Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acontece? Se eu for jogar algo que não utilize muito do cpu, porém que precise de bastante gpu vai dar gargalo de qualquer jeito? Minha config é um CORE q9500 (acho) uma G41TM-7 e 6gb de ram, com uma fonte CX650 da Corsair, se eu for colocar uma placa mais atual vai dar gargalo da mesma maneira, mesmo em jogos que não utilizem muito o CPU pelo hardware ser antigo, ou não vai dar?

Postado

@Lopinhoa

Vai depender de uma série de outros fatores como o jogo em si, resolução, RAM, FPS gerado, etc.. Não é uma coisa simples assim mas, não foque exclusivamente no medo de um possível gargalo, pra comprar uma placa..

Postado

Se for uma diferença muito absurda o gargalo é mais do que gritante, aqui podemos até imaginar um Core 2 Quad Q9650 × RTX 3080 por exemplo. Quanto menor for a resolução mais vai depender do processador.

Quanto mais "draw calls" o processador puder passar, menor vai ser o gargalo entre os dois mas é válido lembrar que isso não é tudo, o cenário como tudo é muito mais complexo e a quantia de calls que um processador pode passar é influenciada diretamente pelo IPC da microarquitetura.

Ao subir a resolução esse potencial gargalo se torna menos perceptível, porém apenas por um instante. Dentre os vários fatores aqui os mais evidentes são que, embora o número de draw calls que o processador pode passar continue sendo o mesmo, a GPU tem frames muito maiores para renderizar (1080p × 1440p × 2560p), o que toma mais tempo da GPU e obviamente a faz trabalhar mais.

Pra não prolongar demais, esse vídeo aqui demonstra bem a diferença entre um Core i5 de primeira geração contra um de oitava, em 1080p e em 4K:

Postado

@Lopinhoa

Resumindo, o seu Q9500 vai conseguir levar no maximo uma GTX 750ti sem gargalo ou com pouco gargalo, desde que voce saiba configurar o jogo.

(se colocar os graficos no Low e resolução 720p, terá bastante gargalo mesmo nessa placa).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!