Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre ssd NVME x NGFF


Posts recomendados

Bom dia

Eu estou querendo comprar um ssd m.2 do aliexpress e na hora de escolher o modelo tem 2 opção de ssd um NGFF(mais barato) e o outro um NVME 

Eu queria saber qual a diferença entre os modelos e se tanto faz comprar NGFF OU NVME

Minha placa-mãe é uma asrock b450m 4.0 e suporta m.2 mas não sei se esse NGFF entra nela 

Screenshot_20210422-122512_AliExpress.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@Rodrigo dos Santos2334 Quem quiser comprar um SSD NGFF M.2 pode comprar tranquilo. Vai encaixar direitinho na placa-mãe que tenha o slot M.2. O desempenho dele é o mesmo de um SSD SATA padrão. Repare que seu conector é uma ponta com 3 saliências (duas menores nas pontas e uma maior ao centro). NGFF é mais barato porque é mais antigo. Surgiu para substituir o SSD mSATA (mini-SATA). você vai gostar dele caso você for usar seu computador para jogos. Por outro lado, se você for usar seu computador para trabalhos pesados, como edição de vídeos em 4K (RENDER), o melhor é ficar com SSD NVMe M.2, porque ele é mais moderno e mais rápido para finalidades que não seja jogar. Detalhe: a tecnologia M.2 é uma versão que compete com a SATA. Ambos são formas de encaixe dos SSDs nas placas-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 26/11/2021 às 18:40, Loja Play Sérgio disse:

Detalhe: a tecnologia M.2 é uma versão que compete com a SATA. Ambos são formas de encaixe dos SSDs nas placas-mãe. 

O M.2 não compete com o SATA. O M.2 é apenas uma formato diferente do padrão 2,5 polegadas, pois ele pode funcionar tanto sob o barramento SATA (utilizando o protocolo IDE/AHCI/Raid) ou utilizando o barramento PCI-Express (utilizando os mesmos protocolos, sob a interface NVMe). Você consegue diferenciar um SSD M.2 SATA de um NVMe pelo chanfro na interface: Se ela está chanfrada para o lado esquerdo (M Key), então é um SSD M.2 NVMe, se ele possui dois chanfros, então é M.2 SATA.

 

image.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe dele está mais para uma dessas ASRock B450m HDV que possui um slot de SSD M.2 ger3 x4. Isso é slot de chave M (M-kay) com especificação ULTRA M.2 que é mais para SSD MVMe (formato 2280). Porém, isso não o impede de usar um SSD NGFF de dupla chave (M-kay e B-kay também chamado de SSD M.2 SATA). Ao encaixar no slot, o SSD NGFF só vai usar a chave M e deixar a chave B inutilizada e sua velocidade 2.0 será igual a de um SSD SATA comum.  

ASROCK B450m HDV.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/11/2021 às 02:45, GabrielLV disse:

O M.2 não compete com o SATA. O M.2 é apenas uma formato diferente do padrão 2,5 polegadas, pois ele pode funcionar tanto sob o barramento SATA (utilizando o protocolo IDE/AHCI/Raid) ou utilizando o barramento PCI-Express (utilizando os mesmos protocolos, sob a interface NVMe). Você consegue diferenciar um SSD M.2 SATA de um NVMe pelo chanfro na interface: Se ela está chanfrada para o lado esquerdo (M Key), então é um SSD M.2 NVMe, se ele possui dois chanfros, então é M.2 SATA.

 

image.png

Apesar de "ninguém" querer reconhecer que o SATA compete com o M.2, a grande verdade é que acaba competindo sim. Basta ver a diferença entre ambos. O formado do SSD SATA comum é do tamanho de um HD interno, só que mais fino e bem mais leve como um HD externo (de USB). O encaixe na placa-mãe e a alimentação de energia é a mesma do HD interno (via cabos). Também, a velocidade do SSD SATA de cabo é 3.0 (bem mais rápida que os HDs que são 2.0). Por sua vez, o SSD M.2 compete com o SATA, tanto no tamanho (espessura e cumprimento) quanto na velocidade. Um M.2 SATA (de chave dupla M e B é a mesma velocidade (3.0 ou seja, de 550 MB/s) enquanto um M.2 NVMe (de apenas uma chave M) já começa sendo três vezes mais rápido que um SATA e podendo aumentar ainda mais. Então, pela espessura, formato e velocidade, o M.2 acaba competindo com o padrão SATA sim. 

COMPARAÇÃO SATA x M.2.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Loja Play Sérgio disse:

Apesar de "ninguém" querer reconhecer que o SATA compete com o M.2, a grande verdade é que acaba competindo sim. Basta ver a diferença entre ambos. O formado do SSD SATA comum é do tamanho de um HD interno, só que mais fino e bem mais leve como um HD externo (de USB).

O SSD M.2 não está "competindo" com o SATA pois ele também funciona sob o barramento SATA (SATA é apenas o barramento). A "competição" aqui é no formato da unidade: onde um possui o formato de 2,5 polegadas e o outro possui os formatos 2230,2242,2280, etc. O que muda é apenas o fator de forma (como a imagem que você mesmo enviou mostra).

