Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração Equilibrada ou preciso revisar?


Posts recomendados

Olá, amigos.

Então, nessa época de pandemia o PC tem servido pra tudo, desde trabalho, lazer, até pedir comida. Mas meu PC, apesar de me atender muito bem, já está dando alguns problemas, como mau contato e alguns bugs nas portas SATA. Por isso estou fazendo cotação pra montar um novo PC, e a config que eu pensei a princípio é essa:

Processador: Ryzen 7 5600x

placa-mãe: Asus TUF A520-M Plus

Memos: Hyperx Fury 2 múdulos de 8GB a 2400Mhz

VGA: Radeon RX 570 4GB

SSD 1: T- Force Cardea Zero 512GB NVME

SSD 2: Adata Ultimate SU800 1TB SATA

Fonte: Corsair CX500w semi modular

 

Os periféricos eu vou usar do computador antigo, como ele é um i7 de 2ª geração com uma 770 gtx, to pensando em deixar pro meu filho até morrer de vez.

O que acharam, está equilibrado ou preciso alterar alguma coisa? Pelos preços de hoje consigo montar essa máquina com 9K.

Obrigado a todos.

abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos_carvalho Amigo, acho um exagero ABSURDO no processador. Procure pegar um mais baixo como um Ryzen 5 3600xt que saiu recentemente, procure também uma placa de vídeo melhor com essa ajuda na verba do processador. 

Troque as memórias ram para 3200Mhz, dependendo de como fique a configuração a fonte aguenta tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos_carvalho Não há nada de equilibrado ae quando tu põe uma rx 570 com um Ryzen 7. (Sem desmerecer a placa de  vídeo, é um excelente modelo, dá conta dos jogos atuais tranquilamente).

Você vai ter um gargalo por parte da GPU. Ou seja: A GPU vai ficar à 100% e teu processador lá pelos 15/20%, vai limitar o que teu processador pode dar de melhor.

Há dois caminhos, o primeiro e possivelmente o mais barato, é abaixar o processador. Um ryzen 5 3600x carrega a rx 570 com folga, seria uma configuração mais equilibrada.

O segundo caminho é trocar essa placa de vídeo por uma mais potente. (RTX 3070/3060, Rx 5600/5700XT). 

Outra coisa e muito importante: Processador Ryzens gostam de altas frequências de memória ram. É extremamente importante, aumentar esses 2400 por + de 3000mhz.

@marcos_carvalho Mais um Adendo, vai ter dor de cabeço se botar processadores da AMD mais robustos (R5 3600X, R7 5600X, R5 5600X) nessa placa-mãe.

É um modelinho bem básico, o VRM esquenta com facilidade, não tem suporte para overclock's, não faz sentido comprar um processador "X" com essas placas mães da série "A".

Uma b450 Já da conta do recado, caso opte por algum desses processadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Fazendo uma breve comparação entre o Ryzen 5 3600 e o 3600x:

-Apesar do cooler do 3600x Ser razoavelmente melhor, seu desempenho em stock chega a ser somente 5% superior. 

Fazendo um pequeno over No 3600 ele vira um 3600x. (Algo que não seria possível com a a520).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, com base nas observações do @Tavaares00e do @Otávio Furoni, eu refiz a config e ficou assim agora:

 

processador:

RYZEN 5 3600 3.6GHZ

 

placa-mãe:
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
 

memórias:    
Corsair Vengeance RGB Pro,     
8GB, 3200MHz, DDR4, C16    2 módulos

 

 placa de video
RADEON RX 570 4GB
 

SSD M2:
SSD Aorus Gen4, 500GB, M.2, NVMe, 
 

SSD SATA:    
SSD Kingston A400, 960GB, SATA,SA400S37/960G    

 

fonte
Fonte Atx Corsair Cx500m 500w 
Semi Modular 80 Plus Bronze
 

gabinete
Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, Mid-Tower, 3 Fans, 
Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW
 

Eu optei por uma placa-mãe B550 pra poder no futuro fazer upgrade do processador sem precisar esperar que a fabricante ofereça upgrade de BIOS. E optei pelo 3600 ao 3600XT porque não vi grande diferença de performance entre eles, mas o preço caiu R$300,00 optando pelo 3600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos_carvalho Eu colocaria outra fonte de mais Watts, mas essa é excelente.

Porque não aproveita também para colocar 32GB RAM logo de uma vez? Economizou bastante em várias coisas no PC, 32GB RAM tem mais desempenho em jogos.

Porque não coloca um gabinete com mais alguns fans, tem alguns mais baratos que esse que colocou (R$ 399,90). Como esse por exemplo:

Gabinete Gamer K-MEX ASGARD POLYGON CG-02Z5, Lateral em Vidro, Preto - CG02Z5RH002CB0X

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...