Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Microcontrolador 8051 acionando um transístor BC 548


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Oi:

Estou com uma dúvida que a internet ainda não conseguiu solucionar... 🤔

O pino RA1 (do PIC 16f628) fornece até 25mA em nível alto.

Pelas minhas contas, cheguei à conclusão que um resistor de 4K7 na base de um transístor
BC 548 fornece ao mesmo, corrente suficiente para saturá-lo (+ ou - 1mA) chaveando assim, 
um relê de 5v.

O pino P1.0 (do port P1 do 8051) fornece até 1mA em nível alto ( se forem usados todos os
8 pinos como saída).
 
Como fica então o cálculo do resistor de base nesse caso? Ou não precisa de resistor de 
base?
Se ligar direto o P1.0 do 8051 na base de um BC 548, não vai danificar o uC?

Eu tô com medo de ligar P1.0 direto na base do BC 548, exceder (de alguma forma) a capacidade de fornecimento

de corrente do 8051 e queimar o mesmo...

 

 image.png.445ff02299942d50b80472031c210601.png       😪


OBS: Não quero ter que usar um buffer (ULN 2001)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Ricardov disse:

veja aqui.

Oi: 

Meu caso é diferente. Nesse tópico, o amigo queria ligar o relê diretamente no uC (?????????????????????). 

Eu quero usar um transístor para fazer a conexão. E logicamente, com um diodo 1N4148 em paralelo com o relê, inversamente polarizado, para evitar problemas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
2 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

Se ligar direto o P1.0 do 8051 na base de um BC 548, não vai danificar o uC?

Direto pode pifar sim ou pior: pode zoar o processamento. Eis meus cálculos: Coloque de 4k7 a 1k e veja o resultado medindo a V na bobina do relé. Acima de 4.5 tá bond+.

Dica:relé de 12v é mais comum, mais barato e consome menos corrente

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Direto pode pifar sim ou pior: pode zoar o processamento. Eis meus cálculos: Coloque de 4k7 a 1k e veja o resultado medindo a V na bobina do relé. Acima de 4.5 tá bond+.

Dica:relé de 12v é mais comum, mais barato e consome menos corrente

 

Oi:

Obrigada pela ajuda, amigo! :joia:   

Por inexperiência  eu pensava :

- " P1.0 só fornece 1mA (8051)... se colocar um resistor, aí é que não vai passar corrente mesmo!" 

Eu achava que um resistor na base do BC 548 limitaria muito a já fraca corrente do P1.0 a ponto de não saturar o transístor.

 

Agora posso concluir meu projetinho sem receio, mas infelizmente não poderei colocar um relê de 12V (minha fonte é de 5V). Se eu colocar um relê de 12V, terei que trocar de fonte e acrescentar um 7805 + dissipador (para o 8051).

 

Que bom que podemos contar com seus conhecimentos e com sua experiência! 😁

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá de novo. Agradeço por ter marcado minha resposta como solução. Permita-me então complementar as informações...

10 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

Por inexperiência  eu pensava :

- " P1.0 só fornece 1mA (8051)... se colocar um resistor, aí é que não vai passar corrente mesmo!" 

Eu achava que um resistor na base do BC 548 limitaria muito a já fraca corrente do P1.0 a ponto de não saturar o transístor.

Sim sua intuição está no caminho certo :tw_thumbsup:. Se a porta não conseguir fornecer I suficiente, haveria de tentar outra ou outros métodos 🙂. Analisemos com um pouco + de profundidade...

Esta porta P1 tem saída open drain. Por gentileza confirme dando uma olhadela no d.s. do bicho.

PinP1.png

Pra dar a corrente de 1mA que você disse, o internal pullup teoricamente é de 5K. Portanto em condições controladas pode sim ligar direto na base de um npn pois em 1 é ele quem vai fornecer I pra saída.

Caso fosse um pnp na configuração abaixo, aí sim o resistor é obrigatório

fig11.png

 

Confira no d.s. que a porta pode fornecer 1mA mas pode absorver uma I maior

 

abç 😁

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

Olá de novo. Agradeço por ter marcado minha resposta como solução.

 

Oi:

Eu é que agradeço, amigo!😁

 

Tempos atrás eu diria que você está falando grego (fluentemente).

image.png.13a522d7f7b7929b2f92568a6910ef50.png

Mas hoje, felizmente eu consegui entender tudo o que você disse!!!!!!.:jump:
Realmente eu constatei pelo datasheet, que os acionamentos funcionam melhor em nível baixo, onde há maior fluxo de corrente. 

5 horas atrás, .if disse:

Caso fosse um pnp na configuração abaixo, aí sim o resistor é obrigatório

 

Nisso, eu não tinha pensado...Eu estava concentrada no nível lógico 1, não analisei o nível lógico 0.

5 horas atrás, .if disse:

Sim sua intuição está no caminho certo :tw_thumbsup:

Obrigada, Amigo! Eu só pareço burra...(brincadeira)😁

 

Reconheço as limitações desse meu uC (8051), mas como eu compro ele a preço de banana (e consegui "desenrolar" bem a programação dele na linguagem C), continuarei utilizando essa tecnologia do passado...

 

Outro abraço pra você, amigo. E obrigada pela aula! 👍
 

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2021 às 13:55, Maria Cristina Oliveira disse:

Mas hoje, felizmente eu consegui entender tudo o que você disse!!!!!!.:jump:

 

Olha, você nem imagina o quanto ver você escrever isso faz bem para a gente que labutou anos aqui no CDH !

 

Eu diria que nós, que somos bem mais velhos e temos a experiência acumulada por mais de 30 anos na área, sabemos como "acender o fogo" , mas todo fogo precisa de combustível , que é justamente a vontade de aprender, de saber mais, de poder fazer os seus próprios projetos sem depender dos outros !

O mérito neste caso é seu, que podemos ver o seu aprendizado já faz algum tempo, e você continua querendo aprender cada vez mais. Parabéns !

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...