 

image.png

 

A sua afirmação não tem nenhum sentido. SATA é o barramento da unidade, enquanto que M.2 é o formato da unidade. Você está basicamente dizendo que o barramento é competidor do formato, o que não tem nenhum sentido. A "competição" seria barramento SATA vs barramento PCI-Express, e formato M.2 com formato SATA. Percebe o seu equivoco?

 

8 horas atrás, Loja Play Sérgio disse:

@GabrielLV @Rodrigo dos Santos2334 Quem quiser comprar um SSD NGFF M.2 pode comprar tranquilo. Vai encaixar direitinho na placa-mãe que tenha o slot M.2. O desempenho dele é o mesmo de um SSD SATA padrão.

Ninguém discordou disso.

 

8 horas atrás, Loja Play Sérgio disse:

A placa-mãe dele está mais para uma dessas ASRock B450m HDV que possui um slot de SSD M.2 ger3 x4. Isso é slot de chave M (M-kay) com especificação ULTRA M.2 que é mais para SSD MVMe (formato 2280). Porém, isso não o impede de usar um SSD NGFF de dupla chave (M-kay e B-kay também chamado de SSD M.2 SATA). Ao encaixar no slot, o SSD NGFF só vai usar a chave M e deixar a chave B inutilizada e sua velocidade 2.0 será igual a de um SSD SATA comum.  

Ninguém discordou disso.

 

7 horas atrás, Loja Play Sérgio disse:

Também, a velocidade do SSD SATA de cabo é 3.0 (bem mais rápida que os HDs que são 2.0).

O que irá definir a versão do barramento SATA (3, 2, 1) é a placa-mãe e não a unidade de armazenamento. HDs não são 2.0, HDs e SSDs funcionam sob o barramento SATA, sendo que se você conectar este HD ou SSD a uma porta SATA 2, ele obviamente irá rodar mais lentamente do que se estivesse conectado a uma porta SATA 3.

 

image.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GabrielLV disse:

O SSD M.2 não está "competindo" com o SATA pois ele também funciona sob o barramento SATA (SATA é apenas o barramento). A "competição" aqui é no formato da unidade: onde um possui o formato de 2,5 polegadas e o outro possui os formatos 2230,2242,2280, etc. O que muda é apenas o fator de forma (como a imagem que você mesmo enviou mostra).

 

image.png

 

A sua afirmação não tem nenhum sentido. SATA é o barramento da unidade, enquanto que M.2 é o formato da unidade. Você está basicamente dizendo que o barramento é competidor do formato, o que não tem nenhum sentido. A "competição" seria barramento SATA vs barramento PCI-Express, e formato M.2 com formato SATA. Percebe o seu equivoco?

 

Ninguém discordou disso.

 

Ninguém discordou disso.

 

O que irá definir a versão do barramento SATA (3, 2, 1) é a placa-mãe e não a unidade de armazenamento. HDs não são 2.0, HDs e SSDs funcionam sob o barramento SATA, sendo que se você conectar este HD ou SSD a uma porta SATA 2, ele obviamente irá rodar mais lentamente do que se estivesse conectado a uma porta SATA 3.

 

image.png

 

Citação

O SSD M.2 não está "competindo" com o SATA pois ele também funciona sob o barramento SATA (SATA é apenas o barramento). A "competição" aqui é no formato da unidade: onde um possui o formato de 2,5 polegadas e o outro possui os formatos 2230,2242,2280, etc. O que muda é apenas o fator de forma (como a imagem que você mesmo enviou mostra).

Pelo visto vocês aqui são do bloco dos "NINGUÉM QUER ACEITAR" que SATA compete sim com M.2. e não se dobram para essa questão. Pois bem. Saibam que compete sim. Ainda duvidam? Então convido vcs à assistirem este vídeo:

 

(reparem bem o que ele diz entre 01:45 e 01:48 minuto ("TEM GENTE QUE PREFERE USAR M2 DO QUE CONTINUAR USANDO SATA..."))

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Loja Play Sérgio disse:

Pelo visto vocês aqui são do bloco dos "NINGUÉM QUER ACEITAR" que SATA compete sim com M.2. e não se dobram para essa questão. Pois bem. Saibam que compete sim. Ainda duvidam? Então convido vcs à assistirem este vídeo:

Ninguém aqui faz parte de "nenhum bloco". Estou apenas comentando sobre especificações técnicas de determinado tipo de peça. Ninguém aqui está debatendo politica, religião muito menos futebol para "fazer parte de algum bloco".

