Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia meus queridos, então, a pouco tempo, fiz um upgrade no meu pc comprando:

MB: B450M steel legend

Processador: Ryzen 5 3600

Memorias: Crucial Ballistix 3000mhz cl15 (4x8GB)

Water Cooler: Redragon Effect X

E após isso, montei tudo direitinho, e tudo estava funcionando normalmente, a MB veio de fabrica com a versão 3.30 da Bios, testei uns overclocks na memoria RAM, eu nao conseguia passar de 3266mhz, pois uma hora ou outra dava Blue Screen(MEMORY_MANAGEMENT) e até algumas outras, se eu nao me engano duas outras diferentes, mas que tinham a ver com memoria RAM(eu fui atras pra descobrir, mas por algum motivo não sei onde foram parar pois nao estão mais no meu historico).

Com isso eu pensei que atualizando a Bios da MB a historia poderia mudar, atualizei para versão 3.90, e nao quis ir muito alem, usando o DRAM Calculator, eu setei em 3333Mhz(14-18-16-34) e usei por algum tempo, não lembro quanto, mas começou a dar instabilidade tambem, telas azuis, programas apresentando problemas(mais especifico jogos) e nisso eu fiz uns testes diversos nas memorias, tanto com o aida64, diagnostico do windows, e Memtest86, no aida64 passavam-se em media 3 min, e, ou dava tela azul, ou ocorria um erro no teste dizendo que tinha problema no hardware, no do windows, detectou problemas no hardware tambem, e no memtest86 ficou la durante uma hora e meia sem nenhum erro encontrado nas memorias, como eu tinha feito OC a 3266, e dava algumas instabilidades, eu diminuí para 3200mhz, com voltagens e timings setados automaticos pela MB, por padrão ficava 16-16-16-35 quando eu olhava no aida64, cpu-z etc...

Vou mencionar também que eu fiz overclock no processador, vou deixar todos as configs abaixo pra darem uma olhada: a fonte usada no meu pc é uma KCAS 500W 80plus bronze(acho que é a unica coisa que não mostra)

https://imgur.com/qlHgAmQ

Depois de tudo isso, eu voltei la na bios, retirei tudo o que tinha feito manualmente, e so deixei o XMP ligado, que é o que está a mostra na screenshot que enviei, com isso sumiu instabilidade, telas azuis, etc...

Beleza, problema resolvido, porém, eu tenho amigos com a mesma exata memoria que eu, porém estão usando só 2x8GB, e conseguem ir muito além no OC com as memorias, seriam meus chips ruins? má configuração? Conflito com o R5 3600?

Postado
46 minutos atrás, Marduk061 disse:

Com isso eu pensei que atualizando a Bios da MB a historia poderia mudar, atualizei para versão 3.90

A versão 4.0 está disponível.

39 minutos atrás, Marduk061 disse:

eu diminuí para 3200mhz, com voltagens e timings setados automaticos pela MB,

Tá aí parte do seu problema, você está mexendo na frequência sem se dar ao trabalho de ajustar tensão e timings. Sem fazer isso, já é quase que esperado que fosse dar ruim: se seu pente fizesse magicamente 3200mhz só apertando um botão, pode apostar que o fabricante tinha colocado isso na etiqueta e te cobrado mais caro por ele.

Mas além disso,

41 minutos atrás, Marduk061 disse:

Beleza, problema resolvido, porém, eu tenho amigos com a mesma exata memoria que eu, porém estão usando só 2x8GB, e conseguem ir muito além no OC com as memorias, seriam meus chips ruins? má configuração? Conflito com o R5 3600?

4x8 é bem mais complicado de fazer overclock do que 2x8. Primeiro que são mais chips de ram que vão ter que aguentar configs mais exigentes, mas segundo que é um setup com dual rank, que dá mais desempenho, mas coloca stress adicional no controlador do processador.

