char*   nome;
    Node*   raiz;

}   Arvore;

 

Pois é. Nela cabem os seus alunos, os seus números normais inteiros, 🚄🍊, qualquer coisa. Claro que o nome é frescura. :) 

 

A árvore tem nós. Aquelas bolinhas do desenho.
 

O que tem em um nó?

Um label, tag, chave, id, sei lá. O número da bolinha. E ponteiros para os descendentes à esquerda e à direita, ou não vai dar em nada. E se quiser que ela sirva para algo prático, algum dado.

 

Um nó em C
 

typedef struct Folha_
{
    Key     id;
    Dado*   dat;
    struct Folha_* E;
    struct Folha_* D;

}   Node;


Pois é. O mínimo. Entende que o dado pode ser qualquer coisa, ou nada?

 

Use nomes curtinhos para os ponteiros porque vai escrever isso TODA HORA nas funções e não vai querer ficar digitando "esquerda" por exemplo...

 

E id? Na prática muitas vezes é algo que está DENTRO do dado, mas deixando separado fica mais genérico. Pode ser um número de nota fiscal, pode ser uma data, pode ser um valor calculado a partir dos dados, por exemplo o código de uma cidade numa árvore de encomendas, e calculado a partir do conteúdo mas não presente nele, Tanto faz.

 

Com isso já pode (e deve) escrever todas as funções que manipulam a tal árvore. Afinal não quer mais mexer nisso nos próximos programas, certo? 

 

Mas o que podem ser os dados. em C?

 

typedef struct
{
    Key     id;
    char    matricula[8];
    char*   email;
    char*   nome;

}   Dado;

 

Pois é, o tal Aluno. Tem a matrícula, que em geral é um char porque tem dígito verificador. E tem um tal id que pode ser apenas um número. E esse mesmo vai ser usado como chave, porque cada um cria a sua árvore afinal e a gente não quer perder tempo. Entenda que não faz diferença.

 

E que d1@b0 é Key então?

 

Pode ser um número qualquer, sem sinal.

 

typedef unsigned Key;

 

E basta isso?

 

Sim. Isso fecha a conta.

 

Como usar um 🚄 desses?

 

int main(void)
{
    Arvore salgueiro;
    Arvore palmeira[4];

    Arvore* pA = &salgueiro;
    pA = &palmeira[3];

    if ( pA == NULL ) return -1;

    return 0;
}

 

Isso aí declara 5 árvores e um ponteiro, por exemplo. É só isso.

 

O "programa" 
 

Spoiler

#include <stdio.h>

typedef unsigned Key;

typedef struct
{
    Key     id;
    char    matricula[8];
    char*   email;
    char*   nome;

}   Dado;

typedef struct Folha_
{
    Key     id;
    Dado*   dat;
    struct Folha_* E;
    struct Folha_* D;

}   Node;

typedef struct
{
    char*   nome;
    Node*   raiz;

}   Arvore;

 
int main(void)
{
    Arvore salgueiro;
    Arvore palmeira[4];

    Arvore* pA = &salgueiro;
    pA = &palmeira[3];

    if ( pA == NULL ) return -1;

    return 0;
}

 

 

Isso sempre funciona. 

 

Escreva as funções. A primeira é sempre uma função de percurso, porque precisa mostrar o que em lá dentro antes mesmo de por qualquer coisa.

 

 

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