 

Você enviou um vídeo de um Youtuber falando uma frase em um momento específico para justificar o seu ponto? Essa frase, apesar de estar incorreta, ela é amplamente usada por todo mundo da área (inclusive eu mesmo falo dessa forma) por um simples motivo: costume. Da mesma forma que chamamos hastes flexíveis de cotonete, gomas de mascar de chiclete (nós chamamos alguns produtos pelo nome da fabricante), e algumas pessoas chamam gabinete de CPU, nós acabamos chamando o SSD 2,5 polegadas pelo nome do barramento (SATA, que também é utilizado pelo SSD M.2). A frase do Tito foi basicamente: "muitas pessoas preferem usar um SSD do formato M.2 do que o formato 2,5 polegadas", o que é verdade. É a mesma coisa que dizer que "muitas pessoas preferem ler livros digitais em vez de livros físicos", o que também é verdade, e seria um completo equívoco dizer "os livros são competidores do celular", o que obviamente não faz nenhum sentido: os "competidores" dos livros físicos são os livros digitais e não o celular (afinal, como que um livro vai ser competidor de um aparelho?)

 

Apenas aceite que este seu ponto está equivocado pelo simples fato que você está insinuando que o formato M.2 é o competidor de um barramento (o que não faz nenhum sentido). Se você disse quer o formato M.2 é competidor do formato 2,5 polegadas ai sim estará fazendo sentido.

 

image.png

 

"SATA é uma tecnologia bem conhecida para armazenamento de dados, mas e quanto ao M.2?"

 

image.png

"M.2 suporta vários casos de utilização de armazenamento e portanto é mais do que um fator de forma e uma especificação para computadores. SATA, por outro lado, é uma interface de barramento usada estritamente para unidades de armazenamento de dados"

 

image.png

"SATA, o acronimo usado para descrever a interface de barramento Serial Advanced Technology Attachment, é usada para conectar SSDs, discos rígidos (HDDs) e discos ópticos e é um padrão na indústria de armazenamento"

 

Leia atentamente este trecho:

 

image.png

 

"Ambos os termos (M.2 e SATA) não devem ser usados intercambiavelmente. Apesar do termo "SSD M.2" poder implicar em um módulo de versão baseado em SATA, não é algo concreto. Lembre-se, M.2 pode suportar tanto as interfaces (barramentos) SATA e PCIe, mas novamente, não os dois no mesmo módulo".

 

Fonte: https://www.enterprisestorageforum.com/hardware/m-2-vs-sata-storage-showdown/

 

Resumindo:

M.2 = Formato, assim como os formatos 2,5 polegadas e 3,5 polegadas.

SATA = Barramento, assim como o barramento PCI-Express (sendo que ambos podem ser utilizados no formato M.2).

 

Por fim, volto a repetir: Ninguém aqui faz parte de "bloco" nenhum. Estamos apenas abordando questões técnicas, definições acadêmicas que são utilizadas em determinadas interfaces, barramentos e tipos de unidade. Não estamos discutindo futebol para fazer parte "de algum bloco".

 

Encerrarei minhas postagens por aqui. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que, popularmente, se diz que o SATA compete com o M.2?
 

Desinformação. Devido à diferença de velocidade dos SSDs que é percebida entre ambos, já que um SSD SATA tem velocidade de até 6 GB/s (até 550 MB/s), um SSD M.2 pode ser três vezes mais rápido que isso. Lógico que vai depender do tipo de SSD M.2, mas, de forma bem rudimentar, diz-se que o padrão M2 ganha do padrão SATA e isso acaba se tornando uma questão de escolha do consumidor (que é mais leigo) e que não leva em conta tantas especificidades na hora da compra.  

Os SSDs são tratados de forma distinta pelos próprios desenvolvedores:


SSD SATA 2.5  -  SSD M.2 SATA  -  SSD NVMe 


Os desenvolvedores (PCI-SIG e SATA-IO) dizem que cada um tem um tipo diferente de barramento (encaixe na placa-mãe).

 

Tenho cinco perguntinhas a eles, os próprios desenvolvedores dessas tecnologias:


1) Onde eu encaixo o SSD SATA 2.5 (SATA 3) em meu computador?

    RESPOSTA:


2) Onde eu encaixo o SSD Mini SATA (mSATA)?

    RESPOSTA:


2) Onde eu encaixo o SSD M.2 SATA, antigo NGFF (independente do cumprimento)?

    RESPOSTA:


3) Onde eu encaixo o SSD M.2 AHCI (PCIe)?

    RESPOSTA:


4) Onde eu encaixo o SSD M.2 NVMe (PCIe)?

    RESPOSTA:

 

 

 

Organizando melhor a relação de perguntas:

 

1) Onde eu encaixo o SSD SATA 2.5 (SATA 3) em meu computador?
    RESPOSTA:

 

2) Onde eu encaixo o SSD Mini SATA (mSATA)?
    RESPOSTA:

 

3) Onde eu encaixo o SSD M.2 SATA, antigo NGFF (independente do cumprimento)?
    RESPOSTA:

 

4) Onde eu encaixo o SSD M.2 AHCI (PCIe)?
    RESPOSTA:

 

5) Onde eu encaixo o SSD M.2 NVMe (PCIe)?
    RESPOSTA:

 

Com certeza, as respostas à essas questão serão surpreendentes.


 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...