E claro, eu não diria que é a IF do processador reclamando, a final 3200 ainda é relativamente baixo. Mas tecnicamente seria possível sim.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni pois, eu testei usando o DRAM Calculator, nas frequencias, timings, infinity fabric clock, etc, TUDO, em 3200 também, e continuou essa instabilidade, telas azuis e tal, ocorria menos com a MB setando automatico, porém acontecia tambem, foi esses timings e etc que eu testei: https://imgur.com/a/GZqCSO6

Ah, e obrigado por falar da ver 4.00, saiu faz 5 dias LOL, ja vou att

Postado
4 minutos atrás, Marduk061 disse:

pois, eu testei usando o DRAM Calculator, nas frequencias, timings, infinity fabric clock, etc, TUDO, em 3200 também,

Eu nunca tive sorte com o DRAM Calculator.

Faça na marra mesmo: comece com o perfil de XMP e vá mexendo a partir dele. Coloque a tensão direto em 1.4v e aumente a frequência; se funcionar, ótimo, se não, o jeito é aumentar todos os timings primários (ignore os outros) e ver se fica estável.

Postado

@Imakuni certo, os primarios eu mexo, os outros eu deixo em automatico mesmo então?

e aproveitando, como vou atualizar a bios, vai resetar tudo, testo o OC nas memorias com OC no processador ou deixo pra testar depois?

Postado
3 minutos atrás, Marduk061 disse:

@Imakuni certo, os primarios eu mexo, os outros eu deixo em automatico mesmo então?

Sim.

e aproveitando, como vou atualizar a bios, vai resetar tudo, testo o OC nas memorias com OC no processador ou deixo pra testar depois?

Ei, pera, mas você está fazendo OC no processador ao mesmo tempo também? Ou é algo que já tinha feito e validado muito antes de mexer na RAM?

Postado
agora, Imakuni disse:

Ei, pera, mas você está fazendo OC no processador ao mesmo tempo também? Ou é algo que já tinha feito e validado muito antes de mexer na RAM?

yep, ele esta em 4.4ghz 3.250V, eu fiz pouco tempo depois de fazer o over a 3200mhz na memoria, antes de fazer o over ja estava da mesma maneira, instavel e etc, porém era um pouco menos, como eu troquei recentemente de intel para amd, eu ainda to aprendendo a mexer e tal, creio que o processador esteja Ok, ja fiz stress, temperatura ta ok também, nenhuma queda de clock ou etc... (não sei exatamente quando esta 100% estavel, mas parece que o clock dele está)

Postado
2 minutos atrás, Marduk061 disse:

yep, ele esta em 4.4ghz 3.250V, eu fiz pouco tempo depois de fazer o over a 3200mhz na memoria, antes de fazer o over ja estava da mesma maneira, instavel e etc, porém era um pouco menos, como eu troquei recentemente de intel para amd, eu ainda to aprendendo a mexer e tal, creio que o processador esteja Ok, ja fiz stress, temperatura ta ok também, nenhuma queda de clock ou etc... (não sei exatamente quando esta 100% estavel, mas parece que o clock dele está)

Se o processador passou pelo teste de 8h de Prime95 small e smallest, há uma boa chance de estar estável sim. Se não, comece por aí antes de querer brincar com a RAM; coloque de volta no XMP e foque em garantir que o processador está rodando adequadamente.

Postado

@Imakuni Belê, te vejo daqui 8hrs então aasiudhiaushduiahdiua, posso deixar isso enquanto durmo? vai que explode né

Eu aconselho ficar de olho por pelo menos uns 30min, que se tiver algum erro cedo você já identifica. Mas pode deixar durante a noite sim.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni então, eu testei com o OC, passou 1 min deu erro, atualizei a bios, unica coisa que mexi foi o XMP da memoria e na parte do H/W monitor, setei o cpu fan para water pump, e deixei full speed, entao entrei no sistema, iniciei o teste, passou 1 min, e deu o mesmo erro, o que pode ser isso?

