Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

iMac Catalina muito lento.


Posts recomendados

🤬 Bom dia a todos.

Meu iMac Catalina (21.5-inch, Late 2013), processador 2,7 GHz Intel Core i5 Quad-Core, memo 8 GB 1600 MHz DDR3, disco Macintosh HD, gráficos Intel Iris Pro 1536 MB, versão 10.15.7 (19H1030), para abrir uma simples pagina do word é uma eternidade! Para escutar uma rádio, é uma novela! Muito lento! Algum entendido pode me ajudar a resolver? Agradeço antecipadamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, zepescador disse:

@Davi Furlan será que haverá outra solução sem precisar colocar esse SSD?

Não, pelo que você disse parece que o HD está lento ou com algum defeito, SSD é "barato" e vai deixar seu Mac umas 10x mais rápido

Eu definitivamente não recomendo você tentar fazer isso e sim levar pra alguma especializada nessa área

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zepescador Cara, um SSD vai agilizar muito seu Mac. Como eu disse, não sei se tem como trocar esse processador, aumentar a memória e tal, pois os produtos da Apple são sempre mais fechados e menos abertos a alterações. Como disse o Fuzion200, leve em uma assistencia, caso você não tenha experiência com isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou formatar o seu HD e fazer uma instalação limpa com um pendrive bootavel?

Se continuar lento, muito provavelmente é algum problema no seu HDD que terá que ser trocado.

 

A troca do HDD no iMac é bem complexa, não há parafusos e a tela é colada na carcaça. Para abrir o iMac e ter acesso ao compartimento do HDD voce tem que soltar a tela usando uma espátula e calor para conseguir "soltar" a tela da carcaça. Tem que ter muito cuidado para não quebrar a tela porque ela custa mais de 2 mil reais. 

Eu abri o meu iMac com o "kú na mão", mas deu tudo certo, coloquei um SSD Samsung EVO 860. Se voce não tem habilidade com isso então recomendo levar numa assistência técnica em Apple(não leve em qualquer uma).

 

Obs: como quebra-galho voce pode usar um SSD com um case externo USB 3.0

É possivel instalar o Catalina nesse SSD externo e funciona super bem, o boot ficou bem mais rápido do que com o HDD interno. Basta utilizar o pendrive bootavel com o Catalina para instalar o MacOS, na hora de selecionar o disco de instalação basta escolher o SSD externo.

Eu utilizei assim por uns 3 meses até tomar coragem de abrir o iMac e realizar a troca. Conheço gente que utiliza assim a anos sem ter problema algum, funciona exatamente como se voce estivesse rodando o Catalina do disco interno, só que neste caso fica bem mais rápido por ser SSD enquanto o disco interno é HDD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, gutopereira disse:

Já tentou formatar o seu HD e fazer uma instalação limpa com um pendrive bootavel?

Se continuar lento, muito provavelmente é algum problema no seu HDD que terá que ser trocado.

 

A troca do HDD no iMac é bem complexa, não há parafusos e a tela é colada na carcaça. Para abrir o iMac e ter acesso ao compartimento do HDD voce tem que soltar a tela usando uma espátula e calor para conseguir "soltar" a tela da carcaça. Tem que ter muito cuidado para não quebrar a tela porque ela custa mais de 2 mil reais. 

Eu abri o meu iMac com o "kú na mão", mas deu tudo certo, coloquei um SSD Samsung EVO 860. Se voce não tem habilidade com isso então recomendo levar numa assistência técnica em Apple(não leve em qualquer uma).

 

Obs: como quebra-galho voce pode usar um SSD com um case externo USB 3.0

É possivel instalar o Catalina nesse SSD externo e funciona super bem, o boot ficou bem mais rápido do que com o HDD interno. Basta utilizar o pendrive bootavel com o Catalina para instalar o MacOS, na hora de selecionar o disco de instalação basta escolher o SSD externo.

Eu utilizei assim por uns 3 meses até tomar coragem de abrir o iMac e realizar a troca. Conheço gente que utiliza assim a anos sem ter problema algum, funciona exatamente como se voce estivesse rodando o Catalina do disco interno, só que neste caso fica bem mais rápido por ser SSD enquanto o disco interno é HDD.

 

Bom dia...beleza, guto...pelo q já vi, a saída é essa mesmo. Vou consultar uma autorizada. Thanks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zepescador
voce chegou a formatar o HDD e fazer uma instalação limpa?
Isso é algo bem fácil de se fazer e pode resolver o seu problema de lentidão (se não for algum defeito no HDD).
Se não souber como criar um pendrive bootavel com o Catalina pergunte aqui ou procure tutoriais no youtube...

Mas ser for um defeito no HDD e voce quiser leva-lo numa assistencia tecnica da Apple já adianto que não devem cobrar barato, pois tudo relacionado a apple já é mais caro do que o normal, além disso esse serviço no iMac é algo bem trabalhoso de se fazer, então já viu né. Recomendo voce mesmo comprar um SSD de boa qualidade e levar para eles, pois aí voce só pagaria a mão de obra mesmo.
Ou então faz aquele quebra-galho que eu te falei, de usar o SSD num case externo USB 3.0 e instalar o Catalina nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, gutopereira disse:

@zepescador
voce chegou a formatar o HDD e fazer uma instalação limpa?
Isso é algo bem fácil de se fazer e pode resolver o seu problema de lentidão (se não for algum defeito no HDD).
Se não souber como criar um pendrive bootavel com o Catalina pergunte aqui ou procure tutoriais no youtube...

Mas ser for um defeito no HDD e voce quiser leva-lo numa assistencia tecnica da Apple já adianto que não devem cobrar barato, pois tudo relacionado a apple já é mais caro do que o normal, além disso esse serviço no iMac é algo bem trabalhoso de se fazer, então já viu né. Recomendo voce mesmo comprar um SSD de boa qualidade e levar para eles, pois aí voce só pagaria a mão de obra mesmo.
Ou então faz aquele quebra-galho que eu te falei, de usar o SSD num case externo USB 3.0 e instalar o Catalina nele.

Pode me dar uma dica de marca/ssd de uns 480? Uma assist quer me empurrar um de 1 T e só uso p/lazer e fotos q salvo do iPhone e alguns docs...nada de pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zepescador

Na epoca que comprei o meu eu quis colocar um SSD bom e confiável, pois como é muito difícil abrir o iMac então eu não queria correr o risco de dar algum problema no SSD e eu ter que abri-lo de novo.

 

O Samsung EVO é o melhor SSD Sata, mas na epoca paguei 340 reais num de 500Gb na aliexpress, que era aproximadamente o mesmo valor de um SSD de entrada aqui no Brasil.

Outra opção boa é o Crucial MX500 de 500Gb, tem na Kabum por 559 reais. 

Se não quiser gastar tudo isso, voce pode pegar o Crucial BX500 de 480Gb por 399 reais na Kabum, a desvantagem é que ele é DRAM-less e por isso vai ser mais lento quando for copiar arquivos muito grandes de 20Gb por exemplo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...