Ir ao conteúdo

Placas das tvs antigas de tubo reaproveitando componentes

Ir à solução Resolvido por Luan Costha,

Posts recomendados

Postado

Alguém tem uma dica de tirar os componentes rapidamente sem ser ficar tirando solda por solda,porque demora muito eu tenho muitas placas guardada e algumas já estão cmg há mais de 20 anos,algumas que tirei os componentes solda por solda mas demorei horas pra tirar todos os componentes da placa,estou com tanta placa que agora nem tenho mais lugar pra guardar outras coisas por isso preciso de uma dica pra tirar os componentes e jogar a placa fora.

• Coordenador
Postado

Cheguei a ter aqui comigo umas 30 a 40 placas dentro de uma caixa, mas sempre que precisava, era mais fácil ir até a loja e comprar um componente novo do que sair procurando nas sucatas!!! KKKK

No final, vendi tudo para um ferro velho...

Se você tiver muita paciência, remova os amplificadores de áudio delas, umas tem como você cerrar a placa com todo o conjunto e depois só alimentar eles e colocar os falantes, eles dão excelentes caixinhas para PC.

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Coordenador
Postado

Vixi!!!

Remove-los dá trabalho, não conheço nenhum outro método sem ser usando o ferro e sugador!

Dê preferência para remover os resistores de potência mais elevada e diodos rápidos da fonte e do horizontal, não perca tempo com resistores pequenos...

As que tiverem possibilidade de remover o circuito de áudio e vertical somente serrando a placa faça-o também, o resto venda para um ferro velho....   (O circuito vertical também funciona como amplificador)

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Luan 1986 É realmente interessante porém muito perigoso mesmo!

Se descuidar a queimadura será bem dolorida e grave!

Ele fez um tipo de pequena bacia cheia de estanho.

• 3 anos depois...
  • Solução
Postado

@BCP Retomando o tópico antigo pra dizer que me livrei das placas,deixei guardada no máximo umas 8,levei esse tempo todo até agora pra me livrar porque eu fui tirando ás peças mais importantes,micro,cis,transistores diodo,varicaps,resistores de 1 a 5 w os pequenos nem perdia meu tempo,transformador chopper e o driver,bobinas no caso os indutores,cis de audio,como eu tinha mais de 500 placas e eu não tinha muito tempo pra tirar eu levei esse tempo todo pra me livrar de todas.

E também vou deixar um alerta aos colegas se for guardar tubo,placas,carcaças tenha um lugar bem grande mesmo,eu guardava tubo carcaça em local grande mas não era tanto,um certo dia eu fui procurar um tubo pra trocar de uma tv,ai fui pegar o tubo ai tive uma impressão de ver alguma coisa se mexendo ai liguei a lanterna do celular vi que era um escorpião escapei de levar uma picada por sorte,ai joguei carcaças tubo tudo fora deixei uns 15 tubos guardado no máximo antes tinha uns 120 tubos,e também um colega meu numa cidade do interior ele foi vasculhar ás placas que ele tinha na sucata ele achou uma cobra morta no meio das coisas.

Ai se um colega pegar sei lá uma tv ou um aparelho que não vale a pena consertar ou que não tenha mais jeito tira ás peças mais importantes e depois joga a placa fora ou manda pro ferro velho,no caso de tv trafo chooper,trafo driver,indutores,coloca uma etiqueta no trafo,indutor pra você saber de qual marca de tv que era pra que no caso você pega uma tv com esses componentes defeituosos.

atualmente só guardo yokes,bobina desmagnetizadora,tubo alguns,e claro os componentes como,micro,ci vertical,diodos etc.

Ás placa do cinescópio aquela que fica o soquete onde fica encachado no tubo eu guardo elas também porque ás vzs tem tv que está conservada e a placa do cinescópio está muito mexida ou corroida ai eu troco

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Haja espaço para abrigar tanta coisa! kkkkk

Você fez o certo, hoje já não compensa ocupar espaço com esses TVs e tubos de imagem, tire o que da para aproveitar e jogue para o ferro velho o resto.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!