[Mon May 17 09:03:49 2021]
FATAL ERROR: Final result was 00000000, expected: 85D18DAE.
Hardware failure detected running 36K FFT size, consult stress.txt file.
[Mon May 17 09:21:53 2021]

Postado
1 minuto atrás, Marduk061 disse:

@Imakuni então, eu testei com o OC, passou 1 min deu erro, atualizei a bios, unica coisa que mexi foi o XMP da memoria e na parte do H/W monitor, setei o cpu fan para water pump, e deixei full speed, entao entrei no sistema, iniciei o teste, passou 1 min, e deu o mesmo erro, o que pode ser isso?

Você controlou o clock e a tensão do processador? No automático é receita para dar ruim.

Postado

@Imakuni com OC a 4.4 deixei a tensão de 1.325V, sem nenhum OC nao mexi em nada, ele usa o que precisa e chega até o limite padrão, creio eu, tava vendo o HWMonitor, a frequencia chegou a 3999mhz, temperatura no max 74C e a tensão ficou no maximo a 1.25v

Postado

@Imakuni com OC a 4.4 deixei a tensão de 1.325V, sem nenhum OC nao mexi em nada, ele usa o que precisa e chega até o limite padrão, creio eu, tava vendo o HWMonitor, a frequencia chegou a 3999mhz, temperatura no max 74C e a tensão ficou no maximo a 1.25v

Perfeito, então comece fixando a frequência em 4.0 na marra e aumentando a tensão; claramente 4.0 a 1.25v não está estável.

Outra coisa, use o HWInfo, o Monitor não é tão confiável.

Postado
4 minutos atrás, Marduk061 disse:

@Imakuni certo, mexi na bios https://imgur.com/a/eEyioaj

Eu sinceramente não sei o que dizer... a tensão está alta, frequência baixa, temperatura em ordem (considerando que o teste não está rodando)... não era para estar dando um erro desses, ou pelo menos não tão rápido. Tente desativar o boost do processador. Isso não deve fazer diferença já que você está controlando manualmente, mas é a única coisa que vem na mente.

Postado

@Imakuni eu tenho o mesmo problema com o  Ryzen 7 2700, com OC no processador e memória da bluescreeen, eu já tentei literalmente tudo. Mesmo não entendendo muito mas só consegui deixar as memoria em OC, o processador deixei no auto.

Postado

@Imakuni como fazer isso? nem sabia que era possivel na real, e em outros testes, tipo cinebench, aida64 entre outros que eu fiz, todos rodaram perfeitamente, estáveis, e com pontuaçoes muito acima da media, achei estranhão

Postado
1 minuto atrás, Marduk061 disse:

@Imakuni como fazer isso?

Procure na BIOS.

nem sabia que era possivel na real, e em outros testes, tipo cinebench, aida64 entre outros que eu fiz, todos rodaram perfeitamente, estáveis, e com pontuaçoes muito acima da media, achei estranhão

Cinebench e aida não estressam o processador de verdade, é comum passar neles e dar crash no primeiro jogo que você abre. P95 e OCCT fazem isso muito melhor, e no caso de RAM, é Prime95 (ou memtest) que você vai usar para testar estabilidade, então tem que garantir que o processador esteja estável para uma coisa não interferir na outra.

• Obrigado 1
Postado
16 minutos atrás, Imakuni disse:

Cinebench e aida não estressam o processador de verdade, é comum passar neles e dar crash no primeiro jogo que você abre. P95 e OCCT fazem isso muito melhor, e no caso de RAM, é Prime95 (ou memtest) que você vai usar para testar estabilidade, então tem que garantir que o processador esteja estável para uma coisa não interferir na outra.

bom, depois que eu deixei so com XMP ativo, sem mexer em mais nada, não ocorreu mais nenhuma tela azul, crash em jogos, ta perfeito, creio que vou deixar assim mesmo, baixei o OCCT, e nele rodei uns 10 min e nada de erros, vou testar mais tarde com o R5 a 4.4ghz dnv, e 1.318v, antes mudei para 4.4 novamente e fiz um stress no aida e estava usando abaixo dos 1.3v temperatura no maximo a 77C, vou atualizando aqui, obrigado pela ajuda ate agora

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!